Você é o que você posta: não queime o filme nas redes sociais durante o Carnaval

Rannison Silva e Larissa Laibida

Uma selfie aqui, um vídeo alí... em um mundo cada vez mais conectado, quem não quer mostrar a todos os seus seguidores os principais momentos da tão aguardada festa popular?

Apesar de serem ferramentas de entretenimento e comunicação, as redes sociais são muito utilizadas como networking e já são mecanismos de pesquisas em processos seletivos. Segundo especialistas, em um processo de recrutamento, um candidato pode perder a oportunidade por causa de um post inadequado, por exemplo. No Carnaval não é diferente. Não é porque o expediente acabou ou porque você não está distribuindo currículos que você deixa de representar uma empresa ou de mostrar-se para o mercado. Já notou que, ao conhecer uma pessoa, três perguntas são básicas? Qual o seu nome? O que você faz? Onde você trabalha?

Quando você divulga qualquer coisa na rede social não é possível prever a dimensão que isso tomará. Afinal, dificilmente alguém tem mais de 200 amigos próximos e confiáveis. Na verdade, a maioria nem sabe quem realmente está em sua rede e, a partir do momento em que algo é compartilhado, a pessoa está suscetível aos olhares de todos, inclusive da empresa onde trabalha ou daquela que gostaria de trabalhar.

Assim, cuidado para não queimar seu filme e sair feio na foto nos dias de folia. Aqui vão algumas dicas:

Evite se expor em fotos com bebidas alcóolicas, poses comprometedoras ou em qualquer outra situação que possa te prejudicar em uma seleção ou promoção

  • Não exponha outras pessoas de seu universo digital
  • Não entre em discussões acaloradas sobre temas polêmicos
  • Cuidado com comentários e curtidas em posts de origem duvidosa
  • Cuidado com as palavras e as famosas hashtags que você usa

Lembre-se: é muito difícil dissociar a sua imagem virtual da sua imagem real, ou seja, você é o que você posta e é a sua credibilidade e reputação que estão em jogo. O Carnaval dura apenas alguns dias, mas o que você coloca na rede, fica ali para sempre. Como você quer ser lembrado quando a festa acabar?

* Rannison Silva e Larissa Laibida são especialistas em recrutamento e carreira na Robert Half

Compartilhar essa página