Recrutamento temporário em tempos de crise: como fazer?

Por Robert Half on 22 de junho de 2020

recrutamento temporário diz respeito à contratação de colaboradores por tempo determinado, no qual empresa e profissional concordam em iniciar uma relação de trabalho com data para terminar.

Esses empregos geralmente se baseiam nas necessidades específicas de um projeto ou de um determinado cenário, como no caso da pandemia causada pelo coronavírus. A crise global impactou empresas e pessoas de diferentes formas. Algumas tiveram que reduzir seus quadros de funcionários - mas não a carga de trabalho -, enquanto outros viram seus negócios ampliarem. Em ambos os casos, uma alternativa para manter a continuidade dos negócios e a produtividade, evitando o esgotamento da equipe e sem impacto na folha de pagamento, é a contratação de mão-de-obra especializada por projetos.

Quer saber mais como esse regime funciona, suas regras específicas e ainda receber dicas valiosas sobre o recrutamento em tempos de crise? Confira este material!

Como recrutar temporariamente em períodos de crise?

Embora as empresas esperem que uma crise não tenha longa duração, ainda assim, não há como garantir qual será o término exato do período turbulento. Isso faz com que o fator tempo seja tão ou mais importante que nas contratações permanentes.

Ou seja, a organização precisa de agilidade para identificar suas necessidades, realizar o processo seletivo e fazer a contratação. Além disso, o onboarding também precisa ser feito com rapidez, já que esses colaboradores precisam agregar valor em um curto espaço de tempo.

Falando especificamente da pandemia causada pelo coronavírus e as exigências do isolamento social, todo o processo pode ser realizado de maneira remota. Hoje, além de publicar as vagas pela internet, as empresas têm total condições de realizar o recrutamento online até o momento da admissão.

Essa oportunidade pode perdurar e se transformar em uma política permanente para a empresa, já que os custos do recrutamento remoto são baixos e o processo é concluído com segurança e agilidade.

Mesmo em momentos de crise, é preciso ter atenção para contratar os melhores profissionais disponíveis. Por isso, as empresas devem se preocupar com a qualidade na hora de recrutar trabalhadores temporários.

Quais as vantagens desse tipo de contratação no atual momento?

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe alguns problemas para diversos setores, mas também acelerou as contratações em outros segmentos. Prestadores da área da saúde, indústria alimentícia, cadeia de suprimentos, supermercados e outros serviços essenciais começaram uma corrida pela contratação de colaboradores que possam suprir as demandas atuais.  

A produção de EPIs, embalagens, álcool em gel fez com que as empresas responsáveis pela fabricação desses produtos aumentassem seu quadro de colaboradores. O mesmo aconteceu com os supermercados: famílias em casa estão consumindo mais e, consequentemente, comprando mais.

Além dos setores que ampliaram o quadro por conta da pandemia, a contratação temporária também pode ajudar as empresas que precisaram enxugar o quadro de colaboradores e dispensaram executivos em áreas vitais para uma empresa, como o marketing e finanças.

Em todas essas situações, a contratação de profissionais especializados para projetos contribui para que todos esses serviços continuem a ser ofertados com qualidade, minimizando os possíveis impactos com a gestão de pessoas e estrutura para receber novos colaboradores. Afinal, expandir o quadro de trabalhadores exige planejamento, que não foi possível já que o COVID-19 pegou a todos de surpresa.

Para os trabalhadores, o contrato temporário também é vantajoso. Além de suprir as necessidades financeiras do momento, é uma oportunidade trocar conhecimento e experiência, estabelecer um networking e mostrar seu potencial. Além disso, ao fim da pandemia, aqueles que se destacaram podem ser contratados em uma eventual necessidade, um benefício de mão dupla.

Vale lembrar que a contratação temporária é uma forma de equilibrar o headcount da empresa em qualquer situação, não apenas em tempos de crise.

Por que contar com o suporte de uma empresa especializada?

Uma das obrigatoriedades é a utilização de uma agência que tenha a liberação do Ministério do Trabalho para intermediar esse processo, como a Robert Half , uma consultoria de recrutamento especializado e que também tem forte atuação na alocação de mão de obra. O apoio de uma empresa especializada garante, também, que o processo ocorre de forma mais ágil, especialmente em períodos de crise.

Empresas especializadas em recrutamento têm a expertise necessária para encontrar o profissional ideal para vaga, de acordo com as necessidades da empresa. Dessa forma, conseguem preencher a posição com rapidez, mas também com qualidade, possibilitando que o colaborador seja permanentemente efetivado caso necessário.

Além disso, é uma oportunidade de firmar uma parceria com uma prestadora de serviços de qualidade, que pode contribuir para contratações eficientes em outros períodos.

Como você pôde perceber, o recrutamento temporário tem seus benefícios seja em tempos de crise, seja em períodos positivos para a empresa e o segmento no qual atua, quando se torna necessário aumentar a mão de obra para suprir as demandas pontuais com bons profissionais. Considere aderir esse modelo em seus projetos.

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