Vai contratar? Confira 4 características que os melhores colaboradores normalmente possuem

Grandes currículos nem sempre fazem grandes funcionários. Todos nós já trabalhamos com pessoas com excelentes credenciais, mas que, no trato pessoal, se mostravam ser o que comumente chamamos de “laranja podre”.

Por outro lado, há um conjunto de características que os melhores funcionários tendem a compartilhar – e que vão além das habilidades técnicas. Fora as qualidades mais comuns – e até básicas - como inteligente ou confiável, existem aquelas mais sutis, mas que fazem a diferença e tendem a agregar muito ao grupo.

Avaliar as características comportamentais dos candidatos pode tomar mais tempo na hora da contratação, mas certamente o resultado será recompensador, tanto para você como para a equipe. Confira quatro características que devem estar no seu radar na hora das entrevistas:

1. Uma atitude Do it yourself

Micro gerenciamento é exaustivo para todas as partes envolvidas. Os funcionários hoje são cada vez mais independentes e responsáveis por suas tarefas e espera-se que eles as cumpram da melhor maneira possível - seja de casa, do escritório ou de uma cafeteria.

A proatividade e a capacidade de trabalhar de maneira autônoma são traços chave de grandes funcionários. Não é divertido observar cada passo de um funcionário porque você não confia neles para fazer o trabalho. E que alívio é poder delegar um projeto sabendo que ele será bem feito e entregue no prazo estipulado.

2. Um ego do tamanho certo

Profissionais arrogantes e temperamentais tornam a vida da equipe muito difícil. Suas atitudes inconvenientes e a falta de trato com pessoas tendem a ofuscar seu brilhante conhecimento. Além de conflitos de personalidade, eles tendem a negligenciar as tarefas mais operacionais que, apesar de menos glamorosas, são vitais para o bom funcionamento da equipe. Por outro lado, trabalhadores sem ambição e inseguros também não agregam, pois tendem a se esquivar dos desafios e ficam estressados ​​rapidamente.

O colaborador ideal é aquele que possui confiança suficiente para tentar coisas novas, mas também humildade para admitir seus limites, fazer perguntas e buscar a ajuda se necessário. Um ego do tamanho certo é uma característica de grandes e bons funcionários.

3. Um senso de humor na medida certa

O trabalho não é um local para risadas e diversão. Ou é? Alegria e produtividade não são opostos e, sim, se reforçam mutuamente. E um senso de humor é outro traço comum dos bons funcionários.

O humor é contagioso e, quando uma equipe ri mais, é mais feliz e trabalha melhor. Emoções positivas realmente abrem partes do cérebro que impulsionam a empatia, a inovação e a paixão necessária para superar as dificuldades e aprender novas habilidades.

Grandes funcionários sabem, no entanto, que o humor pode ser uma espada de dois gumes. Eles conhecem a diferença entre ser engraçado e ser inconveniente, e sabem seus limites.

4. Diplomacia construtiva

Os melhores funcionários são capazes de impor sua opinião de uma maneira construtiva e sem ofender. Eles não se escondem diante de problemas e assumem responsabilidades.

Eles falam sobre tudo, são questionadores, mas de forma a atender todas as partes, seja com um chefe, um colega ou outras pessoas da equipe.

Para chefes mais inseguros, tais funcionários podem parecer ameaça. No entanto, para aqueles líderes dispostos a ouvir e aprender, esses funcionários são extremamente valiosos. São confiáveis para conduzir melhores resultados de equipe e podem, muitas vezes, identificar pequenos problemas e sugerir recomendações antes que eles se tornem maiores.

É possível, claro, incentivar essas características dentro da equipe, mas contratar pessoas já com esse perfil torna o trabalho muito mais fácil. E, como sugerido nas quatro características acima, além de trabalharem bem, esses colaboradores influenciam diretamente o restante da equipe, melhorando o ambiente, o trabalho e, consequentemente, os resultados.

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