Tempo estimado de leitura: 3  minutos

Quando se fala de trabalho temporário, erroneamente, muitas pessoas pensam apenas naquelas posições que são abertas em períodos sazonais do ano, como Páscoa e Natal, por exemplo. Mas o mercado é muito mais amplo. Dentro das organizações, em diferentes áreas, há excelentes oportunidades em projetos com data para início e término, com ações que demandam os conhecimentos especializados de analistas a diretores. Conheça os benefícios da contratação por projeto. 

Você pode gostar de: Quando contratar profissionais temporários?

É um mercado cada vez mais maduro

Durante a sondagem da 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, mapeamos que 44% dos 387 recrutadores entrevistados têm profissionais de projetos integrando suas equipes. Entre os profissionais entrevistados que já atuam nesse modelo de contratação, 47% acreditam que em 2022 haverá mais oportunidades nesse mercado, se comparado a 2021. Entre os motivadores para essa percepção positiva destacam-se a retomada da economia, a necessidade de aliviar as sobrecargas das equipes permanentes e a facilidade na contratação.​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

​ ​

Há oportunidades em diferentes áreas

Em geral, as organizações contratam profissionais de projetos para uma consultoria especializada, suprir picos de trabalho das equipes permanentes, implementar um projeto ou sistema, treinar a equipe ou suprir a ausência emergencial ou temporária de um profissional-chave. São situações que podem se apresentar nas áreas de finanças, contabilidade, logística, engenharia, recursos humanos, tecnologia, jurídica, tributária, marketing e vendas.

Veja que, em todas essas situações que citei, existe a necessidade de que o profissional entre de mangas arregaçadas para resolver a questão. No acordo com o empregador, existe uma data de início e término da ação, além de métricas que devem ser cumpridas. Fazendo uma analogia simples, precisa ser aquele profissional mão na massa, capaz de trocar o pneu com o carro em movimento.

Mão na massa, aliás, não é a única habilidade demandada para desempenhar essa função. Na opinião dos profissionais temporários, há uma valorização também pela adaptabilidade, resiliência e flexibilidade. Eu destacaria, também, o autogerenciamento e o senso de dono, que vão, sem dúvida, elevar a qualidade das entregas. Além, é claro, do profundo conhecimento técnico da área de atuação.​​

Criando uma equipe vencedora​ ​

Clique no botão abaixo para baixar o seu guia "Criando uma equipe vencedora”.​ ​

A experiência é positiva para o currículo

Muitas pessoas ainda resistem a aceitar oportunidades em projetos por acreditar que curtos períodos em diferentes empresas podem manchar a trajetória profissional. Mas, desde que você use boas práticas para destacar trabalhos temporários no currículo, essas experiências podem, na verdade, agregar muito valor para o seu histórico. Prova disso são os 89% dos temporários entrevistados para o 18º ICRH que avaliam a experiência como positiva para a carreira.

Leia também: Saiba incluir projetos temporários no currículo

O projeto temporário pode te levar a uma contratação permanente

A exemplo do que acontece nos Estados Unidos e na Europa, é crescente o número de profissionais brasileiros que decidem seguir carreira migrando de um projeto para o outro - muitas vezes por indicação. Porém, há aqueles que, ao final do contrato temporário, se deparam com uma proposta para integrar a equipe permanente da organização.

Nesse momento em que estamos revendo tantos pontos das relações de trabalho, abrir a visão para avaliar diferentes modelos de contratação não é apenas uma forma de ampliar a empregabilidade. É, acima de tudo, uma oportunidade de se conectar a uma oportunidade profissional por meio da qual podemos colocar em prática os nossos talentos e as nossas paixões enquanto somos remunerados por isso.   

Aqui neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half.

*por Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half para a América do Sul e autor do livro Para quem está na chuva… e não quer se molhar

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.