10 Profissões em alta no Grande ABC

Saiba que áreas vão contratar no segundo semestre, segundo a consultoria de recrutamento Robert Half

 

Saiba que áreas vão contratar no segundo semestre, segundo a consultoria de recrutamento Robert Half

A oferta de vagas no Grande ABC deve aumentar no segundo semestre de 2019. Essa é a previsão da Robert Half, consultoria de recrutamento especializado, que possui escritório na região. Os setores mais aquecidos são Agronegócios, Químico, Serviços e Logística, além do mercado Automotivo e toda sua cadeia correlata, que tem dado sinais de recuperação.

“Apesar do cenário econômico instável, o ano de 2019 tem apresentado a retomada de vagas que estavam congeladas. Por ser uma região mais industrial, os perfis geralmente são voltados para áreas técnicas. Porém, o maior desafio para os recrutadores hoje é encontrar especialistas em Marketing Digital e Mídias Sociais, além de contadores fluentes em inglês”, explica Vanessa Aguiar, gerente de recrutamento da Robert Half.

Os setores mais aquecidos no segundo semestre devem ser Vendas, Segurança do Trabalho, Industrial e Produção, Área Contábil, Fiscal e Controladoria, além de Tecnologia.

Veja a lista das 10 profissões em alta no Grande ABC:

1) Vendedor
2) Gerente comercial
3) Engenheiro de Segurança do Trabalho
4) Analistas de TI
5) Engenheiros de Operações Industriais
6) Engenheiros e coordenadores de Manutenção Industrial
7) Analistas, coordenadores e gerentes Contábeis e Fiscais
8) Gerente de Controladoria
9) Controller
10) Gerente de Produção
 

Contratos por projeto

A contratação por projetos também foi identificada como uma forte tendência no Grande ABC. “Neste modelo, a demanda está focada em especialistas que auxiliem na melhoria da performance em processos já existentes, reestruturação de setores ou novos investimentos, integração de sistemas, posições estratégicas, além de rentabilidade de novos negócios, aumento da força de vendas e consultoria financeira e tributária”, completa Vanessa.

As áreas com mais vagas com contrato por projeto são:

1) Cobrança: projetos no intuito de trazer saving, frente a visão otimista de melhora na economia, com profissionais especializados em negociações de  inadimplências passadas;

2) Planejamento Tributário: em busca de benefícios fiscais;

3) Planejamento Financeiro: análise de viabilidade/ rentabilidade de negócios;

4) Implementação de sistemas integrados:  profissionais com experiência em toda a rotina transacional contábil, financeira e fiscal em substituição aos profissionais key users dedicados à implementação do sistema;

5) Implementação de módulos financeiros.