Após envio de CV, profissional deve aguardar pelo menos três dias antes de fazer contato

17 de junho 2012

Pesquisa da Robert Half também mostra que candidatos devem agradecer por entrevistas de emprego por e-mail

 São Paulo, junho de 2012 – Na busca por oportunidades no mercado de trabalho, muitos profissionais acabam falhando por conta da ansiedade e afobação ao fazer um contato com a empresa ou recrutado imediatamente após o envio do CV. Aproximadamente quatro em cada dez (39%) diretores de recursos humanos brasileiros entrevistados em pesquisa da Robert Half com 1.876 diretores de RH de 16 países e grandes centros apontam, no entanto, que o candidato deve aguardar pelo menos um até três dias antes do primeiro contato, após encaminhar o CV. O Brasil aparece em segundo lugar entre os países em que o tempo de contato é o menor, atrás da China, onde 50% dos pesquisados também consideram o prazo mínimo de até três dias o mais aconselhável ante do contato.

Diferente de Brasil e China, na média mundial, o tempo mínimo de espera indicado para que se faça o contato com a empresa ou recrutador, segundo 24% dos entrevistados, é de 6 a 7 dias. Na Alemanha, o tempo da espera deve ser de 11 a 14 dias, segundo 27% dos diretores de RH daquele país. Em Dubai – representando os Emirados Árabes Unidos – e Bélgica os candidatos devem esperar mais de 14 dias para o contato, de acordo com 28% e 25% dos participantes, respectivamente.

“Obrigado” - Outro levantamento da Robert Half, com 500 executivos de recursos humanos, mostra que para 91% dos pesquisados o agradecimento dos candidatos após a entrevista pode contribuir positivamente no processo. De acordo com 87% dos executivos de RH entrevistados, a melhor forma de agradecer é via e-mail, a segunda melhor maneira, para 81%, é por telefone. Apenas 10% considera uma boa opção o envio de mensagens de texto por celular.

Confira cinco dicas de como agradecer por uma entrevista de emprego: 

  • Não perca tempo. Faça o contato em até 24 horas após a entrevista, assim, você ainda estará na memória do recrutador.
  • Reforce seu valor. Recapitule as qualidades que o fazem um bom candidato para a vaga e transmita seu entusiasmo com a oportunidade.
  • Seja específico. Faça referências pontuais sobre a conversa. Por exemplo, se o entrevistador mencionou que a vaga exige fortes conhecimentos em Excel, reafirme sua experiência e prática com o programa.
  • Sem divagações. Restrinja sua mensagem a um parágrafo ou dois, ou a poucos minutos por telefone. Mais do que isso, você pode parecer sem foco.
  • Peça outra opinião. Um amigo de confiança pode ler sua nota de agredecimento para ajudar a identificar algum erro ou informação confusa antes do envio.

Compartilhar essa página