A reinvenção da área de Vendas e Marketing

Por Robert Half 20 de dezembro 2017

Atentas aos movimentos do mercado, as empresas precisam se reinventar para manter seus resultados e gerar novas oportunidades, mesmo em um cenário menos favorável. A área de vendas e marketing, importante na atração e geração de novos negócios, se destaca neste sentido, mas os profissionais também precisam estar atentos às novas tendências para atender às necessidades do mercado. Diariamente surgem novos termos, atribuições e especializações possíveis. E com elas, a necessidade constante de atualização. Se por um lado, os processos estão mais ágeis, ainda existe uma lacuna na capacitação dos profissionais.

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Marketing e tecnologia

A união entre o Marketing e a Tecnologia já é uma realidade há alguns anos. Profissionais que enxergaram essa mudança conseguem colher bons frutos hoje. Já os que ainda não apostaram nesta junção podem encontrar alguns entraves em sua trajetória profissional, pois neste caminho sem volta será mandatório saber utilizar essas ferramentas. Como usar essas informações estruturadas de forma criativa a favor das marcas é o grande desafio dos profissionais que estão à frente dos departamentos de Marketing. Para atender a esses quesitos, as empresas buscam um profissional multitarefas, proativo e com perfil analítico. Quanto às habilidades técnicas, conhecer de tecnologia e se voltar ao digital abre cada vez mais portas. Dessa forma, mesmo quem não queira se especializar na área, precisa ter noções básicas de temas como social analytics, SEO e até conceitos de IoT (internet das coisas).

O candidato ideal

Um portfólio destacado, aliado a um bom conhecimento da área, tende a chamar a atenção. É importante, porém, que o profissional consiga comprovar suas experiências. A área exige, cada vez mais, referências e business cases durante o processo seletivo. A teoria é importante, mas colocá-la em prática, e comprovar resultados, é essencial.

Na área de vendas, o perfil Hunter (caçador) e uma boa carteira de clientes seguem fazendo a diferença, mas o profissional precisa se destacar, também, pela visão estratégica e conhecimento do negócio.

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