Trabalho remoto: um benefício ou um modelo de trabalho?

Por Robert Half on 16 de agosto de 2021

Como a opção de trabalhar de forma remota é vista em sua empresa? Hoje, isso deixou de ser apenas uma possibilidade para se tornar uma realidade até em segmentos que nunca o haviam experimentado.

No entanto, a tendência é que as empresas deixem de encarar o trabalho remoto como um mero benefício, e, sim, como um novo modo de trabalhar. Há cada vez mais um ambiente propício para esse cenário se consolidar ainda mais.

Envie sua vaga

Afinal, esse é o diagnóstico mostrado pela última pesquisa da Robert Half. O levantamento de julho de 2021 apontou que 24% enxergam trabalhar de forma remota como benefício, enquanto 76% o veem como um modo de trabalho.

Trabalhar de forma remota tornou-se uma realidade em diversos segmentos a partir da evolução tecnológica e da mudança de comportamento das pessoas. Com isso, o que era apenas uma tendência conseguiu revolucionar várias empresas em todo o mundo.

O que é trabalho remoto?

O termo trabalho remoto serve para se referir a qualquer modelo de trabalho que seja realizado em outro lugar senão a sede da empresa. Ou seja, envolve realizar as suas atividades de casa ou de estabelecimentos públicos, como coworkings, cafeterias, entre outros.

No passado, as empresas dependiam bastante de ter suas equipes fisicamente dentro do escritório, já que não existiam maneiras alternativas de acessar informações e interagirem entre si. No entanto, com cada vez mais recursos tecnológicos disponíveis, esse cenário mudou.

Trabalhar de forma remota com um time espalhado por várias localidades normalmente faz uso de diferentes ferramentas para aproximar esses profissionais. Entre elas, costumam estar envolvidas plataformas de comunicação, compartilhamento de arquivos e gestão de tarefas.

Apesar disso, trabalhar de forma remota também representa alguns desafios para determinadas empresas. Afinal, é preciso que as equipes e os gestores saibam adaptar a forma como realizam suas atividades para que não ocorra perda de produtividade nesse modelo.

Como o trabalho remoto passou a ser uma realidade para as empresas?

A necessidade de isolamento social a partir da pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas se vissem obrigadas a migrar para o trabalho remoto. Até aquelas que nunca haviam experimentado esse modelo passaram a integrá-lo à rotina.

Sempre existirão atividades que não podem ser realizadas ao trabalhar de forma remota. No entanto, o que mudou nos últimos anos é a disposição dos gestores a respeito dessa possibilidade em cenários em que ele é possível, mas ainda não havia sido aproveitado.

Muito dessa evolução deve-se às possibilidades oferecidas pelas ferramentas digitais. Não é mais necessário compartilhar documentos fisicamente, já que os virtuais podem ser visualizados de qualquer lugar do mundo. Além disso, reuniões podem acontecer no meio digital por meio de videoconferência.

Nesse novo cenário, o trabalho remoto passou a ser uma possibilidade viável para muitas empresas que talvez nunca tivessem considerado esse modelo.

Quais são os benefícios do trabalho remoto?

O trabalho remoto não é apenas um simples reflexo da mudança dos tempos. Na verdade, ele somente ocupa essa posição porque traz uma série de vantagens não apenas para as empresas como também para os seus funcionários. Ou seja, em uma boa implementação, é possível ter sucesso em várias frentes diferentes.

A seguir, estão destacados os principais benefícios de trabalhar de forma remota no dia a dia do escritório.

Economia de recursos

É comum que os gastos relacionados à manutenção do escritório correspondam a boa parte dos custos recorrentes de uma empresa. Com a instituição do trabalho remoto, torna-se desnecessário ter um grande espaço para acomodar todas as suas equipes.

Isso vale tanto para os custos do espaço físico como também para a infraestrutura dele. As empresas ainda podem manter um escritório menor para outros propósitos, o que representa uma grande economia de recursos.

Acesso a mais talentos

Limitações geográficas costumam impedir que talentos de todos os tipos cheguem à sua empresa. Então, outro benefício do trabalho remoto é poder abrir as suas portas para pessoas de todos os lugares, contanto que satisfaçam o perfil que você está procurando.

Isso não vale apenas para contratações de pessoas que moram em bairros mais distantes da sua sede. Além disso, é possível estender as possibilidades para outros estados e até países.

Diminuição de distrações

O ambiente do escritório é normalmente pensado para maximizar a produtividade das equipes, mas nem sempre isso funciona. A proximidade das pessoas pode fazer com que distrações se tornem comuns, e, assim, as tarefas sejam prejudicadas.

No entanto, o trabalho remoto oferece uma alternativa bastante saudável nesse sentido. Em outros ambientes, as pessoas podem isolar-se de forma que não sejam facilmente retiradas do fluxo produtivo, especialmente se contarem com um ambiente próprio para isso.

Equilíbrio saudável para a vida

Saber como equilibrar a vida pessoal e profissional é um dos tópicos de discussão mais comuns no meio corporativo. Felizmente, o trabalho remoto veio para oferecer ferramentas mais efetivas para solucionar esse problema.

Quem trabalha de forma remota tende a ter mais tempo para se dedicar à família devido à proximidade. Tendo o equipamento necessário em casa, também pode se dedicar às suas atividades sempre que precisar, proporcionando um equilíbrio saudável.

Eliminação do tempo de transporte

Você já parou para pensar em quanto tempo você e suas equipes perdem diariamente na locomoção de casa para o escritório? Esse intervalo é totalmente eliminado quando falamos de trabalho remoto.

Esse ganho de tempo é altamente positivo para todos os envolvidos. As pessoas terão uma agenda mais aberta que permite a inclusão de novas atividades, além de contribuir para uma maior qualidade de vida no geral.

Personalização do espaço

Outro benefício do trabalho remoto é que cada integrante da equipe pode personalizar o seu próprio espaço para maximizar a sua produtividade e felicidade. As pessoas não precisam mais se adequar ao ambiente do escritório, já que são livres para construir seu próprio local de trabalho.

O conforto é um dos atributos mais importantes de qualquer trabalho. Atuar em um ambiente desconfortável contribui para a infelicidade do profissional, tendo um impacto em sua performance e motivação.

A popularização de trabalhar de forma remota é uma consequência natural da evolução tecnológica e da mudança de comportamento das pessoas. Então, vale a pena contribuir para a adesão dele como um modo de trabalho válido em sua organização para aproveitar os benefícios que ele pode trazer. Para isso, basta priorizar a produtividade e a comunicação entre as equipes.

A sua empresa já experimentou ou está atuando agora com trabalho remoto? Conte para nós, aqui nos comentários, como está sendo essa transição e se há a expectativa de mantê-lo no futuro.

 

BENEFÍCIOS PRÉ E PÓS COVID-19: O QUE MUDOU?

Baixe o estudo completo, gratuitamente, clicando na imagem

Benefícios pre e pós Covid-19: o que mudou?

More From the Blog...