Brasil é o país que mais pretende contratar, de acordo com RHs

12 de outubro 2014

São Paulo, outubro de 2014 – O mercado de trabalho brasileiro deve ser o mais aquecido nesse segundo semestre, segundo a percepção dos diretores de Recursos Humanos do Brasil. Para 53% desses executivos, os planos são de contratação de colaboradores para novas vagas, o que coloca o País à frente de Emirados Árabes (44%), Alemanha (44%), Reino Unido (43%), Chile (43%), Suíça (39%), França (35%), Bélgica (30%), Áustria (30%) e Holanda (28%). A pesquisa realizada pela Robert Half considerou a percepção de 1475 gestores de 10 países, entre os quais 100 brasileiros.

O levantamento da Robert Half evidencia ainda a dificuldade dos diretores de RH em encontrar profissionais qualificados no mercado: 41% dos entrevistados consideram a tarefa “muito difícil” e 57% veem “alguma dificuldade” no processo. As principais razões apontadas para essa escassez foram a demanda superior a oferta (40%), pouco conhecimento técnico (27%), falta de habilidade comercial (18%) e desaceleração das contratações por não encontrar candidatos com competências adequadas (13%).

Para Daniela Ribeiro, gerente sênior da Robert Half, existe demanda para todas as áreas, mas não em grande volume e, especialmente, para os profissionais que se preocupam com a própria qualificação profissional. “Os gestores têm procurado por profissionais que possuam formação técnica, conhecimento de idiomas e comportamento alinhado à cultura da empresa. O que se vê no mercado é que os colaboradores são contratados pelo técnico e demitidos pelo comportamental”, explica.

Planos de Contratação dos Diretores de RH para o Segundo Semestre de 2014

Colocação

País

Pretendem contratar para novas vagas

Emirados Árabes

Alemanha

Reino Unido

Suíça

França

Bélgica

Áustria

Holanda

Desafio para encontrar profissionais qualificados

País

Acham muito difícil

Veem alguma dificuldade

Áustria

Bélgica

Emirados Árabes

França

Alemanha

Suíça

Holanda

Reino Unido

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera oito divisões no Brasil, selecionando executivos de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas. A Robert Half tem 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania.