Por Elaine Fantini

Seja para pedir um aumento ou para falar de pretensão salarial numa entrevista de emprego, sempre há uma tensão no ar ao se discutir salário. Se você perdeu o bate-papo ao vivo da Robert Half sobre Negociação Salarial, não se preocupe, assista ao vídeo ao final desse artigo.

Para te ajudar ainda mais nessa empreitada, preparamos os 06 passos da negociação salarial e na sequência veja algumas regrinhas de ouro para tratar do tema na entrevista de emprego.

1) Não fique com medo
Ninguém é demitido porque pediu um aumento (ou não deveria ser). É preciso entender que esse é um assunto tenso para o seu gestor. Por mais que ele queira e ache que você mereça talvez ele não tenha meios de atender ao seu pedido no momento em que ele é feito. E isso gera uma tensão.

2) Tenha uma visão ampla do cenário
Como está sua performance dentro do que a empresa espera? Tem atingido as metas? Qual é a percepção que seu gestor e colegas têm do seu trabalho? Como está a saúde financeira da sua empresa? As respostas positivas a esses questionamentos que te farão seguir em frente ou não numa conversa sobre aumento de salário.

3) Razões para pedir aumento
​Importante saber que não se deve pedir aumento porque quer trocar de carro ou mudar para um apartamento maior. Questões sobre o que fazer com esse dinheiro são pessoais e não devem ser expostas. Nessa conversa é importante mostrar que você está disposto a aprender mais, a ter um escopo maior de função, mais responsabilidades e que, consequentemente, você tem uma expectativa de ser melhor remunerado por isso.

4) Não use e-mail
​Conversa sobre aumento de salário deve ser feita ao vivo e a cores. Olho no olho. Aproveite um momento de avaliação de desempenho ou peça uma conversa particular de feedback e introduza o tema. Mas jamais trate disso por e-mail.

5) Esteja maduro na função
Se você assumiu há pouco tempo uma posição, espere. Não é prudente falar de aumento de salário antes de um ano. É preciso que você esteja mais maduro na função e preparado para mais novos desafios. Controle a ansiedade! (E claro, observe o item número 2)

6) O melhor dia para pedir aumento
​Pode parecer estranho, mas um estudo da Universidade de McGill revelou que o melhor dia para se pedir aumento é quinta-feira. Segundo a pesquisa, o humor vai melhorando ao longo da semana e as pessoas vão ficando mais flexíveis e agradáveis – deve ser o efeito final de semana se aproximando. Não custa tentar!

Se o seu caso é negociar o salário na entrevista de emprego, siga essas regrinhas:

1) Não fale de salário na primeira entrevista
A não ser que você seja perguntado, nesse momento não fale de remuneração. Foque nas suas qualificações, como você se identifica com a empresa e a forma como enxerga seu futuro na companhia.

2) Pretensão salarial
Ao fazer uma projeção salarial, o ideal é acrescentar algo entre 10% e 20% em cima do pacote de remuneração atual. Assim, você evita determinar valores específicos e pode deixar uma margem para negociação.

3) Como dizer que aceita um salário menor sem perder seu valor
Para quem está no mercado, não é difícil encontrar proposta salarial menor do que o último salário. Quando for questionado em uma entrevista se aceitaria um salário menor, no lugar de um simples sim ou não, responda: “Eu não aceitaria um salário menor em qualquer empresa. Mas na empresa X, eu aceitaria por x, y, z.” Dessa forma, você destaca seu futuro empregador sem perder o seu próprio valor.

4) NÃO MINTA
Esse é para ser em caixa alta mesmo. JAMAIS MINTA SEU SALÁRIO. Seja para mais ou para menos. Em algum momento, o real valor será descoberto e você terá sua credibilidade questionada. Caso seu salário esteja acima do mercado, diga que sabe disso e que está confortável em se adequar à média do setor.

Tanto empregado quanto à procura de uma colocação, para não dar bola fora na negociação salarial, além de observar as orientações acima, pesquise as tendências de cada setor. No Guia Salarial da Robert Half, você encontra um estudo de perspectivas de remuneração para diversas posições. O download é grátis. Clique aqui e boa sorte!

Assista ao Hangout sobre Negociação Salarial:

 

Envie o seu CVBusque por vagas | Leia o nosso Blog | Baixe o Guia Salarial

Elaine Fantini é relações públicas da Robert Half