As lições que o Porto Digital traz para outras regiões

Por Robert Half on 22 de novembro de 2022

Quero escutar o Podcast


As lições que o Porto Digital traz para outras regiões

  1. O desenvolvimento atual do mercado de trabalho
  2. O fim das fronteiras no mercado de trabalho
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Neste bate-papo promovido pela Robert Half, conversamos com Beto Macedo, que é diretor executivo da Cesar School, empresa especializada na resolução de problemas de outros empreendimentos por meio de processos inovadores. 

Além disso, a organização é uma verdadeira formadora de profissionais, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, entre outros, e com uma atuação regional (com base em Recife), nacional e internacional, até, totalizando mais de 1,3 mil funcionários.

Essa apresentação apenas destaca algo crucial para essa conversa: os novos modelos de trabalho que são capazes de ignorar os limites e as fronteiras geográficas. Saiba mais sobre o resultado dessa conversa que também contou com a participação de Reiva Melo, executiva de vendas da regional Recife da Robert Half!

O desenvolvimento atual do mercado de trabalho

A pandemia da Covid-19 acelerou mudanças que muitas empresas não estavam preparadas para a ocasião. Uma delas foi a necessidade de implementar o home office.

Mas com a gravidade da doença amenizada, afrouxando as medidas de isolamento social, muitas organizações voltaram a questionar o modelo, já que muita coisa se perde nesse distanciamento proporcionado pelas soluções tecnológicas — como videoconferências.

Esse é um dos pontos de destaque da conversa com Beto Macedo, que avalia o modelo híbrido como solução mais eficiente, atualmente. O que não reduz a importância e o valor do home office — especialmente, porque é uma demanda muito requisitada pelos candidatos, atualmente, conforme reforça Reiva Melo.

O ponto-chave, aqui, está em identificar formas de manter a empresa inovadora e alinhada às tendências do mercado, mas sem perder a sua identidade e cultura.

O fim das fronteiras no mercado de trabalho

Se um modelo definitivo ainda é pouco percebido no mercado, Reiva e Beto Macedo destacam um movimento interessante que tem se desenhado nos últimos anos — e também proporcionado pelas soluções tecnológicas: a descentralização do mercado de trabalho em grandes capitais.

No Brasil, por exemplo, muito se fala de oportunidades em São Paulo, Rio de Janeiro e outros grandes centros, mas o diretor executivo da Cesar School destaca que, hoje, Recife se destaca como um dos principais polos tecnológicos do país.

E com as facilidades dos modelos híbridos ou de home office, empresas passaram a tentar os candidatos de outras partes do país, favorecendo essa descentralização para atrair profissionais de todas as regiões.

Hoje, portanto, existe uma disputa por profissionais sem barreiras geográficas e que Macedo destaca que adaptações também tiveram que ser feitas para isso — como é o caso de um salário nacional para equalizar o negócio e minimizar a perda para a concorrência de outras regiões.

Reiva ainda destaca que a descentralização do mercado de trabalho é saudável porque pode favorecer a atração de investimentos e de profissionais qualificados para outras regiões do país, ampliando a disputa pelos talentos do país em nível nacional, e não mais regional.

Macedo e Reiva também concordam com relação à importância do desenvolvimento de soft e hard skills para esse modelo de trabalho que vem se desenhando no mercado: adaptabilidade, comunicação, flexibilidade e forte noção das novas tecnologias, independentemente do perfil ou bagagem profissional dos candidatos.

Quer entender mais sobre o assunto? Essa conversa rende diversos insights que podem nutrir reflexões importantes na sua empresa também. Para isso, clique aqui e ouça o episódio na íntegra no podcast da Robert Half!

