Empresas com home office como opção de trabalho

Trabalho home office

Por Robert Half

O trabalho home office é uma tendência no Brasil. No entanto essa prática exige atenção para manter a produtividade.
 Para trabalhar de casa, o profissional precisa ter foco, disciplina, organização e ser orientado para cumprir metas sem a necessidade de supervisão constante.
Confira grandes empresas com home office integrado em sua rotina de trabalho.

Novelis, indústria de alumínio

Desde setembro, os funcionários da multinacional Novelis podem fazer home office.
Na verdade, a prática já vinha acontecendo, principalmente no departamento comercial, e foi oficialmente permitida alguns meses atrás, quando chegou um comunicado sobre o assunto para os colaboradores.

Executiva de vendas da empresa, Daniela Padilha Diaz vem usufruindo da flexibilidade. Ela, que mora em Jundiaí e precisa se deslocar para o escritório da multinacional em São Paulo, acaba ganhando umas quatro horas no dia em que decide fazer trabalho home office.
“Uso mais quando preciso visitar clientes no interior do estado e aproveito para trabalhar de casa o restante do dia”, diz.

P&G

Conversando com consultores, pessoal de recursos humanos e amigos, percebo que há, sim, um número razoável de empresas com home office, ainda que de maneiras distintas. Na P&G Brasil por exemplo, o funcionário pode optar pelo trabalho home office e, nesse caso, fazer as suas atividades de casa pelo menos três dias na semana. “A prática proporciona flexibilidade e adequação às necessidades pessoais e de carreira”, diz Thais Simão, gerente de RH da P&G Brasil. Segundo ela, a multinacional oferece ferramentas adequadas para que o colaborador exerça seu trabalho de forma produtiva e segura fora dos escritórios da P&G.

Todos os funcionários do escritório podem optar pelo benefício, implementado há aproximadamente três anos e meio. “A mudança cultural, no entanto, é um processo que demanda tempo e envolvimento da liderança para que funcione fora do papel. Há pouco mais de um ano temos sentido um movimento maior para que os funcionários se sintam à vontade para trabalhar de casa. E, com investimentos feitos em ferramentas de tecnologia, hoje reuniões a distância são muito mais efetivas”, afirma Thais.

Ticket

A Ticket ressalta que a flexibilidade é permitida até onde não impacte a performance e os resultados dos colaboradores, por isso é uma das empresas com home office. Atualmente, 200 colaboradores da área comercial da empresa trabalham de casa em período integral. A política foi estabelecida em 2006, quanto a Ticket decidiu transferir sua área comercial para o sistema home office.

“A prática permitiu maior flexibilidade de trabalho e o fechamento de escritórios regionais”, diz Carlos Eduardo Cavequi, gerente de recursos humanos. Segundo ele, o home office já gerou economia de cerca de R$ 3,5 milhões à empresa. “Além da questão de custos, ganhamos também em produtividade – a Ticket estima um crescimento de 40% no número de vendas e incremento de 76% na receita proveniente dessas vendas -, agilidade e, claro, qualidade de vida para nossos colaboradores”.

“Todos os funcionários da área comercial são treinados antes de iniciar suas atividades, a fim de se adaptarem melhor ao novo sistema de trabalho. Também orientamos os familiares desses trabalhadores, para que eles compreendam que naquele momento o colaborador está em horário de trabalho e não disponível para outras atividades rotineiras da casa”, conta. 

A Ticket oferece ainda estrutura física para que cada colaborador possa desenvolver suas atividades de casa, fornecendo computador, mesa, cadeira, telefone e ajuda de custo com a energia elétrica e a internet banda larga.

Os desafios do trabalho home office

Trabalhar de casa, no entanto, pode não ser tão fácil quanto parece. Eu mesma tive dificuldade para me adaptar e manter a produtividade desde que adotei o home office. Por três meses trabalhei praticamente todas as noites depois de colocar as crianças na cama e todos os fins de semana – sem trégua. Hoje, um ano depois, estou mais disciplinada, tudo está bem mais organizado e vejo muito mais benefícios do que desvantagens nessa prática.

Você também pode gostar de: Dicas para trabalho home office mais produtivo

Compartilhar essa página