Aposentadoria de baby boomers preocupa 93% dos diretores financeiros do brasil

7 de janeiro 2016

O Brasil é o segundo país onde os diretores financeiros demonstram maior preocupação quanto ao déficit de competências que pode ser gerado em decorrência da aposentadoria de um profissional da geração baby boomer, ou seja, os nascidos entre os anos de 1946 e 1964. De acordo com pesquisa da Robert Half, o assunto assombra os pensamentos de 93% dos CFOs brasileiros, que ficam atrás apenas dos executivos de Hong Kong (95%). Na média global, o assunto preocupa 83% dos entrevistados.

Nível de procupação quanto ao déficte de competências resultantes da aposentadoria da geração baby boom, nos próximos dois anos:

Nível de preocupação

% de CFOs brasileiros

% de CFOs na média global

Muito preocupado

37%

27%

Um pouco preocupado

56%

Não está preocupado

7%

17%

O estudo da Robert Half revela ainda que a maioria dos diretores financeiros do Brasil, ou seja, 57% pretendem se preparar para a aposentadoria dos baby boomers reforçando os programas de treinamento e desenvolvimento de sua equipe. Entre outras medidas apontadas pelos CFOs para suprir essa lacuna estão: contratação de profissionais de nível médio (37%) ou senior (36%); ampliação dos benefícios para reter os profissionais que desejam se aposentar (36%); e reforço dos programas de mentoria (31%).

Como a empresa está se preparando para suprir essa lacuna: (multipla escolha)

Medidas

% de CFOs brasileiros que concordam

% de CFOs na média global que concordam

Reforçando os programas de treinamento e desenvolvimento

57%

43%

Contratando profissionais de nível médio para aprender tais habilidades

37%

Contratando profissionais de nível senior para substituir os que vão se aposentar

36%

Ampliando os benefícios para reter os baby boomers

36%

Ampliando os programas de mentoria

31%

27%

A pesquisa da Robert Half foi realizada em junho de 2015, considerando a percepção de 2425 diretores financeiros de 16 países, sendo 100 do Brasil.

A Robert Half é a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil, selecionando profissionais temporários e permanentes nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, RH, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Ao todo são 340 escritórios na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania. A Robert Half foi eleita “A Empresa Mais Admirada do Mundo”, na categoria prestadora de serviço, de acordo com pesquisa 2015 da Revista Fortune. Há 16 anos, a empresa está presente em um dos mais importantes rankings do mundo.

Perspectiva Comunicação

Fabiana de Oliveira – [email protected]