Três dicas para se manter feliz enquanto persegue seus sonhos profissionais

Com frequência, ouvimos que uma carreira de sucesso sempre vem acompanhada por altos níveis de estresse, muito estudo e longas horas de trabalho – com a felicidade ficando bem abaixo na lista de prioridades. Por outro lado, muitas vezes, acredita-se que, para sermos realmente felizes, devemos diminuir nossas expectativas em relação a aspirações profissionais, já que o lucrativo emprego dos 'sonhos' simplesmente não existe.

Mas, e se pudéssemos ter os dois? E se pudéssemos manter altas aspirações de carreira e ainda desfrutar de uma vida feliz e completa? Muitos especialistas falam sobre a importância de um equilíbrio saudável entre trabalho e vida. No entanto, simplesmente separar o 'trabalho' da 'vida' não leva em conta que, para um trabalhador de tempo integral, mais de 40 horas semanais são passadas no trabalho, sem falar no trajeto entre um lugar e outro.

Então, o que podemos fazer para aproveitar ao máximo o tempo e equilibrar uma vida profissional e pessoal mais feliz?

Capacite-se com novas competências

O sentimento de realização no trabalho foi descoberto como um dos fatores mais importantes para a felicidade dos trabalhadores ao redor do mundo. As organizações mais conceituadas ajudam suas equipes a desenvolver habilidades críticas que podem ser utilizadas para alcançar suas aspirações profissionais e trazer maiores contribuições para a empresa. Nic Marks, fundador da Happiness Works, salienta a importância da autonomia do funcionário. "Os empregadores devem respeitar o fato de que os funcionários terão sua própria maneira de fazer as coisas e devem estar dispostos a reconhecer quando eles apresentam algo original."

Se você precisa de uma nova habilidade ou qualificação para atingir seus objetivos, não fique esperando – seu empregador pode estar disposto a ajudar se isso for valioso para a empresa. A lição, aqui, é estar disposto a questionar o status quo e sugerir novas ideias que beneficiem a empresa e a sua felicidade no trabalho.

Solicitar acordos de trabalho flexíveis

As expectativas de uma força de trabalho cada vez mais diversificada, multigeracional e móvel estão constantemente transformando a maneira, os momentos e o local que trabalhamos. Um número crescente de empresas apoia seu pessoal para que trabalhe com flexibilidade, visando a obter um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, quando isso atende às necessidades dos clientes, dos negócios e de outros membros da equipe.

A tecnologia é um fator fundamental de flexibilidade, desfazendo a fronteira entre trabalho e casa e propiciando aos indivíduos mais escolha sobre seu ambiente de trabalho. No entanto, nem todas as carreiras podem acomodar alta flexibilidade.

No entanto, ainda vale a pena iniciar um diálogo com seu chefe sobre quais são as horas do dia em que você se sente mais engajado e produtivo. Por exemplo, o empregador pode estar disposto a deixar a equipe escolher entre um turno de trabalho das 7h00 às 16h00 ou das 10h00 às 19h00, o que poderia beneficiar tanto a carreira profissional como a vida pessoal dos membros da equipe. Como diz Nic Marks sobre os gerentes de hoje, "se você respeitar o fato de que os funcionários têm uma vida fora do emprego, eles terão muito mais respeito por você e serão muito mais leais."

Tenha senso de orgulho

Uma empresa que se comporta mal ou age com falta de ética para com seus funcionários pode criar uma percepção negativa na mente do funcionário sobre o setor como um todo, e até mesmo levá-lo a abandonar a carreira escolhida – especialmente se esse for seu primeiro emprego desde a graduação.

A pesquisa de Robert Half, Os segredos das empresas e dos colaboradores mais felizes, descobriu que os funcionários que têm orgulho de sua empresa têm mais chances de ser felizes no trabalho do que aqueles que não o têm. Todo setor tem seus bons e não tão bons empregadores, então, não hesite em polir seu CV e avisar sua rede de contatos que você está procurando por oportunidades que estejam mais de acordo com sua felicidade e objetivos.

Todas as profissões têm grandes oportunidades à sua espera; você só precisa saber onde procurar. Essas dicas podem ajudar a manter suas metas profissionais no rumo certo, permitindo, ao mesmo tempo, que você desfrute de mais satisfação no trabalho.

Compartilhar essa página