Contratação por projetos: tire suas dúvidas

  1. Vantagens para a empresa
  2. Perfil do profissional
  3. Tendência
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A contratação por projetos é uma modalidade de alocação de profissionais especializados por prazo determinado. A intenção é garantir a mão de obra necessária para atender a projetos especiais das linhas de negócio (de baixa a alta complexidade) e demandas extras ou eventuais geradas em cada área de uma empresa.

Envie sua vaga

Portanto, esses profissionais são definidos por especialistas técnicos, o que garante maior adequação e entendimento do problema apresentado pelo cliente. Além do mais, esse tipo de contratação aumentou recentemente, como uma alternativa para as empresas que, em meio às incertezas, não podiam deixar de produzir ou, ainda, viram oportunidades em meio a adversidade.

Você quer saber mais sobre o que consiste a contratação por projetos, como essa modalidade aumentou durante a pandemia e tende a se manter em constante crescimento? Então, esse texto é para você! Continue a leitura para descobrir.

Um profissional alocado pode agregar muito à equipe fixa

Ter um profissional por projeto fazendo parte da empresa temporariamente pode agregar em diversos aspectos que fazem a empresa funcionar. Sobretudo, um profissional especializado pode auxiliar desde a entrega do projeto até a transmissão do conhecimento para os colaboradores regulares.

É sabido que o profissional alocado detém o conhecimento do mercado para atuação dentro de um projeto específico. Além de permitir a entrega dentro dos prazos, esse procedimento evita prejuízos ou descumprimentos de deadlines pela empresa. Em outras palavras, o profissional ajuda no bom andamento do projeto.

Assim como ele traz a retenção do conhecimento para os demais colaboradores, devido à presença frequente do profissional alocado com o cliente. O profissional temporário faz com que a empresa sempre faça o serviço de acordo com a demanda do cliente, de forma ágil e descomplicada. Simultaneamente, ensina ao grupo da empresa como proceder em um tipo específico de trabalho.

Leia também: Contratação por projetos temporários: você já pensou nessa possibilidade?

O perfil ideal de um profissional contratado por projetos

Quando as empresas contratam um profissional especializado em uma determinado área é porque há algo que só um especialista pode resolver ou desempenhar. Por esse motivo, esse profissional tem que ser interessante. Ele deve se destacar — de um jeito positivo — dos demais em suas habilidades laborais e sociais.

Acima de tudo, é fundamental que esse profissional tenha o perfil perfeito para atender às necessidades da empresa, dos outros colaboradores e do cliente. Afinal, o mercado de trabalho para projetos valoriza algumas características comuns, bem especiais no perfil desse profissional. Por exemplo:

  • aptidão para trabalhar em equipe; 
  • agilidade;
  • boa comunicação; 
  • organização; 
  • adaptabilidade,
  • clareza;
  • disponibilidade;
  • ser detalhista.

As empresas procuram alocar profissionais que possam somar com o sucesso da empresa e que ofereçam segurança e estabilidade. Em vista disso, é indispensável que o contratado deixe a empresa confortável e sem nenhuma dúvida sobre a sua eficácia.

Acesse as oportunidades que as Robert Half está trabalhando atualmente ou envie seu currículo

A contratação por projetos é o futuro do mercado de trabalho

A tendência dessa modalidade é de crescer cada vez mais. Por conta das recentes mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), há uma maior flexibilidade para esse tipo de contratação. Além disso, os avanços tecnológicos, a Internet e as redes sociais criam e proporcionam novas formas de trabalho. Como resultado, as empresas e os trabalhadores tendem a acompanhar esse movimento da sociedade moderna.

Por conseguinte, os benefícios que o mercado e os candidatos têm experimentado na prática tem surtido efeito multiplicado, que sinaliza a permanência do modelo que já funciona muito bem há mais de setenta anos fora do Brasil. Isso tem colaborado para o crescimento das empresas brasileiras no âmbito mundial, bem como tem gerado novas vagas de emprego.

Felizmente, é notório que as empresas brasileiras estão cada vez mais cientes de que não é necessário inflar o quadro de colaboradores permanentes para resolver uma demanda de trabalho emergencial ou programada. De acordo com as necessidades de cada projeto ou serviço, a empresa pode ter a visão e a opinião de alguém que entenda do tema de forma aprofundada, sem precisar mantê-lo permanentemente na equipe.

As vantagens da contratação por projetos

Esse tipo de contratação tem muitas vantagens. Ela oferece novas perspectivas para resolução de problemas específicos. Também facilita adaptação às necessidades de cada negócio. O profissional por projeto compartilha seu conhecimento com a empresa, por meio de assistência, consultoria e treinamento dos colaboradores internos, que não têm conhecimento ou até tempo suficiente para a realização do serviço.

Para o profissional alocado, esse tipo de contrato é bem vantajoso. A entrada rápida e acertada dentro da empresa dá a possibilidade de transitar em vários projetos diferentes. Assim, ele pode fazer parte de muitas entregas importantes e de grande valia, tanto para as empresas quanto para sua carreira, pautada na contratação por projetos.

Em síntese, a contratação por projetos é uma modalidade de prestação de serviços que veio para ficar. Contudo, para se dar bem nos negócios, é importante ser muito qualificado e estar preparado para lidar com qualquer adversidade que possa acontecer pelo caminho. Para isso, é primordial ser empático e liderar de forma enérgica. Em alguns casos, a parceria dá tão certo que a empresa fecha outros trabalhos com o profissional.

Gostou do texto? Entendeu como a contratação por projetos é uma excelente oportunidade para empresas e profissionais? Então, entre em contato conosco! Encontre a consultoria de recrutamento ideal para você.