Quem é o RH?

Por Robert Half 2 de junho de 2017

Por Juliane Oliveira

Recursos Humanos é uma área não muito antiga nas organizações e que ainda está ganhando espaço e mostrando para o que veio.

Uma evolução de relações industriais e de administração de pessoal, a área de RH tem conquistado relevância nas empresas. Para os empresários, a área de Recursos Humanos está associada a uma célula da empresa que zela pelas melhores práticas de gestão de pessoas e aumenta seu capital intelectual tornando, assim, a empresa mais produtiva e competitiva. Para o trabalhador, a imagem do RH está relacionada a quem vai agregar à sua carreira, buscando seu desenvolvimento, conferindo seus direitos, promovendo um ambiente favorável para que seja mais satisfeito com seu trabalho e realizado em sua vida pessoal. Assim, o RH pode ser compreendido como a área que é a balança entre os desejos do empregador e do empregado; é fazer parte de uma área que trabalha para a empresa, mas que também trabalha para os funcionários.

Mas como isso funciona?

Em sua estrutura, Recursos Humanos tem gente que cuida de gente. Pessoas que têm metas organizacionais e que são cobradas por resultados: recrutar, selecionar, desenvolver, reter, motivar. Seu orçamento quase nunca é o suficiente para tantos planos e ideias; você tem que ser criativo, desenvolto, ouvinte, persistente – deve ser exemplo.

Na sua essência, ser profissional de RH vai muito além de "gostar de pessoas". Ser RH é administrar objetivos e sonhos; é cuidar dos outros muitas vezes esquecendo de si próprio; é vestir a camisa onde na frente está escrito o nome da empresa e atrás o nome dos funcionários. Ser profissional de RH é buscar o que é justo para ambos os lados; é querer agradar a todos, mesmo sabendo que isso é impossível; é administrar conflitos, dar sugestões, procurar soluções e saber lidar com alegrias e frustrações todos os dias. Para ser do RH é preciso ser resiliente e apaixonado... Ser RH é ser assim, gente que cuida de gente.

* Juliane Oliveira é especialista de Recursos Humanos da Robert Half

More From the Blog...

O ano vai mudar, e você?

O ano de 2019 está aí. Você já fez sua lista de metas para este período que está por vir? Aqui vão 7 sugestões para que em 2019 você assuma as rédeas da...

Saiba mais