A digitalização das empresas já é uma realidade. Existem cada vez mais processos que dependem de ferramentas digitais, como softwares de análise ou sistemas de automação, entre outras. Por isso, é importante ter clareza sobre os benefícios ligados ao tema.

Em entrevista feita pela Robert Half, 62% dos profissionais afirmaram acreditar que o avanço tecnológico implicará em mais oportunidades para o futuro. Além disso, 74% dos profissionais destacaram que, nos últimos 5 anos, suas funções sofreram mudanças por conta da tecnologia. São números expressivos e que refletem a nova realidade nos negócios.

Envie sua vaga

Adiante, nos aprofundamos no assunto. Explicamos o que é digitalização das empresas e quais os 5 principais benefícios ligados ao assunto.

Continue atentamente a leitura!

O que significa digitalização das empresas?

A digitalização refere-se ao processo de substituição de processos manuais por digitais, feitos com a ajuda de tecnologias de ponta. Muitas vezes, essa transição possibilita a automação de tarefas e o trabalho remoto, coisas essenciais atualmente. Por muito tempo, a digitalização das empresas foi uma promessa. Até hoje, em vários artigos, ela é tratada como tendência para o futuro do trabalho.

Contudo, a verdade é que ela já é realidade e impacta as empresas e seus profissionais, além dos clientes finais. A crise ligada ao coronavírus (COVID-19) aumentou a digitalização. Como resposta, várias empresas tiveram que adotar o home office, impulsionando o trabalho remoto e a aplicação de novas ferramentas digitais para a manutenção das operações diárias.

Quais os 5 principais benefícios da digitalização das empresas?

Existem muitos benefícios relacionados à digitalização. Na medida que investe em novas ferramentas digitais e trabalho remoto, uma empresa pode melhorar seus resultados e obter vantagens específicas, como a flexibilidade.

Adiante, pontuamos os benefícios.

1. Aumento da flexibilidade do trabalho

Por muito tempo, o trabalho foi algo rígido. Era preciso fazê-lo em um determinado local e ao longo de certo expediente, pois ali estavam as ferramentas necessárias ao trabalho. Aí está o primeiro benefício da digitalização: o aumento da flexibilidade. Atualmente, a digitalização possibilita falar em coisas como trabalho remoto e equipes globais. Nesses casos, as tarefas diárias são feitas pela Internet e todas as ferramentas estão disponíveis online. Ou seja, os profissionais podem trabalhar em vários locais.

Essa maior flexibilidade fornece benefícios subsequentes para as empresas, como o maior potencial de adaptação às mudanças em curso, o aumento da satisfação dos funcionários e a maior facilidade em inovação. Assim, tanto empresa quanto talentos ganham.

2. Crescimento da agilidade na realização das tarefas

Outro grande benefício da digitalização das empresas está no aumento da velocidade. Por muitos anos, o trabalho teve que ser feito de forma completamente manual, o que exigia bastante tempo e energia. Atualmente, diversas tarefas podem ser otimizadas e até mesmo automatizadas, permitindo que gestores e equipes ganhem agilidade no trabalho.

Veja, por exemplo, o recrutamento e seleção (R&S): com a digitalização, vários etapas do R&S ganharam mais agilidade e precisão, permitindo que tomadores de decisão economizem tempo e foquem no que é estratégico. É importante destacar que a maior agilidade resulta em uma empresa mais competitiva, capaz de aproveitar bem as tendências do mercado e estar um passo à frente dos competidores. Logo, seus benefícios são profundos.

Recrutamento especializado

3. Aumento do foco no estratégico

Em entrevista, quando profissionais foram questionados sobre o maior impacto da transformação digital em suas atividades, a principal resposta foi: deixei de fazer tarefas operacionais e passei a atuar de forma estratégica, apontada por 35% dos respondentes.

De fato, o aumento do foco no que é estratégico é um grande benefício. Com a digitalização, muitas das tarefas operacionais (mais repetitivas e burocráticas) podem ser deixadas a cargo da tecnologia e o profissional foca mais no que é estratégico e decisivo.

Para os talentos, isso fornece mais qualidade de vida, senso de propósito e foco no que importa. Para a empresa, promove uma maior orientação estratégica, qualidade nas rotinas operacionais e alinhamento da força de trabalho. Ou seja, existem muitas vantagens.

4. Redução de custos não estratégicos

Muitas empresas deixam de investir no que há de moderno pelo medo de custar caro e afetar as margens líquidas do empreendimento. A realidade, porém, é que a transformação digital reduz os custos não estratégicos, aqueles que prejudicam as empresas. Pense em custos ligados ao trabalho complexo e moroso, assim como gastos derivados de erros, problemas e inconsistências ao longo do expediente. Enfim, são muitos.

Além disso, afetam a qualidade do que é feito, resultando em mais reclamações dos clientes finais. A transformação digital reduz custos ao tornar a empresa mais "enxuta", ágil e precisa no que deve ser feito. Assim, evita-se gastos com erros e falhas, além de despesas provenientes da morosidade. Portanto, torna-se possível construir uma empresa mais lucrativa.

5. Otimização da força de trabalho

A força de trabalho é composta pela soma dos profissionais que fazem parte da empresa, assim como pela sinergia gerada com o alinhamento. Na medida que a força de trabalho cresce, a empresa pode obter resultados melhores e atender melhor os clientes finais.

Novamente, a digitalização do negócio é de grande ajuda. Ela simplifica a contratação, a capacitação, o alinhamento e a retenção de talentos com competências comportamentais e técnicas alinhados à cultura da empresa. Desse modo, beneficia todo o trabalho diário.

Como a digitalização impacta o futuro do trabalho?

A digitalização já é realidade e promove mudanças substanciais. No entanto, ela também impacta o futuro do trabalho. Estima-se que 85% das profissões que existirão até 2030 ainda nem foram criadas, muito por conta dos avanços tecnológicos.

Em vista disso, é realmente difícil dizer a direção exata do futuro do trabalho, mas uma coisa é certa: continuará a mudar. Isso implica em desafios específicos, como o contínuo aprendizado e adaptação; mas promove benefícios ainda maiores, tanto para empresas quanto para profissionais, como a flexibilidade e a agilidade ao longo do expediente.

Veja, agora você está por dentro do assunto e conhece os benefícios da digitalização das empresas. Lembre-se de que a transformação digital já é realidade e influencia negócios de todos os tipos e tamanhos, assim como o futuro do trabalho.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para aprender muito mais. Assine nossa newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!