Índice de Confiança Robert Half revela onda de otimismo

Por Robert Half 12 de março de 2019

O otimismo iniciado no último trimestre de 2018 segue avançando nestes primeiros meses de 2019. De acordo com o ICRH – Índice de Confiança Robert Half, a confiança na economia e no mercado de trabalho, tanto para os dias de hoje quanto para um horizonte de seis meses, avança, atingindo os maiores patamares desde a primeira edição do indicador, medido desde julho de 2017. O indicador completo você consegue baixar no botão abaixo.

BAIXAR O ÍNDICE DE CONFIANÇA ROBERT HALF

Essa melhora, registrada em todas as categorias avaliadas pelo índice, ainda reflete o fim das incertezas políticas com as definições das eleições, em outubro passado, e, provavelmente, a expectativa positiva em relação ao crescimento do País e a aprovação, no Congresso Nacional, das reformas estruturais que o Brasil precisa.

É animador olhar, especialmente, o otimismo dos recrutadores, que reforça a expectativa de aumento de vagas e do número de contratações.

Profissionais qualificados: as empresas sabem reconhecer?

No entanto, fica a questão: será que as empresas estão sabendo reconhecer e valorizar um bom profissional? Apesar de o Brasil ainda ter um número alto de trabalhadores disponíveis no mercado, recrutar profissionais qualificados ainda é um importante desafio para as companhias.

Por isso, é importante estar de olho nas tendências do mercado, nas melhores práticas de atração e retenção e, claro, na remuneração. Com a disputa pelos melhores profissionais aumentando, existe o risco de uma certa inflação salarial. Diante deste cenário, para os recrutadores, fica a recomendação: encare o processo de seleção como uma ação estratégica de seu negócio. Tome a dianteira e planeje-se para formar o melhor time, com foco nos resultados e na entrega dos projetos que começam a sair da gaveta.

[Leia também: Por que contratar o serviço de recrutamento especializado da Robert Half?]

Desafios e oportunidades

O otimismo foi registrado também entre os profissionais, estando eles empregados ou desempregados. Para os empregados, a evolução do índice de confiança indica a percepção de uma retomada, com a chegada de novos desafios e oportunidades. Para quem está em busca de uma movimentação ou recolocação no mercado de trabalho, a melhora do indicador renova a expectativa de que novidades podem surgir.

ENVIE SEU CURRÍCULO

E para isso, é importante estar preparado e atento às exigências das empresas. Bom conhecimento técnico, inglês avançado ou fluente e habilidades comportamentais necessárias, como boa comunicação, flexibilidade e resiliência, formam o profissional dos sonhos dos recrutadores.

E para esse público, mais uma dica: a agilidade do processo de recrutamento pode ser um dos maiores diferenciais daqui para frente.

Vamos conversar sobre suas necessidades de recrutamento?

Podemos ajudar você a encontrar seu próximo talento. Nos envie sua vaga ainda hoje.

ENVIAR VAGA

More From the Blog...