Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Acompanhar as movimentações de um segmento que se desenvolve rápido é desafiador, mas muito necessário. É por isso que você precisa ficar de olho nas profissões na área de tecnologia que estão em alta.

Cada tendência tem o potencial de transformar a forma como você realiza as suas atividades do dia a dia. Ignorar esses movimentos pode fazer com que a sua organização perca a relevância diante de seus potenciais clientes.

Envie sua vaga

No entanto, não se pode deixar levar por qualquer moda passageira que não traga resultados efetivos. Isso exige um olhar experiente para identificar o que satisfaz as necessidades do seu negócio e gera identificação com os seus objetivos a longo prazo.

A seguir, entenda as principais características das profissões na área de tecnologia em maior crescimento e como se manter em sintonia com as tendências da área.

Você pode gostar também de: Profissões do futuro: fique de olho nestes cargos

Quais são as profissões na área de tecnologia que estão em alta?

A evolução tecnológica traz diversas transformações para o dia a dia das empresas. Então, é natural que isso tenha um impacto nas profissões desempenhadas pelas pessoas. Esse é um dos caminhos mais eficazes para colocar a inovação funcionando a favor da sua organização.

Conheça a seguir quais são as 8 profissões na área de tecnologia que estão em alta.

1. Desenvolvedor front-end

Há cada vez mais ênfase no cuidado com a experiência de usuário. O desenvolvedor front-end tem cada vez mais um papel ativo na definição da forma como o público interage com as soluções, o que tem influência direta na sua performance.

Isso faz com que o desenvolvedor front-end seja uma das profissões na área de tecnologia. Ela não é nada nova, mas recebe cada vez mais atenção porque temos interfaces inéditas todos os dias. Desde apps até painéis interativos precisam de desenvolvedores competentes.

2. Arquiteto de soluções

O profissional de arquitetura de soluções tem como principal papel avaliar as necessidades de uma organização e desenvolver soluções integradas para atendê-las. Isso envolve entender profundamente quais caminhos seguir no segmento e as ferramentas que a empresa tem ao seu alcance.

Tal atividade também requer um entendimento aprofundado dos processos da empresa. As soluções implementadas por esse arquiteto devem se encaixar perfeitamente ao que já funciona na organização, senão tende a ser improdutivo.

3. Desenvolvedor full stack

O desenvolvedor full stack é aquele profissional que une as habilidades de front-end e back-end. Ou seja, tem as competências de ambos os lados para cuidar de projetos que exijam total aprofundamento em suas necessidades.

Ao analisar essa união de competências, fica nítido o motivo pelo qual o desenvolvedor full stack é uma das profissões na área de tecnologia que estão em alta. Afinal, é mais conhecimento e experiência que também equivalem a melhores salários e oportunidades.

<

4. Analista de performance digital

Outra das profissões na área de tecnologia em alta é a de analista de performance digital. Esse trabalho envolve planejar, executar e avaliar campanhas de marketing digital que façam uso de sistemas de distribuição de mídia. Ou seja, é quem garante que a sua propaganda está chegando ao público certo.

Afinal, esses sistemas automáticos exigem configurações precisas e ajustes periódicos conforme surgem os dados. Os analistas são responsáveis por tomar as melhores decisões tendo em vista os objetivos da empresa e suas campanhas.

5. Analista de Big Data

O Big Data tornou-se uma tendência consolidada em vários segmentos graças aos benefícios de contar com um grande volume de dados para apontar os rumos corporativos. No entanto, apenas ter acesso a todas essas informações não é o suficiente, sendo necessário contar com o trabalho de um analista.

O papel dele é o de selecionar, extrair e obter diagnósticos a partir de dados relevantes para o seu negócio. Ele leva em consideração os seus objetivos e gera relatórios que apontam as melhores decisões que ajudarão a chegar às suas metas.

6. Gestor de inovação

Apenas falar da necessidade de inovação no dia a dia das organizações não é o suficiente para que ela se torne parte da rotina. Em vez disso, é necessário contar com um profissional dedicado exclusivamente a isso. É por isso que o gestor de inovação é outra das profissões na área de tecnologia que estão em alta.

Esse profissional consome muitas referências de tecnologia e processos de inovação com o intuito de extrair tudo o que é vantajoso para a sua empresa. Ele se encarrega de planejar e executar planos de mudança e garante a adesão dele por todos os níveis da corporação.

7. Pentester

A segurança é uma das principais preocupações das lideranças quando o assunto é tecnologia. Então, é natural que uma profissão como a de pentester esteja em alta atualmente.

Esse é o profissional encarregado de realizar e avaliar os resultados de testes de intrusão a todo tipo de sistema e infraestrutura. Então, é quem consegue identificar brechas que necessitem ser reparadas antes que invasores se aproveitem delas.

O que se pode observar no mercado é uma alta demanda por pentesters principalmente em setores como financeiro e do setor público. No entanto, é uma área fundamental para qualquer organização que priorize a segurança de sua estrutura.

8. Especialista em Machine Learning

Há cada vez mais procura por sistemas baseados em inteligência artificial. Consequentemente, também aumenta a demanda por profissionais capazes de ajudar os computadores a aprenderem a pensar a partir dessa infraestrutura.

Esse é o papel do especialista em machine learning. As atividades dele envolvem essencialmente a identificação de padrões para serem seguidos pelos algoritmos a partir dos objetivos da organização. Esse profissional também busca detectar possíveis vieses a serem ignorados para não gerar diagnósticos incorretos. 

Conforme a inteligência artificial e o machine learning se desenvolvem, a tendência é que esse perfil de profissional também evolua.

Como se preparar para as tendências da área de tecnologia?

Em uma área com evolução tão radical e ágil como a de tecnologia, pode ficar a sensação de que tudo muda de repente de um dia para o outro. No entanto, o segredo está em acompanhar as movimentações do mercado para entender o rumo em que ele está caminhando.

Para que a sua empresa esteja preparada para tais mudanças, é fundamental que você saiba identificar oportunidades. Um feedback de um cliente, o surgimento de um pequeno concorrente ou até mesmo ideias trazidas pelos seus próprios colaboradores têm o potencial de despertar novidades altamente valiosas em seu negócio.

Por fim, baseie-se em uma das profissões na área de tecnologia citadas acima e trabalhe com um profissional dedicado à inovação dentro da sua empresa. Esse gestor terá como principal papel avaliar as suas necessidades e identificar as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento.

Conhecer as profissões na área de tecnologia que estão em alta é fundamental para entender as transformações desse segmento. Não basta se preparar para o futuro, mas sim entender o que é o momento e adaptar a sua organização para ele. Esse é o momento de olhar para a sua equipe e identificar oportunidades de melhorias.

Outra forma de ficar por dentro das principais tendências do seu mercado é por meio da nossa newsletter. Basta cadastrar o seu e-mail no blog para começar a receber as nossas novidades.

Guia Salarial 2022_acesse agora