Valores de uma empresa, quais os objetivos profissionais e a razão de existir?

Valores de uma empresa

Por Fernando Mantovani

Talvez poucos de nós tenham parado em algum momento na carreira para refletir sobre a razão de existir da empresa para que trabalhamos. Em geral, sabemos o que e como ela faz, mas nem sempre o porquê disso, não existem objetivos profissionais bem definidos, e com isso, os valores de uma empresa nem sempre existem.

Essa é a teoria defendida pelo autor Simon Sinek, que ficou mundialmente conhecido por popularizar o conceito do ciclo de ouro, no qual defende que é a essência (o porquê) da organização que deve guiar a forma como ela atua. Segundo Sinek, o grande diferencial de mercado não é fazer negócios com quem quer o que você produz, mas sim com quem acredita naquilo (propósito) que você (empresa) acredita.

Valores de uma empresa, a importância dos objetivos profissionais

Para atuar dessa forma, é preciso que haja um alinhamento entre os valores de uma empresa e de seus funcionários. Alinhamento este que começa no momento da contratação, identificando profissionais que tenham afinidade com o propósito da companhia e vice-versa. Saber o porquê da empresa existir e estar conectado com isso é fundamental para que a relação se sustente no longo prazo.

Leia também: Como desenvolver uma equipe de sucesso

Fernando Mantovani é diretor de operação da Robert Half, empresa multinacional de recrutamento e seleção.
Este artigo foi publicado originalmente no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Tags: Carreira

Share This Page