Use palavras-chave para melhorar seu currículo

Imagine-se atolado por currículos, muitos deles de pessoas que não se encaixam na vaga anunciada. Esse é o trabalho duro de um recrutador que tem como tarefa separar a agulha do palheiro. Otimizando palavras-chave no seu currículo, você pode não apenas tornar a vida do empregador mais fácil, mas também  fazer com que o seu perfil seja mais atrativo.

 

Pense em uma seleção automática
Quando se deparam com uma pilha de currículos, os recrutadores sempre fazem uma revisão rápida, buscando aqueles que se encaixam perfeitamente na função. O método que muitos deles utilizam é “escanear” as páginas, buscando por palavras-chave. Em empresas grandes, é possível que nem seja uma pessoa a fazer essa tarefa, mas um software que lê os currículos e tenta destacar aqueles com a maior quantidade de palavras-chave.

Identifique as palavras-chave adequadas
Otimizar o currículo te ajuda a passar nas primeiras fases, que são cruciais, e chegar mais perto da entrevista. Mas como selecionar as palavras-chave corretas para o cargo? Preste atenção na descrição da vaga – ela deve revelar exatamente os termos importantes para o empregador. Poupe tempo e melhore a eficiência copiando o anúncio da vaga e colando em ferramentas que geram nuvens de palavras (como TagCrowd  e  Wordle). Assim você terá uma representação visual de quais palavras o empregador está mais focado.

Use palavras-chave naturalmente
Assim que você identificar as palavras-chave, é preciso incorporá-las no currículo da maneira mais natural possível. Mesmo se o documento passar por uma seleção automática, uma pessoa será a responsável pelas decisões finais do seu processo seletivo. Otimize de forma eficiente em títulos de cargos, experiências anteriores e habilidades, educação e treinamento, assim como no seu resumo de qualificações.

Seja honesto e relevante
Não fique tentado a encher seu currículo de palavras-chave – use-as apenas quando apropriado. E não tente esconder palavras sob um texto branco, pensando em ganhar relevância em processos automáticos. Muitos recrutadores conhecem esses truques e veem essa prática como manipuladora.

Esse texto foi inspirado em um artigo no blog work life Australia. Clique aqui para ler a versão original.

Tags: Currículo

Compartilhar essa página