Episódio #1: ESG: como ele impacta na hora de contratar? - com Carlo Pereira e Fernando Mantovani

Episódio #2: Match Perfeito na contratação - com Paul Ferreira, da FDC, e Mário Custódio

Episódio #3: Guia Salarial - com Leonardo Berto e Vitor Silva

Episódio #4: Saúde Mental - com Jackie de Botton, da TSOL, e Maria Sartori

Episódio #5: Transformação Digital nas empresas brasileiras - com Edvalter Becker Holz, do Insper, e Caio Arnaes

Episódio #6: Oficeless: desafio para o RH - com Matheus Fonseca, da Movile, e Lucas Nogueira

Episódio #7: Que venha 2022 - com Vittorio Danesi, da Simpress, e Fernando Mantovani

Episódio #8: Diversidade e Inclusão - Denise Brito, da Sodexo Débora Ribeiro

Episódio #9: Mentiras no Currículo - Amanda Adami e Thiago Zuppo (Robert Half)

Episódio #10: Dia Internacional da Mulher - Flavia Alencastro, Maria Sartori (Robert Half) e Tatiana Monteiro de Barros (UniaoBR) 

Episódio #11: Dia Internacional da Felicidade - Érika Moraes (Robert Half) e Renata Rivetti (Reconnect Happines at Work) 

Episódio #12: Tendências em Benefícios - Marcela Esteves (Robert Half) e Cesário Nakamura (Alelo) 

Episódio #13: Mitos e Verdades do Recrutamento - Alexandre Attauah e Carolina Cabral (Robert Half) 

Episódio #14: Universidades X Mercado de Trabalho - Leo Berto (Robert Half) e Professor Carlos Netto (Mackenzie) 

Episódio #15: Filhos no Curriculo - Michelle Terni (Filhos no Currículo) e Mariana Horno (Robert Half) 

Episódio #16: Síndrome do Impostor - Henrique Bueno (Wholebeing Institute Brasil) e Maria Sartori (Robert Half)

Episódio #17: Infoxicação - Luciano Pires (Café Brasil) e Vitor Silvério (Robert Half)

Episódio #18: Motivações para a liderança - Tatiana Iwai (Insper) e Mario Custódio (Robert Half)

Episódio #19: O futuro do trabalho  - Daniel Luz (Miranos) e Lucas Nogueira (Robert Half)

Episódio #20: Neurodiversidade - Christine Schroeder (UFRGS) e Debora Ribeiro (Robert Half)

Episódio #21: Burnout - Rui Brandão (Zenklub) e Erika Moraes (Robert Half)

Episódio #22: New Hires - Eduardo Carmello (Entheusiasmos) e Glauco Benatti (Robert Half)

Episódio #23: O Papel do Headhunter  - Mariana Santos, Caio Rodrigues e Müller Gomes (Robert Half)

Episódio #24: A importância de estudar novos idiomas para o mercado  - Ho Mien Mien (Outliers Academy) e Caio Arnaes (Robert Half)

Episódio #25: Guia Salarial  - Vitor Silva e Leonardo Berto (Robert Half)

Episódio #26: Você sabe o que é o etarismo e como combatê-lo nas empresas? - Cris Pàz (crizpaz.art) Ana Guimarães e Patrícia Alves (Robert Half)

Episódio #27: A acessibilidade no cotidiano das empresas - Bruno Mahfuz (Guiaderodas) e Debora Ribeiro (Robert Half)

Episódio #28: Saúde Mental - Guilherme Spadini dos Santos (psiquiatra e psicoterapeuta), Diana Gabaniy (The School of Life) e Maria Sartori (Robert Half)

Robert Half Talks

Lançado em outubro de 2021, o Robert Half Talks está disponível nas principais plataformas de áudio e agregadores de podcasts. Em um bate-papo inteligente e descontraído entre headhunters da companhia e grandes nomes do mercado, o Robert Half Talks será uma atração quinzenal, com o objetivo de levar aos ouvintes discussões relevantes sobre o futuro do trabalho e dicas de como se adaptar a um mundo em constante transformação.

Mais informações sobre o Robert Half Talks você confere em: Podcast: Robert Half Talks | Robert Half

Mais em nosso Blog