Tempo estimado de leitura: 8 minutos

A paternidade é cheia de desafios, mas é, com certeza, muito gratificante. Um caminho cheio de descobertas interessantes, companheirismo, aprendizado e muito amor. Sim, dá trabalho criar filhos, mas a paternidade faz com que o caminho, ainda que seja árduo, se torne mais divertido e traz um senso de propósito. 

Pensando nisso, para comemorar o Dia dos Pais, comemorado todos os anos no segundo domingo de agosto, trouxemos depoimentos de vários super pais que trabalham na Robert Half e desempenham as duas funções (profissional e paternal) com maestria! Confira o artigo com os depoimentos, as lições e as vantagens que a paternidade proporciona para a vida. Tenham um Feliz Dia dos Pais! 

Envie sua vaga

Leia tambémMaternidade: sete orientações para voltar ao trabalho


 alex arima

Alex Arima, Gerente Sênior de Marketing e Relações Públicas

“Empatia, aprendizado, disciplina e organização”

Ser pai, pela primeira vez, me fez perceber que para lidar com todas as obrigações do dia a dia e ainda assim conseguir cuidar de um ser humaninho, era preciso ser produtivo na marra.

Ou seja, fui obrigatório trabalhar muito a disciplina e organização. Ser pai pela segunda vez, acabou sendo uma experiência mais desafiadora.

Com um segundo filho totalmente diferente do primeiro e muito ativo e demandante, precisei aprimorar minhas aptidões de empatia. Entender o que se passava na cabeça de cada um passou a ser essencial e vital.


 pais 5

Caio Carvalho, Gerente de Divisão Sênior

“Eles me ajudam a dar sempre o meu melhor”

Ser pai me ajudou a perceber o que significa ter pessoas que dependem realmente de mim. Eles são maravilhosos e me ajudam a dar sempre o meu melhor


 CASSIO

Cassio Narciso, Especialista de Marketing

“Ser o exemplo”

Não importa muito o que eu falo, mas como falo com cada um. Porém, importa muito mais o que faço. Sou exemplo para eles, de coisas boas quando acerto; e também quando erro, de tal sorte que, espero que eles aprendam também com meus erros. E assim, a gente aprende juntos nessa caminhada.


daniel rodrigues

Daniel Rodrigues, Gerente de Negócios

“A felicidade está nas coisas simples”

A principal mensagem pra mim nesse dia dos pais é que a felicidade está nas coisas simples, e que nós adultos complicamos e criamos obstáculos. Minha família é tudo pra mim e me cobro sempre se estou priorizando meu tempo e rotinas pra que isso seja refletido o máximo possível no meu tempo livre. Um simples café da manhã na padaria pode ser tão especial como um dia inteiro em um parque, depende da intensidade, atenção, carinho que dedicamos a esse momento.


 pais

Juliano Mancuso, Gerente de Negócios

“Mais importante que um laço de sangue, temos um elo de alma!”

Ser pai de coração me levou a ser um exemplo em todos os fatores da minha vida, pois quando vejo ele crescendo e se inspirando em minhas atitudes e comportamentos, isso me leva sempre a ser uma pessoa melhor a cada dia. Mais importante que um laço de sangue, temos um elo de alma.


pais 6

Julio Izaga, Executivo de Vendas Regional

“Ser resiliente, nunca desistir e crescer…”

Ser pai me ensinou a ser resiliente, a nunca desistir e buscar sempre o crescimento pessoal e intelectual…

Me deu responsabilidade de ser todos os dias uma pessoa melhor e passar bons princípios, pois me tornei o maior exemplo para formação do caráter do ser mais importante da minha vida, meu filho…

 


leo berto

Leonardo Berto, Gerente de Operações

“Amor, respeito e honestidade”

Ser pai me ensinou a não julgar as pessoas pela minha perspectiva. Meus filhos me trazem a consciência de como as pessoas tomam decisões todos os dias baseadas em seu próprio mapa de mundo. Não posso julgá-las pelo que eu acho, mas devo buscar compreensão e dialogo para evoluirmos juntos. Meus filhos potencializam dentro de mim aquilo que mais prezo na vida e no dia a dia: amor, respeito e honestidade.


lucas pinto

Lucas Pinto, Analista de Relações Publicas

“Maturidade, organização, prioridades, e muito amor.”

Ser pai é ser companheiro, é estar junto, é acompanhar cada passo desde o início. É compartilhar as dores e alegrias, é dar conforto e segurança e, é claro, fazer parte de muitas brincadeiras e descobrir um mundo inteiro de possibilidades.

Tudo mudou, há 8 anos, quando a Aurora chegou. Eu havia recém-perdido a minha mãe, a pessoa com quem eu tinha o maior elo na vida. Tive que aprender a caminhar sem a ajuda dela e a guiar minha filha como se nada tivesse acontecido. Foi uma barra bem grande, mas o exato elo que eu tinha com a minha mãe agora tenho com a minha filha. Caminhamos juntos diariamente e compartilhamos um mundo de brincadeiras e descobertas.

Além de toda a parte lúdica e maravilhosa da experiência de ser pai, o papel também me trouxe mais maturidade, organização e priorização. O amadurecimento é natural, mas a jornada é sensacional. Um Feliz Dia dos Pais a todos!  

Confira também: Dia das Mães: lições para a carreira e a vida


 mario custodio

Mário Custódio, Diretor Associado

“Empatia, comunicação e aprendizado…”

Apesar da mesma criação, meus filhos têm a personalidade muito diferente entre eles. O que motiva um não é, necessariamente, a mesma coisa que motiva o outro! Procuro ter empatia para que a minha comunicação seja mais fluída com eles, e levo também esse aprendizado para o ambiente profissional


 thiago lima

Thiago Lima, Consultor de Engenharia, BH

“Ser pai é aprender a amar alguém antes de qualquer outra coisa”

Uma vez vi uma frase onde dizia que “o único ser capaz de amar mais você do que a si próprio era o cão, ”o melhor amigo humano””, agora vejo que não é verdade. Sou pai há apenas 1 mês e alguns dias e ainda não tenho tanta experiência como muitos, mas grandes aprendizados sim. 

Após ser pai, vejo que aprender a ser pai é aprender a amar alguém antes de qualquer outra coisa, é aprender a ter um verdadeiro porquê, e propósito. Ser pai é demonstrar os sentimentos diariamente e não somente falar de sentimentos. Ser pai é acordar de madrugada para trocar uma fralda, mas ganhar um sorriso em troca. 

É dormir pouco, mas acordar disposto. Ser pai é saber que faz o melhor que pode. É se irritar quando chora de madrugada e, ao mesmo tempo, ficar feliz demais por saber que é apenas uma fralda ou fome. Ser pai é estar sempre ansioso para estar junto ao filho. 

Você pode gostar de: Dilemas da maternidade: priorizar família ou carreira


Índice de Confiança Robert Half ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

 

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.