CFOS apontam aumento na rotatividade dos profissionais de finanças

12 de setembro 2014

São Paulo, setembro de 2014 – A rotatividade dos profissionais de finanças do Brasil aumentou em 2014. Essa é a percepção de 48% dos CFOs (Chief Financial Officers) brasileiros. Para 36% dos diretores financeiros entrevistados, o turnover de executivos na área se manteve, enquanto 16% relataram diminuição. A pesquisa ouviu 100 CFOs entre os meses de junho e julho de 2014.

Um dos fatores que explica esse cenário é a valorização dos profissionais das áreas fiscal e contábil, segundo Marcela Esteves, gerente de divisão da Robert Half. “As mudanças de empregos são motivadas por oportunidades de crescimento, maior remuneração ou qualidade de vida”, aponta.

O incentivo financeiro é apontado por 56% dos CFOs como a melhor medida para minimizar a rotatividade, seguido pelo plano de carreira (55%). Para Marcela Esteves, a solução financeira, no entanto, costuma ter efeito apenas em curto prazo. “A maior parte dos colaboradores não busca a saída pelo dinheiro e sim por questões relacionadas ao ambiente de trabalho”, alerta. “O plano de carreira motiva mais os colaboradores e os retém por mais tempo”, completa.

A pesquisa da Robert Half ainda apontou outras medidas de retenção utilizadas pelos CFOs como feedback frequente (40%), coaching (30%), contraproposta (29%), qualidade de vida (16%), e meritocracia (11%). “A meritocracia é muito eficiente e pode ser vista como uma espécie de plano de carreira, já que o colaborador é constantemente reconhecido pelo esforço e, ao se sentir valorizado, tende a permanecer na empresa”, conclui Marcela.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera oito divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.