Na Internet, a cada dia que passa, você enxerga cada vez menos!

Por Robert Half 25 de Janeiro de 2018

Por Alexandre Arima

Você provavelmente já passou pela experiência de ter visitado um website de comércio eletrônico e perceber que aquele produto que você viu começa a te perseguir em outros websites. Isso se chama remarketing e tem sido a forma como as lojas virtuais hoje têm conseguido fisgar seus clientes, mesmo após eles terem saído de seus domínios.

Isso já aconteceu comigo e acabei tornando-me um cliente. Após visitar alguns websites de móveis, toda vez que entrava na internet, via o anúncio do e-commerce visitado, mostrando exatamente aquele móvel que estava pesquisando. E isso se repetiu por alguns dias. Não resisti e acabei comprando.

A mesma técnica aplicada ao comércio eletrônico também está presente em todo tipo de website.

Os algoritmos das redes sociais e de diversos websites podem funcionar mostrando para você conteúdos muito semelhantes àqueles que você interagiu. A lógica é, já que você gosta de determinado tipo de conteúdo, eles irão continuar te mostrar outros conteúdos semelhantes. Assim, essas empresas aumentam a chance de obter o seu engajamento.

Até mesmo em sites de filmes isso pode acontecer. Quando determinado sistema de streaming resolve te recomendar somente aqueles tipos de filme que você já assistiu, você vai perder a chance de conhecer outros títulos que podem “fugir um pouco” do seu perfil. Isso pode tomar uma proporção maior, quando você percebe que todos ao seu redor estão assistindo as mesmas coisas.

A inteligência artificial ou simplesmente os algoritmos presentes nos diversos websites que você frequenta, (e não exclua o Google da sua lista) te mostrarão cada vez mais opções parecidas com o que você consome. A consequência disso é que você será cada vez menos exposto ao novo, ao diferente e ao não usual para o seu perfil.

Enfim, imagine como seria um mundo onde os computadores te conhecem tão bem, que a sua vida acaba sendo ditada pelo que os algoritmos determinaram que é melhor para você e para seus amigos? Ruim, não?

Mas existe uma solução?

Talvez para um ou outro website você consiga fazer uma navegação anônima ou desabilitar os cookies, mas o fato é que estamos entrando na era da internet das coisas (IOT). Sua geladeira, se já não está, poderá estar muito em breve conectada à internet, e automaticamente quando as suas cervejas acabarem, esses sistemas irão preencher sua lista de compras. E se você quiser simplesmente mudar seus hábitos e tomar um bom vinho?

Por isso, como consumidor, fique atento ao seu redor para não ficar refém da tecnologia. Esperamos que no futuro os computadores saibam que, de tempos em tempos nós também sentimos prazer em descobrir o novo, experimentar novas sensações, comprar diferentes produtos e viajar para diferentes lugares, certo?

Experimente desconectar-se da internet e ter novas experiências que fujam um pouco ao seu perfil, como por exemplo comer num diferente restaurante ou conhecer um novo museu, sem nunca ter visto algo a respeito on-line também vai fazer bem para você!

* Alexandre Arima é head Latam da área de marketing e relações públicas da Robert Half.

More From the Blog...