Trabalhar em empresas menores pode ser uma ótima alternativa

Como um profissional ambicioso e ansioso por maximizar o seu potencial, você precisa encontrar o seu lugar no mundo dos negócios. Se você tem as habilidades necessárias, talento e experiência, haverá muitos empregadores interessados em contratá-lo. O importante a saber é quando e onde você irá conseguir atingir seus objetivos de médio e longo prazos. Para muitas pessoas, os grandes centros são o único lugar para estar. Elas querem trabalhar para uma empresa de renome em seu setor, mesmo que sua função seja apenas uma pequena engrenagem na grande máquina.

Uma vez dentro, eles acreditam que terão oportunidade de ganhar salários atraentes e começar a trilhar seu caminho de sucesso. Mas para um número crescente de profissionais talentosos, maior não significa melhor. Muitos estão trocando multinacionais por empresas menores, em busca de outros itens que valorizam mais, como localização e horários mais flexíveis, por exemplo. No Brasil, as PMEs são responsáveis por cerca de 57 milhões de empregos – 60% dos postos de trabalho brasileiros (16,1 milhões) – e representam 20% do PIB.

Papéis mais variados
É comum que em empresas menores, você consiga ter mais responsabilidade e desempenhar mais funções do que em uma empresa de grande porte. Isso permite que você amplie seu leque de atuação e absorva experiências em áreas afins – o que pode contar positivamente no seu currículo. No futuro, estas habilidades podem ajudar a diferenciar você de outros candidatos a emprego. A variedade de papéis na PME também pode ser um fator positivo a partir de uma perspectiva de satisfação no trabalho. Os dias dificilmente serão iguais e você é chamado a um novo desafio constantemente.

Maior envolvimento
Uma vez que seu chefe reconhece sua capacidade e potencial para agregar valor à empresa, ele vai querer que você se envolva com mais setores. Mesmo depois de apenas um curto período de tempo em uma PME, você pode se ver assumindo deveres e responsabilidades-chave para a companhia, se tornando uma voz influente em reuniões de equipe e questões estratégicas.

Espaço para inovar
As pequenas empresas precisam inovar para poder competir com seus rivais. Não raro, elas são as mais inovadoras, com elevada capacidade de responder rapidamente às mudanças do mercado e criatividade para desenvolver novos produtos e soluções. Se você tem uma ideia, pode ser dada a oportunidade de praticá-la.

Ambiente mais pessoal
Em uma PME, você será parte de uma pequena equipe ou departamento, o que torna mais fácil conhecer todo mundo na empresa. Isso pode ser bom para o espírito de equipe e para o desenvolvimento de uma atmosfera positiva no local de trabalho. As organizações maiores tendem a serem mais impessoais, com funcionários espalhados por diferentes locais - até mesmo países.

Mais flexibilidade
Empregadores de PME raramente podem competir com as principais organizações sobre remuneração e benefícios - eles simplesmente não têm os recursos. Assim, eles precisam encontrar outras maneiras de atrair e reter funcionários talentosos. Eles podem estar dispostos, por exemplo, a permitirem que os profissionais trabalhem de forma flexível, personalizando a sua semana de trabalho para atender às suas necessidades ou preferências. Se os chefes das PME precisarem fazer pequenas concessões para manter seus melhores profissionais a bordo, muitas vezes eles farão.

Oportunidades de promoção
Por natureza, a trabalhar para uma PME dá aos candidatos talentosos a oportunidade de alcançar mais rapidamente a progressão na carreira. Em grandes organizações, pode haver uma longa fila de profissionais talentosos esperando a chance de subir. Se você é um trunfo importante para uma PME, não há nenhuma razão para que não seja dado responsabilidades importantes dentro de um ano ou dois. Mesmo se não houver uma vaga para promoção, um novo papel pode ser criado como recompensa por suas realizações. Isso não vai ser apenas uma tática de retenção. Alguns profissionais encaram o tempo que passam em uma PME como um período de aprendizado, outros desenvolvem toda carreira no seguimento. Fato é que se você executar bem seu papel em uma empresa de pequeno porte, será notado - e não apenas por seu empregador atual. Profissionais que agregam valor para uma empresa, sempre terão muitas oportunidades de carreira, tanto interna como externamente.

Traduzido e adaptado do original Why small business can offer big opportunities.

Compartilhar essa página