As novas relações de trabalho

Por Robert Half 18 de abril de 2017

Por Juliana Porto

Empresas como Uber e Airbnb criaram novos modelos de negócios e avançam no mundo. Se por um lado geram polêmica especialmente sobre a questão regulatória e as mudanças nas relações de trabalho, por outro, abrem caminho para muitas outras plataformas que surfam na onda destes aplicativos. O mundo está mudando rapidamente. Veja como esta nova ordem pode afetar a sua carreira:

Trabalho mais livre

As novas gerações já não esperam ter apenas um emprego durante a vida toda e assumem mais riscos, compensados pela liberdade que esta nova constituição propicia. Para se adequar, é preciso ter constante evolução profissional - e também pessoal. Tenha uma visão sempre atualizada e  busque constantemente novos conhecimentos e competências.

Home Office

trabalho remoto não é novidade, mas ainda mostra muitas restrições de empresas e até mesmo funcionários. É comum ouvir que quem cumpre expediente em casa trabalha menos, o que definitivamente não é verdade. O home office pode te trazer mais rendimento no trabalho, melhor gerenciamento do seu tempo, e mais qualidade de vida. Já pensou em sugeri-lo na sua empresa?

Empreender, por que não?

No Brasil, já surgiram startups com plataformas baseadas na chamada economia compartilhada, como Dog Hero - onde é possível contratar um dog sitter -, por exemplo. Elas vem ganhando cada vez mais adesão. Se você tem uma boa ideia, mexa-se para tentar colocá-la em prática!

Relações Trabalhistas

Com mudanças intensas nas relações laborais, uma reforma trabalhista no Brasil está no radar do governo. No Uber, por exemplo, uma das principais questões levantadas em tribunais mundo afora é se os motoristas são ou não funcionários da empresa. Você tem que estar preparado - inclusive financeiramente - para estas mudanças.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Tags

More From the Blog...