Home office com crianças: dicas para trabalhar em casa com seus filhos

Por Robert Half 18 de março de 2020

Por Fernando Mantovani

Nunca se falou tanto em home office como nos últimos dias. Trabalhar de casa tem sido a orientação de governos e órgãos de saúde para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus. Com a mesma intenção, as escolas começam a suspender as aulas, também para proteger as crianças e evitar novos contágios.

Diante deste cenário de precaução e cuidado, como trabalhar e, ao mesmo tempo, cuidar das crianças que estão sem aulas?

Abaixo eu listo algumas dicas de como manter a produtividade sem deixar os pequenos de lado.

Defina seu espaço de trabalho

Seja um escritório, uma escrivaninha ou mesmo a mesa de jantar. Deixe claro que, quando estiver naquele espaço, estará em horário de trabalho e livre de interrupções.

Crie uma rotina

Defina horários para o almoço, os intervalos e o horário de começar e terminar a trabalhar. Pense em uma recompensa se eles se comportarem, como verem um filme juntos ou brincarem quando o trabalho terminar.

Vista-se profissionalmente

Não precisa ficar de terno e gravata, mas também não passe o dia de pijamas ou roupas que normalmente só usa em casa. Essa atitude mostra que você está trabalhando. Se for o caso, use fones de ouvidos e até o crachá da empresa como sinais de que não pode ser interrompido.

Planeje o dia deles

Você precisa se concentrar no seu trabalho, por isso, encontre maneiras de ajudar seus filhos a se divertirem. Quebra-cabeças, jogos e livros são ótimos e ajudam a evitar o tédio e, consequentemente, as interrupções.

Lembre-se que crianças são crianças

Mesmo com todo planejamento, eles ficarão entediados, frustrados e quebrarão as regras de tempos em tempos, mas seja paciente. Quando o silêncio for crucial, explique a importância de eles não interromperem e peça que eles aguardem até que você esteja disponível.

Trabalhar em casa, na companhia de crianças, PODE funcionar, mas é importante se planejar!

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

Veja infográfico sobre o tema:

Home office com crianças

 

More From the Blog...