Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Quem está ativo no mercado de trabalho e deseja elevar as suas competências e habilidades, deve estar atento aos conceitos de reskilling e upskilling, que trabalham as competências já existentes e novas habilidades, em uma jornada de eterno aprendizado.

De acordo com pesquisa da Robert Half realizada com 664 recrutadores, em parceria com a Fundação Dom Cabral sobre as práticas de upskilling e reskilling, 42% das vagas não são ocupadas porque os recrutadores não encontram profissionais aptos para ocupá-las.

Esse cenário é intensificado pelas grandes mudanças ocorridas nos últimos anos, a exemplo da transformação digital, a globalização, a automação de processos e a industrialização, que influenciam diretamente os mercados e nos negócios. Assim, estar preparado para os desafios do mercado é fundamental.

Quer saber mais sobre reskilling e upskilling e sua importância para o mercado de trabalho? Então, continue a leitura!

Envie sua vaga

O que é reskilling e upskilling?

O upskilling é referente ao aprimoramento das funções que um indivíduo já exerce. Logo, diz respeito a melhorar as suas competências e habilidades em uma área em que ele já tem algum domínio. Assim, ao desenvolver ainda mais as suas qualificações, é possível se tornar um profissional disputado pelo mercado. Afinal, estará mais preparado para gerar resultados.

Leia também: Quais são as tendências para as áreas de finanças e contabilidade?

Já o reskilling é voltado para o aprendizado de novas competências e habilidades, e tem como objetivo capacitar o profissional para ele estar pronto para novos desafios na carreira, ou seja, atuar em uma área diferente da que trabalha hoje em dia.

Tanto o upskilling quanto o reskilling podem ser usados no desenvolvimento de competências e habilidades na carreira. Contudo, têm objetivos distintos.

Para você poder visualizar melhor o que estamos dizendo, preparamos os exemplos abaixo. Acompanhe!

Upskilling

Suponha que você atue há muitos anos no setor financeiro de uma empresa, e com a transformação digital e a implantação de novas tecnologias na companhia, precise se capacitar para usar novas ferramentas tecnológicas no seu dia a dia. Nesse caso, você aprimorará habilidades que já possui.

Reskilling

Agora, imagine que você é um profissional que atua na área financeira e deseja migrar para o setor de Recursos Humanos da empresa. Nesse caso, você precisa desenvolver novas habilidades. Nesse cenário, é necessário se requalificar para estar apto para atuar em um novo departamento, diferente daquele que você estava acostumado.

Nesse cenário, fica mais fácil você entender que upskilling e reskilling estão inseridos no conceito de “lifelong learning”, ou seja, “eterno aprendizado”, conforme conceituam os americanos.

Qual é a importância do reskilling e upskilling para o futuro do trabalho?

Até aqui é possível entender que aquele profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho deve estar atento a esses conceitos, já que o aprendizado contínuo é um diferencial para que você se mantenha competitivo no mercado de trabalho. Além disso, com o cenário empresarial em constante transformação, é essencial buscar o aperfeiçoamento contínuo.

Recentemente uma pesquisa chamada Future of Jobs (O Futuro dos Empregos) realizada pelo Fórum Econômico Mundial constatou que metade da força de trabalho precisará passar por um processo de requalificação nos próximos cinco anos, à medida que a "ruptura dupla" dos impactos econômicos ocasionados pela pandemia e pelo aumento da automação serão fatores-chave na transformação dos empregos. 

O Fórum estima que até 2025, 85 milhões de empregos podem ser eliminados por uma mudança na divisão do trabalho entre humanos e máquinas. Mas ainda mais empregos – 97 milhões – podem surgir da necessidade de adaptação que a nova realidade de trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos representa.

Confira abaixo as principais habilidades que serão mais demandadas em 2025, de acordo com a pesquisa:

fatores

Além disso, há diversos fatores que os processos de reskilling e upskilling proporcionam e que são fundamentais para o futuro do trabalho, incluindo:

Aumento da produtividade

Upskilling e o reskilling são capazes de promover a motivação no trabalho. Isso porque, profissionais que buscam o aperfeiçoamento contínuo estão mais preparados para colaborar e para enfrentar os desafios do dia a dia das empresas.

Nesse cenário, ao dominar as rotinas e desafios diários, os profissionais se sentem mais confiantes, e com isso, conseguem aumentar a produtividade e alcançar metas e resultados relevantes para a organização.

Você pode gostar de: Entenda a relação entre a tecnologia e produtividade

Redução do turnover

Quando as pessoas sentem que as suas iniciativas de desenvolvimento são valorizadas pela empresa, elas tendem a ser mais fiéis à organização e, assim, permanecem mais tempo nela.

Nesse cenário, o upskilling e o reskilling são fatores que ajudam na redução do turnover nas empresas, o que é ótimo para a organização e também para o funcionário, que pode desfrutar do seu plano de carreira com maior desempenho.

Adaptação às novas tecnologias e demandas do mercado

Já comentamos que a transformação digital é uma realidade que faz parte do mercado de trabalho atual. E estar pronto para dominar as ferramentas tecnológicas é fundamental para que o profissional possa continuar exercendo as suas atividades da melhor forma.

Ao investir tempo e recursos no upskilling e no reskilling, o profissional fica mais preparado para poder contribuir com soluções diárias para a empresa, propondo ações de maneira mais rápida, o que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Logo, empresas que apostam no desenvolvimento contínuo de seus funcionários também tendem a sair ganhando, pois terão em seus quadros de funcionários profissionais mais capacitados e preparados para fazer a diferença na busca pelos melhores resultados.

Como as empresas estão lidando com as mudanças nas competências?

De acordo com pesquisa da Robert Half, a pandemia despertou a necessidade de investimentos em qualificação e reciclagem de colaboradores, tornando o upskilling e o reskilling uma realidade para as empresas que estão contratando e um diferencial usado para manter os colaboradores na organização por mais tempo.

Conforme o estudo, 66% dos recrutadores que atuam nas organizações que participaram da pesquisa, dizem que contratar profissionais qualificados na atualidade está difícil ou muito difícil. Desses, 42% dos recrutadores consideram que as vagas abertas não são preenchidas porque os candidatos não estão aptos para as funções disponíveis.

Entre as principais razões de dificuldade, os recrutadores apontam:

  • a falta de habilidades técnicas primordiais para o cargo (49,85%);
  • profissionais mais competentes estão empregados (45,63%);
  • o pacote de remuneração oferecido pela organização não é competitivo (39,01%) e;
  • faltam habilidades comportamentais dos candidatos para a função (38,4%).

Nesse cenário, estar atento às oportunidades de aprendizado contínuo é fundamental para conquistar resultados cada vez mais relevantes para a sua carreira, tornando-se um talento disputado pelo mercado de trabalho.

Como vimos ao longo desta leitura, buscar o desenvolvimento do reskilling e upskilling é fundamental para se manter competitivo em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e inserido no contexto das transformações sociais e tecnológicas. Logo, investir no aprendizado contínuo é uma ação cada vez mais necessária para todos os profissionais que almejam se destacar.

Se você gostou deste artigo sobre Reskilling e upskilling, deixe o seu comentário contando suas experiências relacionadas ao tema!

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

ACESSAR O GUIA SALARIAL

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.