Saúde mental dos gestores: saiba como mantê-la em ordem!

Por Robert Half on 8 de outubro de 2021
Tempo estimado de leitura: 5 minutes

Cada vez mais, vemos como a modernidade tem um impacto em nossas vidas. Apesar de, em geral, apresentar impactos positivos, sabemos que um assunto que não pode ser descuidado é a saúde mental. Nesse âmbito, também é importante falar sobre a saúde mental dos gestores.

Muito se fala da preocupação com a saúde mental dos colaboradores da empresa, como os líderes estão lidando com os problemas emocionais de seus times etc. No entanto, como anda a saúde mental dos gestores?

Envie sua vaga

Segundo pesquisa da The School of Life, em parceria com a Robert Half, sobre Saúde Mental e Inteligência Emocional no Trabalho, 87,5% dos líderes disseram que a pandemia causou algum impacto em sua saúde mental. Ansiedade, Estresse e Insônia aparecem no topo da lista.

O estudo completo você confere em: Saúde Mental e Inteligência Emocional no Trabalho

Você, gestor, sabe como um líder deve agir para cuidar da própria saúde mental? Esse tema é super atual e importante. Siga com a leitura para saber mais sobre o assunto.

Qual é o impacto das responsabilidades na saúde mental dos gestores?

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre como a função gerencial pode ter impactos na saúde mental de uma pessoa.

Nossa geração já sabe que com saúde mental não se brinca. Desenvolver uma patologia mental é reconhecidamente tão sério quanto qualquer doença física e demanda tratamento por meios específicos e medicamentos da mesma forma.

Quanto aos gestores, há neles uma persona referência para as atividades da empresa. Naturalmente, é fácil ocorrer uma sobrecarga de demandas e assuntos a serem resolvidos.

Em épocas de incertezas, principalmente, a figura do gestor de empresas se torna ainda mais importante para o equilíbrio de uma empresa. Para que os colaboradores tenham confiança, tranquilidade e uma mentalidade forte para ultrapassar as dificuldades do momento, é essencial que os gestores atuem com uma postura forte e apoiadora.

Leia também: 10 dicas para promover ações voltadas para a saúde mental no trabalho

Para isso, cuidar da saúde mental dos gestores se torna tão importante. O trabalho é mais imprevisível, necessita de adaptações e todos estão mais suscetíveis a erros e problemas.

Por que é importante que os gestores cuidem da saúde mental?

Como já explicitamos, as responsabilidades de gestão podem acarretar dificuldades na saúde mental de uma pessoa. Cuidar bem dela, por outro lado, pode gerar benefícios em todas as áreas da vida e até na gerência de uma empresa. Não acredita? Veja, abaixo, como todas as áreas caminham juntas.

Primeiro, como podemos cuidar de alguém se não estamos bem? O profissional responsável por cuidar das pessoas do time deve também estar com o equilíbrio emocional em dia. Esse fato faz diferença diretamente na equipe, portanto, também faz nos resultados da empresa.

Um líder que está bem pode ter uma melhor percepção de sua equipe, fazer melhores orientações e ter mais qualidade de vida. Por outro lado, quem descuida de sua saúde mental está fadado a não conseguir gerir sua empresa de forma efetiva.

Trabalhar excessivamente pode acabar acarretando algo denominado Síndrome de Burnout, que é o esgotamento e estresse excessivos no âmbito profissional. O que pode levar, como consequência, a condições médicas mais graves a médio e longo prazo. Apesar de haver, na maioria das vezes, muito trabalho a fazer para manter uma empresa em pé, este deve ser executado sem descuidar das emoções. É essencial ter o olho aberto para a saúde mental dos gestores.

Você pode se interessar também por: Veja os sintomas da síndrome de burnout e como evitá-los nos colaboradores!

Como cuidar da saúde mental dos gestores?

Agora você já sabe por que é importante se atentar à saúde mental, não é mesmo? Mas, afinal de contas, como um líder deve agir para cuidar da própria saúde mental? Neste tópico, vamos dar dicas que vão ajudar você nesse sentido. Confira!

Evite grandes cargas de trabalho

A primeira dica é a mais simples, porém é também a que as pessoas mais esquecem. É importante evitar cargas elevadas de trabalho. Afinal de contas, você não é uma máquina e deve cuidar bem de seu corpo, para poder estar em seu melhor estado sempre.

Tenha uma comunicação eficaz com seus colaboradores

Ter uma comunicação eficaz com os seus colaboradores vale a pena. Deste modo, você poderá saber exatamente quais são as necessidades deles e expor exatamente quais são as suas. A divisão de trabalho fica mais equânime desta forma, e todo mundo pode fazer exatamente o que prefere e faz melhor em sua área.

Tenha um ambiente de trabalho confortável

Sem dúvidas, um ambiente de trabalho confortável faz com que não apenas gestores, mas também colaboradores, sintam-se mais confortáveis ao trabalhar. A saúde mental de toda a equipe agradece um ambiente de trabalho confortável e respeitoso.

Adote um mindset de calma e análise para tomada de decisões

O seu padrão de pensamento deve ser sempre calmo e analítico, para que você possa tomar as suas decisões da melhor forma possível. Sabemos o quanto, às vezes, isso pode ser um grande desafio para quem gerencia uma empresa onde o tempo é dinheiro. Entretanto, em nome da sua saúde mental, a calma deve ser a regra, e não a exceção.

Busque uma rotina saudável

A busca pela saúde mental começa até mesmo fora da empresa. Tenha uma rotina de atividades físicas regular. Vale a pena ter o acompanhamento com um profissional da área, por exemplo. Normalmente, quem trabalha em escritório o dia inteiro acaba por passar muito tempo sentado ou parado. Por isso, é essencial mexer o corpo e manter uma alimentação adequada e saudável.

Busque autoconhecimento

A nossa última dica tem a ver com o seu próprio ser. Jamais deixe de buscar autoconhecimento e saber quais são seus lados fortes e fracos. Tenha confiança no seu time e conheça bem todos os seus colaboradores. Ao ter uma boa comunicação com eles, você vai conseguir estabelecer uma saúde mental muito melhor do que aquele gestor que simplesmente vê os colaboradores como números.

Saúde mental é um conjunto de fatores. E a saúde mental dos gestores é um assunto que não recebe tanta atenção quanto merece. Ao dar mais importância a um tema tão essencial quanto esse, é possível melhorar não apenas o desempenho da empresa, mas também o lado pessoal dos gestores.

Esse tema é muito importante e deve ser tratado com toda a seriedade que merece. Gostou de saber mais sobre como cuidar da saúde mental dos gestores? Então, assine a nossa newsletter para não perder mais nenhum conteúdo. Deste modo, vai ser possível ficar por dentro de todos os novos posts em seu e-mail.

 

Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Estudo produzido pela The School of Life, referência no ensino da inteligência emocional, em parceria com a Robert Half

Baixe o material completo, gratuitamente, clicando na imagem

Pesquisa TSOL  e TH

More From the Blog...