Como criar uma equipe digna de Copa do Mundo?

Um time de alto desempenho não apenas favorece o negócio como também aumenta a retenção e a atratividade da empresa para possíveis candidatos

São Paulo, novembro de 2022 - Às vésperas da Copa do Mundo no Catar, os brasileiros mais empolgados aguardavam com ansiedade a convocação dos 26 atletas responsáveis por levar a seleção brasileira ao seu sétimo título mundial. O técnico Tite finalmente acaba de divulgar a lista com os nomes que representarão o Brasil na competição. Fora das quatro linhas do campo de futebol, a formação (e manutenção) de uma equipe composta por profissionais competentes e talentosos é fundamental para o sucesso dos negócios, assim como para fortalecer a empresa enquanto marca empregadora.

Os dados do CAGED demonstram, trimestre após trimestre, a queda na taxa de desemprego dos profissionais qualificados, aqueles com mais de 25 anos e ensino superior completo. Atualmente, ela se aproxima dos 5%. Portanto, os talentos que possuem as qualificações e os conhecimentos desejados não estão de tal maneira disponíveis e são tão disputados no mercado de trabalho quanto os melhores atletas no esporte. Dado o contexto, ser estratégico e planejar ações de recrutamento e seleção é primordial para manter-se competitivo.

Não é à toa que a contratação, a motivação e a retenção de funcionários-chave estão entre as maiores prioridades dos gestores. E que, segundo informações do Guia Salarial 2023 da Robert Half, quase 85% das empresas estão, em algum nível, preocupadas com a permanência de seus melhores talentos.

Como no futebol, em uma equipe de trabalho todos são importantes, desde o técnico até a estrela do time. Afinal, cada membro desempenha um papel especial e contribui com suas habilidades únicas para a equipe. No mercado de trabalho atual, constantemente em transformação, o espírito de equipe funciona como uma vantagem competitiva: profissionais qualificados sempre buscam chegar ao topo e enriquecer a equipe com suas habilidades e experiência.

Confira como cada membro se manifesta no ambiente de trabalho e como pode cooperar para o sucesso do time:

O capitão
 

Animando a equipe quando ela está sob pressão, o capitão ajuda os colegas a atingir metas e objetivos, pois fica de olho na bola o tempo todo. Ele ajuda a desenvolver a confiança dentro da equipe, bem como com outros colegas e parceiros externos, possibilitando o melhor desempenho. O capitão pode ser chamado para liderar ou conduzir um projeto ou programa.

Principais características:
 

• Lidera pelo exemplo

• Fornece instruções claras

• Inspira outras pessoas a agir

• Encontra soluções para os problemas

O árbitro

O árbitro segue as regras, mas também promove valores importantes, tais como jogo limpo e respeito dentro do local de trabalho. Auxilia o gestor, comunicando a visão da empresa e do departamento, além de garantir que as políticas e procedimentos sejam determinados e seguidos em todas as práticas de negócios.

Principais características:
 

• Imparcial e justo

• Perceptivo e intuitivo

• Separa as emoções dos fatos e situações

O verdadeiro profissional

Jogadores experientes formam a coluna vertebral de equipes esportivas  vencedoras. Da mesma forma, os membros experientes da equipe levam seu conhecimento e estabilidade para o local de trabalho. Suas qualificações inestimáveis e o conhecimento adquirido durante muitos anos os transformam nas pessoas ideais para responder perguntas, podendo mostrar aquilo que sabem e compartilhar lições aprendidas no passado.

Principais características:

• Compartilha abertamente e de bom grado

• Participa ativamente e fornece soluções

• Atende a todas as demandas do trabalho de forma eficaz e no prazo

A estrela do time

Funcionários com alto potencial podem levar uma grande equipe a novos patamares. Seu trabalho é de excelente qualidade e, muitas vezes, elevam o desempenho de outros jogadores do time. As estrelas geralmente atuam bem sob pressão. O mercado está sempre à procura de profissionais com ótimo desempenho. Sem desafios e oportunidades, podem ser atraídos por outros times.

Principais características:

• Apresenta um desempenho de alto nível consistentemente

• Gosta de desafios, responsabilidade e tarefas independentes

• Responde com senso de urgência

O recém-contratado

Novos profissionais oferecem uma variedade de experiências e perspectivas que acumularam com empregadores anteriores. Além de revigorar os programas e iniciativas existentes, incorporam novas ideias na estratégia atual e ajudam a manter as equipes titulares alertas, incentivando-as a serem receptivas a novidades. Aqui, orientação é essencial.

