Dia do Profissional do Marketing: empresas buscam perfis analíticos e multitarefas

Estudo da Robert Half ainda aponta as posições em destaque e os salários de cada uma

Estudo da Robert Half ainda aponta as posições em destaque e os salários de cada uma

A área de marketing tem ganhado mais visibilidade com todas as transformações que tecnológicas que temos visto acontecer nos últimos anos. 

O consumidor também se transformou e evoluiu. Ele está mais impaciente, quer ter o controle, é mais bem informado, tem mais escolhas e quer se comunicar e interagir de um jeito diferente. 

Para atingir esse público com um perfil em transformação, e acompanhar esse momento da economia, os profissionais de Marketing tiveram que se reinventar e desenvolver novas técnicas e estratégias para continuar agregando valor ao negócio e contribuir com o resultado financeiro do negócio.

Por conta dessa tendência, a área de Marketing, que antes foi reduzida e até cortada nos momentos de maior instabilidade, voltou a ser reconhecida como estratégica dentro da empresa, e não mais considerada um custo para as organizações.

Perfil demandado

A principal característica do marketing moderno é ser guiado por dados (data-driven). Por isso, os profissionais de hoje precisam ter uma forte veia analítica, não mais apenas criativo, mas interpretar dados diversos e entender de números.

O objetivo é que o planejamento de marketing da empresa seja feito com base em informações concretas e confiáveis levantadas previamente, o que torna a área cada vez mais estratégica.

Com a transformação digital, o profissional que atua com estratégias on-line é o mais demandado atualmente. Há uma busca crescente por profissionais com habilidade em gerar negócios nas mídias sociais e inovar num ambiente digital.

Outra característica com alta procura é o perfil mão-na-massa: cada vez menos dependente de fornecedores, os departamentos de marketing buscam talentos capazes de fazer mais com menos.

Veja abaixo as posições em destaque. Os dados são do Guia Salarial da Robert Half.

Coordenador de marketing digital

Salários

2018 (P/M)

R$ 5.000 - R$ 8.500 

2019 (P/M)

R$ 5.100 - R$ 9.000

2018 (G)

R$ 6.500 - R$ 9.500

2019 (G)

R$ 6.800 - R$ 10.500

 

Diretor de Marketing

Salários

2018 (P/M)

R$ 20.000 - R$ 30.000 

2019 (P/M)

R$ 20.000 - R$ 31.000 

2018(G)

R$ 22.000 - R$ 45.000 

2019 (G)

R$ 22.000 - R$ 45.500 

 

Analista de Inteligência de Mercado/Gerente de Planejamento Estratégico

Salários  

2018 (P/M)$ 5.500 - R$ 7.800

2019 (P/M)

R$ 5.300 - R$ 8.000

2018(G)

R$ 5.600 - R$ 9.500

2019 (G)

R$ 5.600 - R$ 9.500

 

Gerente de Trade

Salários

2018 (P/M)

R$ 9.800 - R$ 16.000

2019 (P/M)

R$ 11.900 - R$ 20.000

2018(G)

R$ 9.800 - R$ 16.000

2019 (G)

R$ 11.900 - R$ 20.000

 

Analista de marketing

Salários

2018 (P/M)

R$ 3.600 - R$ 6.000

2019 (P/M)

R$ 3.600 - R$ 6.000

2018(G)

R$ 4.500 - R$ 7.000

2019 (G)

R$ 4.500 - R$ 7.500