Um dia inteiro para buscar um novo trabalho

Pensando em mudar de emprego? Que tal dedicar um dia inteiro a essa busca? Parece muito tempo, mas não é. Com esse planejamento, suas horas serão muito bem preenchidas para você dar início à procura por uma vaga que atenda melhor as suas expectativas. Antes de começar, no entanto, vale pensar no que você realmente quer para a sua carreira.

Com seus objetivos profissionais bem definidos, aí sim, mãos à obra. Pela manhã Depois de sair da cama – não muito tarde, por favor - e tomar aquele café da manhã sem pressa, hora de atualizar o currículo. Pense nas vagas para as quais você vai se candidatar e monte o documento de acordo com esse objetivo. Ainda tem dúvidas de como fazer o seu CV? Veja o nosso Modelo de Currículo.

Feito isso – e nessa tarefa você vai gastar entre uma e duas horas -, comece a se preparar para o seu almoço de relacionamento – marcado com antecedência, claro. Como você já deve saber, uma das melhores formas de arrumar um novo trabalho é ativar a sua rede de contatos. Então, antes de se encontrar com seu colega, pesquise um pouco sobre ele na internet e veja o que tem feito. Além disso, esteja com seu discurso pronto. Tenha bem claro o que você quer do seu próximo trabalho e quais são os próximos passos da sua carreira. Isso, certamente, tornará o almoço mais produtivo.

Almoço
Para o seu almoço de relacionamento, vale escolher alguém relevante da sua rede de contatos. Talvez um antigo mentor ou um ex-chefe que você admira. Esse encontro, além de servir para vocês se atualizarem sobre a situação um do outro, pode render bons conselhos para sua busca por um novo trabalho.

À tarde
Use boa parte do dia para montar uma lista com as empresas para as quais você gostaria de trabalhar. Depois, pesquise sobre elas e descubra mais sobre os valores dessas companhias, a cultura corporativa e a atual situação financeira delas. Elas continuam na sua mira? Então veja como você está conectado a essas empresas e dê um jeito de entrar em contato. Pode ser um e-mail para aquele conhecido que agora trabalha ali ou através dos processos de seleção abertos no momento. Se a opção for um e-mail, pense caso a caso e veja a melhor forma de se aproximar desse antigo contato. Com algumas pessoas dá para ser direto e explicar que você está querendo mudar de trabalho, mas com outras é preciso ser mais cauteloso. Nesse caso, vale mandar o link de um artigo que tem a ver com a pessoa, de algo que você mesmo escreveu ou ainda de um projeto bacana no qual você esteve envolvido. Ainda em relação aos e-mails a serem enviados, se você tem um headhunter no seu círculo de relacionamento profissional, não hesite em avisá-lo sobre a sua disponibilidade.

Fim do dia
Cabe mais um encontro de relacionamento? Deixe agendado um happy hour ou um jantar e siga a mesma preparação do almoço. Boa sorte!

Tags: Carreira, Emprego

Compartilhar essa página