Por Juliana Porto

Se você perdeu interesse pela sua profissão ou tem pensado cada vez mais em posições em outros segmentos, talvez seja hora de colocar seu plano B para funcionar. A recolocação profissional focada requer não apenas coragem, mas muito planejamento e motivação. Você pode enfrentar muitas dificuldades durante o percurso, mas não é impossível.

Há vários motivos que levam um profissional a querer mudar de carreira ou de área: necessidade de renovação, baixa perspectiva de crescimento ou insatisfação pessoal. No longo prazo, o aumento da expectativa de vida e do tempo de trabalho tendem a aumentar ainda mais este tipo de transição de carreira.

Transição de carreira, como fazer? Veja alguns passos para transformar seu plano B em A mesmo sem experiência na área:

Desenvolva a capacitação profissional

Procure uma pós-graduação ou um curso técnico que o ajude a se familiarizar mais com o segmento que você busca. Além de ampliar seu conhecimento, você amplia sua rede de contatos que podem te ajudar em uma recolocação.

Amplie seu networking profissional

Além de cursos, procure aumentar sua rede de relacionamentos buscando eventos e palestras sobre a área que você almeja. Não se esqueça também de atualizar seu currículo de acordo com os seus objetivos.

Esteja flexível em relação à negociação salarial

BAIXAR O GUIA SALARIAL

A máxima “dar um passo atrás para dar dois à frente” aqui faz muito sentido. Sem muita experiência, não é possível exigir o mesmo patamar de remuneração. Por outro lado, isso mostra que você está aberto a uma oportunidade e isso é valorizado pelas companhias.

Mantenha o foco profissional e não seja arroz de festa

Na ansiedade de mudar de área, muita gente envia currículos para todos os tipos de vagas. Isso não pega bem entre os recrutadores. Não se candidate a um posto ao qual você não se adequa ou não tem interesse. Tenha paciência.

Defina suas metas

Entenda exatamente o que você quer e busque corrigir suas lacunas profissionais. Ao mesmo tempo, tenha em mente seus pontos fortes que vão te ajudar a atingir seus objetivos.

Tenha certeza do que quer

Ao surgir uma oportunidade de mudança, procure conhecer a cultura e valores da empresa. Se não for realmente o seu objetivo, no curto prazo você poderá estar novamente insatisfeito. Ou a empresa que não vai ficar satisfeita com você.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.