Em finanças e contabilidade, ano será de intolerância à baixa performance

6 de outubro 2016

Guia Salarial 2017 da Robert Half aponta valorização de perfis multitarefa e com foco em resultados

A área de finanças e contabilidade é colocada à prova em períodos mais restritivos e desafiadores, quando há a necessidade de maximizar os resultados, sendo entendida como um viés de recuperação. A análise é parte integrante do Guia Salarial 2017 da Robert Half. “Cada vez mais é exigido que os profissionais dessa área apresentem soluções inovadoras para manter a rentabilidade da companhia, principalmente quando há queda de vendas”, explica Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half.

O desafio do momento para os gestores está na formação de um time qualificado, capaz de entregar resultados consistentes para que a direção executiva tenha bases confiáveis para tomar decisões assertivas. “A empresa que não se preocupar em estar com os melhores profissionais vai perder em competitividade, seja no caso de uma melhora do mercado ou na continuidade do cenário incerto”, ressalta Attauah.

Para profissionais que estão no mercado ou buscam uma oportunidade, o executivo alerta que o perfil demandado mudou. É preciso ser multitarefa e ter foco em resultados, habilidade de negociação e comunicação, além de amplo conhecimento do negócio para entender quais ações podem gerar valor à companhia. “As empresas têm valorizado o potencial dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. Então, esse é o momento para avaliar oportunidades entendendo que há benefícios muito importantes além dos financeiros, como o propósito do projeto, o desafio e aprendizado da oportunidade e a reputação da empresa”.

Demanda Perfil Oportunidades
Fiscal, Contábil, Controladoria e Auditoria Versatilidade, habilidade de negociação e comunicação, inglês e foco nos resultados Agronegócio, Exportação, Setor Farmacêutico, Indústria da Beleza e Tecnologia

Principais preocupações dos CFOs

De acordo com recente pesquisa da Robert Half, a principal preocupação de 42% dos 100 CFOs entrevistados é acompanhar as mudanças tecnológicas da área. As demais dores de cabeça citadas são: estar em conformidade com as demandas regulatórias e compliance (26%), fazer a gestão de um grande volume de dados (13%) e atender a padrões de relatórios de finanças e contabilidade (13%). O levantamento mostra ainda que 95% deles estão receosos quanto a capacidade de suas equipes de atingir as metas em 2017.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 325 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. Em 2016, a Robert Half foi novamente eleita uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo”, de acordo com pesquisa da Revista Fortune. Há 17 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Perspectiva Comunicação

Lais Dias – [email protected]