Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Novas formas de trabalho: Modelos de trabalho híbrido, presencial ou remoto… Parece que muita coisa mudou no mercado, nos últimos dois anos, e acredite: muita coisa mudou nesse curto intervalo de tempo.

A pandemia da Covid-19 foi a grande responsável por isso. Afinal de contas, a necessidade de isolamento social forçou muitas empresas a repensarem e inovar nos seus respectivos modelos de trabalho para permanecerem ativas e funcionais durante esse período.

Por isso, reunimos Daniel Luz, CGO da Miranos, e Lucas Nogueira, diretor associado da Robert Half, para um produtivo bate-papo que visa analisar o futuro do trabalho. Confira!

Envie sua vaga

O que muda e o que permanece no pós-pandemia?

Luz, que atua na Miranos — uma plataforma de gestão estratégica de pessoas —, tem avaliado constantemente os impactos da pandemia nas relações de trabalho.

E a mudança no comportamento das pessoas (e das empresas) foi perceptível. Por exemplo: quase 70% das pessoas preferem o modelo home office. Algo que organizações têm se desafiado para avaliar a possibilidade de manter o modelo permanentemente ou apenas durante o período emergencial da pandemia.

Uma interessante análise de Luz é relativa à concentração de diferentes gerações no ambiente de trabalho, atualmente. Podemos encontrar, no mesmo quadro de funcionários, baby boomers e os jovens representantes da geração Z.

Ou seja: pessoas que viveram grande parte da vida em um escritório e outras que tiveram suas primeiras experiências profissionais por meio de videoconferências e trabalhando de casa mesmo.

Até por isso, Luz acredita ser difícil obter um consenso sobre as formas de trabalhar.

Por sua vez, Nogueira lembra que o mercado está em constante transformação e nada deve ser descartado ainda. Afinal, desde o advento da transformação digital, tudo tem se metamorfoseado constantemente: as tecnologias, as gerações profissionais e as demandas do mercado.

Isso tudo reforça um desafio para a gestão, sobretudo.

Quais são os desafios? 

Um dos principais problemas para gestores — independentemente do ramo ou porte da organização — é o equilíbrio entre atração e retenção de talentos. Em um relatório promovido pela Robert Half a cada três meses, registrou-se que mais de 70% dos entrevistados colocaram como desafio justamente esse aspecto.

O que implica também o modelo de trabalho a adotar. Pois novas habilidades e perfis profissionais passam a sr exigidos, e isso traz nova dinâmica ao trabalho. Por mais que ainda existam pessoas que prefiram o modelo presencial.

É o caso de Elon Musk, que questiona o trabalho à distância. Luz também concorda, atestando que um trabalho criativo e colaborativo funciona melhor com os colegas lado a lado.

Mas nada disso é permanente. Como Nogueira destaca, o mercado tem s transformado de maneira disruptiva rápida e constantemente. Decretar algo como definitivo, hoje, pode ser um processo de transformação tardio no futuro.

Inclusive, é o futuro que reserva ainda alguns obstáculos a serem superados. Como é o caso da transformação dos escritórios — “que não deixarão de existir, mas vão mudar o layout”, revela Nogueira. E também os aspectos legais em torno das novas relações de trabalho.

Aditivos contratuais e questões pontuais que multinacionais, principalmente, enfrentam por conta de compliance, são alguns deles. Assim como a marcação de ponto e a questão de hora extra.

As mudanças vêm acompanhadas de novos desafios e no Brasil isso deve ser levado com cautela. Ainda mais, porque existem indícios de que 98% dos processos trabalhistas no mundo inteiro acontecem por aqui. Luz ainda reforça: são, em média, 12,5 milhões de processos ao ano.

Portanto, isso tudo deve passar em consideração por todos os setores da empresa. O alinhamento legal deve ser determinante para receber essas e outras transformações no futuro do trabalho.

E você pode ficar por dentro de tudo o que foi discutido sobre o assunto, sabia? Basta clicar aqui e ouvir na íntegra o papo com Daniel Luz e Lucas Nogueira no podcast da Robert Half Talks!

Clique para outros episódios do Robert Half Talks

Episódio #1: ESG: como ele impacta na hora de contratar? - com Carlo Pereira e Fernando Mantovani

Episódio #2: Match Perfeito na contratação - com Paul Ferreira, da FDC, e Mário Custódio

Episódio #3: Guia Salarial - com Leonardo Berto e Vitor Silva

Episódio #4: Saúde Mental - com Jackie de Botton, da TSOL, e Maria Sartori

Episódio #5: Transformação Digital nas empresas brasileiras - com Edvalter Becker Holz, do Insper, e Caio Arnaes

Episódio #6: Oficeless: desafio para o RH - com Matheus Fonseca, da Movile, e Lucas Nogueira

Episódio #7: Que venha 2022 - com Vittorio Danesi, da Simpress, e Fernando Mantovani

Episódio #8: Diversidade e Inclusão - Denise Brito, da Sodexo Débora Ribeiro

Episódio #9: Mentiras no Currículo - Amanda Adami e Thiago Zuppo (Robert Half)

Episódio #10: Dia Internacional da Mulher - Flavia Alencastro, Maria Sartori (Robert Half) e Tatiana Monteiro de Barros (UniaoBR) 

Episódio #11: Dia Internacional da Felicidade - Érika Moraes (Robert Half) e Renata Rivetti (Reconnect Happines at Work) 

Episódio #12: Tendências em Benefícios - Marcela Esteves (Robert Half) e Cesário Nakamura (Alelo) 

Episódio #13: Mitos e Verdades do Recrutamento - Alexandre Attauah e Carolina Cabral (Robert Half) 

Episódio #14: Universidades X Mercado de Trabalho - Leo Berto (Robert Half) e Professor Carlos Netto (Mackenzie) 

Episódio #15: Filhos no Curriculo - Michelle Terni (Filhos no Currículo) e Mariana Horno (Robert Half) 

Episódio #16: Síndrome do Impostor - Henrique Bueno (Wholebeing Institute Brasil) e Maria Sartori (Robert Half)

Episódio #17: Infoxicação - Luciano Pires (Café Brasil) e Vitor Silvério (Robert Half)

Episódio #18: Motivações para a liderança - Tatiana Iwai (Insper) e Mario Custódio (Robert Half)

Robert Half Talks

Lançado em outubro de 2021, o Robert Half Talks está disponível nas principais plataformas de áudio e agregadores de podcasts. Em um bate-papo inteligente e descontraído entre headhunters da companhia e grandes nomes do mercado, o Robert Half Talks será uma atração quinzenal, com o objetivo de levar aos ouvintes discussões relevantes sobre o futuro do trabalho e dicas de como se adaptar a um mundo em constante transformação.

Mais informações sobre o Robert Half Talks você confere em: Podcast: Robert Half Talks | Robert Half