Bullying é realidade para 35% dos profissionais no EUA

6 de janeiro 2016

Muito frequente em ambientes escolares, o bullying tem sido assunto no ambiente corporativo, onde a diversidade de personalidade também existe. De acordo com pesquisa da Robert Half nos Estados Unidos, 35% dos colaboradores entrevistados já fora vítimas desse tipo de assédio e 13% deles chegaram a pedir demissão para fugir dos constrangimentos.

O estudo mostra ainda que 32% das vítimas do bullying corporativo que decidiram permanecer na empresa optaram por confrontar o agressor e 27% reportaram o caso ao gerente da área, enquanto 17% não se defenderam. Entre os gestores entrevistados, 62% já notaram algum caso de bullying na própria empresa.

A pesquisa da Robert Half foi realizada agosto deste 2015 considerando a opinião de 317 profissionais e 307 gerentes de RH dos Estados Unidos.

Como os colaboradores reagiram ao bullying?

Reação

% de colaboradores

Confortando o agressor

Reportando o caso ao gerente da área

Pedindo demissão

Não fizeram nada

Outras reações

Percepção dos gerentes de RH quanto a ocorrência de bullying em suas empresas:

Frequência

% de gerentes

Muitas vezes

Algumas vezes

Não com muita frequência

Nunca

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. A Robert Half foi eleita “A Empresa Mais Admirada do Mundo”, na categoria prestadora de serviço, de acordo com pesquisa 2015 da Revista Fortune. Há 16 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Perspectiva Comunicação

Fabiana de Oliveira – [email protected]