Brasileiros se sentem muito confortáveis em adicionar chefe no Facebook

15 de outubro 2013

 

São Paulo, fevereiro 2013 – A maioria dos executivos brasileiros não vê problemas em adicionar colegas de trabalho na rede social Facebook, segundo pesquisa realizada pela Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado. A pesquisa revela que 41% dos profissionais que atuam no país se sentem muito confortáveis em adicionar os chefes na rede social e 51% quando são apenas colegas de trabalho. O levantamento foi realizado com 1.775 líderes de Recursos Humanos em 13 países e grandes centros.

Para Daniela Ribeiro, gerente sênior das divisões de Marketing e Vendas e Engenharia da Robert Half, é importante saber segregar as redes sociais. “É comum vermos a migração dos assuntos profissionais para o Facebook. A recomendação é de que as questões pessoais fiquem restritas ao Facebook e profissionais ao LinkedIn e Twitter”, diz. “A preocupação maior, além da marca que o profissional representa, é a marca dele mesmo”, alerta.

Enquanto no Brasil os executivos se sentem confortáveis em adicionar contatos profissionais no Facebook, o levantamento aponta que na média mundial apenas 19% se sente muito confortável em se tornar amigo dos superiores na rede social. “Temos uma cultura mais informal, alegre. Faz parte da nossa identidade esta postura mais aberta”, afirma Daniela.   

Confira as dicas do Guia de Etiqueta Digital para Facebook elaborado pela Robert Half:

 Coloque uma foto no perfil.  Use uma foto pessoal. A foto pode ser casual, mas certifique-se de que é profissional.

 Respeite o mural. Se você não gostaria de ter o seu comentário publicado em um outdoor, não o escreva no seu mural do Facebook ou de outra pessoa.

 Fique atento. Você utiliza o Facebook para fins pessoais ou profissionais? Se você decidir adicionar colegas de trabalho e clientes, mantenha uma abordagem inteiramente profissional. Evite colocar o que você comeu hoje ou em qual bar você vai à noite.

 Mantenha o foco. Por mais que você goste, se você usa o Facebook para negócios resista à tentação de postar atualizações sobre jogos, quizzes e grupos dos quais participa.

 Evite desabafar. Todo mundo está conectado e as pessoas continuam cometendo o erro de postar comentários negativos ou fofocas sobre seus subordinados, supervisores ou colegas.

 Pergunte antes de marcar uma foto. Cheque com as pessoas antes de marcá-las em fotos, especialmente quando você achar que elas podem não gostar e não marque alguém de sua rede de negócios a menos que você peça permissão. O Facebook tem uma configuração que permite que receba um alerta toda vez que for marcado em uma foto.

 

Compartilhar essa página