Por que está tão difícil encontrar profissionais qualificados?

Por Robert Half on 17 de Janeiro de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Você já se perguntou por que está difícil encontrar profissionais qualificados no mercado de trabalho? Saiba que esse é um dos maiores desafios para as empresas atualmente. Podemos entender esse momento como um “apagão” de talentos capacitados para lidar com demandas específicas, que sejam qualificados e comprometidos com o objetivo do negócio.

As empresas de sucesso são compostas por profissionais talentosos e de excelência, os quais se destacam no mercado de trabalho. Contudo, para atrair esses candidatos e construir um time sólido e bem-sucedido é preciso saber estruturar um bom processo de recrutamento e seleção.

Neste conteúdo, você entenderá melhor quais são os principais desafios encontrados para conquistar profissionais qualificados, e quais as estratégias para atrair esses talentos e enfrentar a concorrência. Acompanhe!

Envie sua vaga

Quais são os desafios para encontrar profissionais qualificados no mercado?

As empresas são movidas por pessoas, as quais tem mais impacto no sucesso e crescimento do negócio do que qualquer outro fator. Por esse motivo, o recrutamento e seleção precisa estar no topo da agenda das organizações. Afinal, é preciso garantir os melhores profissionais para integrar ao time.

Segundo o Guia Salarial da Robert Half, 69% dos entrevistados acreditam que será mais desafiador encontrar profissionais qualificados em 2022. Os profissionais mais disputados são do setor de tecnologia, já que as empresas precisam acompanhar a transformação digital e os avanços das tecnologias da informação.

Além disso, e conforme o levantamento da Robert Half, a tendência para o próximo ano é que as habilidades comportamentais mais demandadas pelas empresas em relação aos profissionais serão:

  • visão de negócio (51%);
  • pensamento estratégico (48%);
  • liderança (48%);
  • capacidade de adaptação (42%).

Mas afinal, como sair na frente da concorrência? Em função da grande disputa por profissionais qualificados, que tenham habilidade técnicas e comportamentais necessárias para lidar com o cargo, é importante que a organização tenha como foco uma boa estratégia de recrutamento, apoio de uma consultoria qualificada, que dê maior agilidade ao processo de recrutamento para atender a demanda, entre outras estratégias.

Leia também: Demanda por talentos: como encontrar profissionais qualificados no mercado?

Como encontrar profissionais mais qualificados do mercado e sair na frente da concorrência?

A princípio é fundamental conhecer a organização e os processos do negócio para definir quais são as necessidades e exigências do cargo em questão. Em seguida, é imprescindível investir em aplicar algumas estratégias de recrutamento e seleção que realmente tragam resultados.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas imperdíveis para atrair os melhores talentos para a sua empresa!

Foque em uma boa estratégia de recrutamento

Atrair bons candidatos não é uma tarefa simples. Um processo bem estruturado de avaliação dos profissionais é essencial para analisar não apenas questões técnicas, mas também as subjetivas. Por isso, cada etapa deve ser elaborada estrategicamente para avaliar os principais requisitos do candidato, desde o momento da triagem até a oferta final.

Nesse momento, é preciso pensar em questionários, entrevistas, testes, entre outros recursos que ajudam a coletar dados úteis para tomar a decisão final. Contudo, por trás de cada ferramenta, há uma lógica, estrutura metodológica e abordagem conforme o perfil da empresa. Por isso, é importante escolher os recursos que serão mais bem utilizados no processo.

Faça um job description assertivo

A descrição do cargo (ou job description) deve ser pensada com cuidado. Muitas empresas não dão a devida importância para esse anúncio, mas é ele que atrairá o seu candidato ideal e será o primeiro contato do profissional com o seu negócio. Portanto, para garantir a efetividade dessa etapa, anuncie as vagas de forma assertiva.

Isso quer dizer que você deve criar uma descrição de cargo que não serve apenas para descrever as funções do contratado, mas para ajudar a promover a sua marca empregadora, atrair talentos ideais, garantir que o anúncio chegue nos lugares certos, entre outras vantagens.

Proporcione maior agilidade no processo de recrutamento

Para atender a demanda do número de candidatos, é importante contar com as tecnologias. Com isso, é possível ter mais agilidade no processo de recrutamento e seleção de profissionais qualificados. Com a transformação digital e a mudança comportamental das pessoas em relação às tecnologias da informação, as empresas precisam se adaptar à esfera das pessoas que buscam oportunidades de trabalho.

Por essa razão, conte com plataformas e softwares de recrutamento e seleção, que tornem o processo de atração de profissionais qualificados mais seguros, ágeis e sem burocracias.

Lembre-se de não robotizar todas as etapas — a facilidade que a tecnologia proporciona pode ser bem atraente, mas pode eliminar candidatos que fariam a diferença para o negócio. Sendo assim, saiba manter o equilíbrio entre os meios automatizados e a análise pelo RH.

Atente-se às tendências de recrutamento e seleção

Nos últimos anos (e nos próximos também) os processos de recrutamento e seleção passarão por diversas mudanças e aperfeiçoamento. Desse modo, é importante que os gestores e os recrutadores se mantenham atualizados. A transformação digital, as metodologias mais humanizadas e as abordagens são as principais tendências atuais.

Você pode gostar de: Como usar o Marketing de Conteúdo no recrutamento e seleção

Promova uma boa experiência aos candidatos

A experiência dos melhores candidatos com a sua empresa começa muito antes do primeiro contato. Garantir que tudo ocorra bem e que o processo seja memorável, aguçando o desejo de candidatura, é fundamental para atrair profissionais qualificados. Em contrapartida, alguns fatores podem afastar esses talentos como:

  • muitas etapas no processo seletivo;
  • questões sobre a composição familiar (se tem ou pretende ter filhos, por exemplo);
  • processos muito burocráticos;
  • perguntas aleatórias (sobre o seu signo, qual animal seria etc.).

Conte com apoio de uma consultoria

Uma ajuda especializada é uma ótima estratégia para atrair candidatos qualificados, principalmente quando há falta de conhecimento e tempo necessário em recursos humanos. A consultoria de RH ajudará em todos os estágios do processo seletivo e pode contribuir para implantar ou atualizar a política de cargos e salários da empresa, entre outros benefícios.

Portanto, seguindo criteriosamente essas dicas, você conseguirá atrair os profissionais qualificados, ultrapassando o desafio de buscar e conquistar esses talentos. Lembre-se de manter a sua empresa atualizada quanto as tendências do mercado de trabalho e busque ajuda de especialistas sobre o assunto.

Acompanhe mais conteúdos como este! Curta a nossa página do Facebook.

Recrutamento especializado

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

More From the Blog...