Dia Mundial do Meio Ambiente: 4 práticas de ESG para adotar na empresa

Por Robert Half on 5 de junho de 2023
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção da sociedade sobre a responsabilidade coletiva em preservar o planeta Terra.

Quando levamos esse tema para o mundo corporativo, isso vai além de ter uma conduta responsável na administração. É uma forma de trabalhar a imagem da marca, atraindo consumidores que valorizam a postura sustentável antes de fechar negócio.

Saiba mais sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente e como pode ser trabalhado em sua empresa.

Envie sua vaga

O que é o Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado todo dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente nasceu na década de 1970 por meio da Assembleia Geral da ONU. A proposta é que a sociedade não esqueça os impactos da ação do homem sobre a Terra.

Para isso, a cada ano, trabalha-se um tema diferente. Em 2021, foi a Restauração de Ecossistemas. Em 2022, o foco na vida sustentável se deu pela temática “Uma só Terra”. Em 2023, o mote é “Combata a Poluição Plástica”.

4 práticas ESG para tornar a empresa mais sustentável

Não é só o cidadão que tem responsabilidade sobre a preservação do meio ambiente. As empresas também precisam fazer a sua parte.

sigla ESG representa as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global também da ONU.

Veja 4 dessas práticas que podem ser aplicadas em sua empresa para uma atitude mais sustentável.

Confira também: ESG: o que é e quais são suas vantagens para a empresa

Redução da emissão de poluentes

Engana-se quem pensa que as empresas precisam adotar um sistema complexo para reduzir a emissão de poluentes. Veja algumas práticas simples que diminuem o impacto de CO2 na atmosfera:

  • evite o uso de papel, concentre o máximo de atividades no ambiente online;
  • manter a revisão dos carros corporativos em dia para que gastem menos combustíveis;
  • reciclar o lixo.

Descarte correto de resíduos

O descarte correto de resíduos faz desde a disponibilidade de lixeiras de reciclagem, até obedecer às normas e regulamentos imposto às atividades da empresa.

Busca por alternativas mais sustentáveis

Você sabia que, ao negociar com fornecedores da sua cidade ou região, você está assumindo uma atitude mais sustentável? Quando os insumos vêm de perto, é menos combustível emitido pelo seu transporte.

Outra atitude sustentável é trocar os copos plásticos por canecas e garrafas de alumínio com a logo da empresa. Também é bacana introduzir o benefício ou aumentar o valor do Vale-Refeição, incentivando as pessoas a comerem em restaurantes e evitando o consumo desenfreado de embalagens descartáveis.

BUSCAR TRABALHO

Conscientização da equipe

Sendo 2023 a luta contra o plástico, conscientize as equipes a não esquecerem suas garrafas, evitando o uso de copos de plástico.

Lembrar as pessoas de utilizarem o VR para comer nos restaurantes, apagar a luz sempre que saírem do ambiente, desligarem os monitores quando o computador não estiver em uso são pequenas atitudes que contribuem com o meio ambiente.

Leia também: ESG: a importância para as empresas

Como acompanhar os resultados

Cada ação implementada deve ter um indicador próprio de acompanhamento. Os relatórios gerados devem expressar se padrões e diretrizes estão sendo seguidos, além de indicar pontos de melhoria.

Os resultados também devem ser divulgados aos colaboradores e no site institucional. Por exemplo, diminuir a quantidade de energia ou de lixo produzido é um grande feito. Deve ser comemorado e compartilhado, para as pessoas saberem que seus esforços valeram a pena e que a empresa deseja que continuem agindo assim.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é mais do que uma comemoração da longevidade do nosso planeta. É uma forma de manter a pauta ativa e lembrar as empresas que o compromisso com a preservação da Terra é algo permanente.

Gostou do conteúdo e quer estar por dentro de outros assuntos sobre o mundo corporativo? Siga nosso perfil nas redes sociais: YouTubeTwitterLinkedInInstagram e Facebook.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog