Você já sofreu bullying no trabalho?

Muito frequente em ambientes escolares, o bullying chegou também ao mundo corporativo. Um estudo da Robert Half nos Estados Unidos mostrou que 13% pediram demissão após ser em vítimas de bullying no trabalho.

“O bullying, em geral, é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, que são feitas de maneira recorrente. No caso do bullying corporativo, as principais situações são a humilhação e a intimidação”, explica Mariana Horno, gerente de recrutamento de Recursos Humanos da Robert Half.

O estudo mostra ainda que 32% das vítimas do bullying corporativo que decidiram permanecer na empresa optaram por confrontar o agressor e 27% reportaram o caso ao gerente da área, enquanto 17% não se defenderam. Entre os gestores entrevistados, 62% já notaram algum caso de bullying na própria empresa.

No Brasil, as discussões sobre o tema ainda são relativamente recentes, mas têm ganhado força, porque cada vez mais as vítimas têm encontrado estímulo para expor seus casos. “É difícil listar os indícios, porque cada caso de bullying é muito particular. Por essa razão, o ideal é que os gestores e a direção da empresa fiquem atentos para identificar os tipos de brincadeiras que acontecem dentro da companhia, se elas são de bom ou mau gosto. Porém, o que vai realmente determinar esse limite é quem está sofrendo com a situação”, alerta Mariana.

Se acontecer com você
A principal recomendação é que a vítima se manifeste e deixe claro seu incômodo desde o primeiro momento, para tentar inibir o bullying. Essa comunicação pode ser feita diretamente ao agressor, ao gestor – caso o bullying não esteja sendo causado por ele – ou até mesmo ao departamento de RH da empresa.

Papel da liderança
É fundamental que se tenha lideranças com sensibilidade para identificar comportamentos que fogem do ideal para tomar as atitudes necessárias, antes que o problema se torne maior. O primeiro passo é entender o cenário com as partes envolvidas de maneira franca, apontando caminhos para que a situação não se repita ou, dependendo caso, direcioná-lo ao RH da empresa.

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