Principais características:

• Ansioso para aprender novas técnicas e assumir responsabilidades adicionais

• Sugere novas ideias, processos e procedimentos para a equipe

• Tem potencial para se tornar a estrela do time

O técnico

O técnico (ou gestor) desempenha um papel central. É líder, motivador, facilitador e responsável pela tomada de decisões. O gestor tem a responsabilidade final de criar o time dos sonhos. Ao identificar e cultivar os pontos fortes individuais, será possível garantir que os objetivos de negócios sejam atingidos, enquanto se promove um ambiente em que os funcionários são motivados, produtivos e prosperam em suas funções.

“A criação de uma equipe vencedora somente é possível se as pessoas certas estiverem reunidas e compartilharem uma visão comum. Quando as qualificações, qualidades e o ímpeto individual estão presentes em um ambiente de equipe dinâmico, ocorrem sinergias. Equipes com alto desempenho atraem jogadores de alto desempenho. Consequentemente, montar a equipe dos seus sonhos hoje pagará dividendos no futuro”, destaca Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

Para auxiliar empregadores na convocação de um time de sucesso, a Robert Half conta com o eBook “Criando uma equipe vencedora”, que está disponível para download gratuito no site da empresa. A seguir, os especialistas da consultoria listam 10 dicas para criar e gerenciar uma equipe de alto desempenho:

1) Crie uma cultura positiva

Um ambiente de trabalho positivo, aberto e transparente é essencial para produzir resultados e reter os maiores talentos. A comunicação é fundamental. Falar abertamente sobre a visão e a estratégia da empresa, tal como capacitar os funcionários, lhes permitirá saber para onde a empresa está indo e como podem ajudá-la a chegar lá.

2) Aceite a diversidade

Promover um ambiente diversificado, onde origens e pontos de vista individuais possam contribuir para uma discussão de negócios mais ampla, ajudará a criar um processo de tomada de decisões mais equilibrado e um local de trabalho inclusivo. Aproveite os pontos fortes individuais e adapte seu estilo de liderança de acordo com eles.

3) Defina as funções e responsabilidades

Da mesma forma que cada jogador de futebol ocupa uma posição específica no campo, cada membro da equipe deve entender exatamente como sua função contribui para os objetivos de negócios mais amplos.

4) Defina metas e objetivos

Trabalhar em equipe para definir metas e revisitá-las regularmente ajudará a desenvolver a colaboração, além de reforçar o compromisso da equipe com a empresa. Defina marcos e comemore o sucesso quando as metas forem atingidas.

5) Promova a confiança

Como cada membro da equipe contribui para a meta, é essencial que as pessoas confiem umas nas outras e na equipe como um todo. Um bom líder trabalha incansavelmente para promover essa confiança e, por sua vez, ganha a confiança dos jogadores em campo.

6) Gerencie conflitos

Lidar com conflitos de forma aberta e rápida fortalecerá a confiança e o espírito de equipe. Mesmo um problema pequeno pode se tornar uma crise grave se não for tratado adequadamente. Trabalhe com as pessoas para desenvolver uma solução em conjunto em vez de impor seu próprio remédio.

7) Recompense para reter

Embora a remuneração seja um motivador importante, muitos funcionários hoje valorizam uma série de vantagens não financeiras, incluindo horário de trabalho flexível e benefícios. Dar os parabéns ajuda muito. Seja liberal em relação aos elogios, compartilhe os sucessos e comemore com pessoas e equipes em toda a empresa.

8) Mantenha-os felizes

O segredo para uma equipe motivada e inspirada é manter as pessoas felizes em suas funções. Conheça seus funcionários, afinal, pesquisas mostram que eles são mais produtivos quando se sentem reconhecidos como indivíduos. Fique atento aos níveis de estresse. Quando a pressão de pesadas cargas de trabalho for sentida, pense em contratar funcionários adicionais para aliviar a carga.

9) Encontre o talento certo

Recrutar e reter os maiores talentos é essencial para a criação de equipes com alto desempenho. Como consequência, isso atrairá mais estrelas para a empresa. Priorizar o recrutamento como parte dos esforços de branding do empregador ajudará a garantir que o talento certo seja identificado e contratado.

10) Lidere pelo exemplo

Envolva, motive e atraia os membros da equipe. Um bom técnico coloca a visão e os valores principais da empresa em prática,  definindo um modelo para os outros seguirem. Os líderes assumem a responsabilidade por suas ações, estabelecendo padrões elevados para si e para os outros.

Sobre a Robert Half

É a primeira e maior empresa de soluções em talentos no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa - Robert Half:

RPMA Comunicação

Giulia Szpektor (11) 94386-9965

[email protected]

Edvaldo Chequetti (19) 99686-7410

[email protected]