Transforme os processos em aliados para crescer dentro de uma organização global

Empreendedor não é só aquele que dá início a uma empresa, mas sim aquele que vive em constante atualização em sua própria carreira. Para ser um empreendedor de sucesso durante a sua trajetória profissional é preciso ter habilidades de gestão de pessoas, de conhecimento e de processos para gerar valor ao negócio em que você atua. O primeiro passo é ter brilho nos olhos em todas as suas atitudes. Esta é uma característica que todos os profissionais empreendedores devem seguir para obter sucesso em suas carreiras.

O conhecimento também é essencial: quanto maior o seu knowhow no negócio, maior será o seu destaque. Estar sempre informado e atualizado e buscar por inspirações de líderes renomados do mercado fazem a diferença na sua trajetória profissional. Saber trabalhar em equipe também é uma característica encontrada nos maiores empreendedores. O foco também é indispensável, pois é preciso mirar nos objetivos que você está buscando para a sua carreira e para a empresa. Nunca se esqueça de que focar em um sucesso prolongado garantirá um grande crescimento na organização.

Outras habilidades, tais como ter coragem para enfrentar os obstáculos que irão aparecer pelo caminho, ser dinâmico, ter energia para agilizar as ações durante todo o trabalho, ter organização no que se faz para evoluir com as tarefas diárias, ter flexibilidade nas tomadas de decisões, ter visão do caminho que deseja trilhar e, acima de tudo, ser apaixonado pelo seu trabalho, são regras básicas para uma carreira empreendedora de sucesso para si mesmo e para contagiar outras pessoas dentro da organização.

Já quando me refiro a processos, é preciso ser disciplinado e entender a importância de seguir os procedimentos globais da empresa. Isso não significa que o profissional deve ser engessado e fechado. Pelo contrário, é preciso seguir algumas convicções básicas que as empresas possuem para contribuir com as estratégias de seus negócios. Dentro deste cenário, o profissional que entenda o verdadeiro sentido de propriedade irá criar uma empresa e uma trajetória de sucesso. Seguir processos tanto verticais, quando são dentro de uma mesma área, ou transversais, entre áreas distintas, exige tempo e energia e é sinônimo de eficiência, redução de custos e qualidade.

Os processos mais relevantes para a organização são definidos a partir da sua visão estratégica, como se pretende atuar e quais os diferenciais atuais e desejados para o futuro. O objetivo é sempre permitir procedimentos eficientes, o que significa medir, atuar e melhorar! Assim, tão importante quanto definir os processos, é definir os indicadores de desempenho que irão levar você a desafios cada vez maiores. Sob essa ótica, podemos destacar inúmeros indicadores de boa performance: auxílio na implementação e desenvolvimento de novas estratégias, ganho de flexibilidade, facilidade na gestão do conhecimento organizacional, redução de tempo, custos e erros, tomada de decisão baseada em fatos e dados, análise clara dos impactos de uma mudança e atribuição clara de suas responsabilidades.

Sendo assim, seguir processos eficientes e estruturados alinhados à estratégia corporativa, ter senso de propriedade e paixão por tudo aquilo o que se faz são fatores que farão um profissional se destacar dentro de uma organização de sucesso. Pense nisso!

Dinis Mota é Managing Director South America na Plastipak Packaging Possui 17 anos de experiência no mercado de embalagens em grandes indústrias globais, tendo atuado no Leste Europeu, Itália, Espanha e Portugal. Especializado em Análise Estratégica Financeira pela Harvard Business School, com MBA Executivo pela ESADE Business School e formação em Engenharia de Polímeros pela Universidade de Minho, atualmente dirige a operação da Plastipak South America, com foco em gestão de mudança e alinhamento de estratégias de vendas à estratégia corporativa organizacional.

Tags: Gestão

Compartilhar essa página