O mercado segurador está entre os setores que tendem a se fortalecer em períodos de incertezas, principalmente diante da pandemia da Covid-19, que já se encaminha para uma segunda onda em 2022. Nesse cenário, seguros de pessoas e também corporativos para grandes riscos estão em alta, sendo que tecnologia e inovação seguem no topo das prioridades do setor, representando uma das fortes tendências mercado de seguros.

Conforme a Superintendência de Seguros Privados (Susep), é esperado um aumento no número de clientes no segmento de seguros no primeiro semestre de 2022. Contudo, ainda há um longo caminho a ser percorrido, já que a instabilidade econômica e a crise sanitária, essa última em grande parte já controlada, ainda é uma realidade.

Para ajudar você a conhecer quais são as principais tendências do mercado de seguros, preparamos este artigo com base no Guia Salarial 2022 da Robert Half. Acompanhe!

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

1. Transformação digital requer atualização dos profissionais

A transformação digital já fazia parte do nosso dia a dia antes da pandemia do novo coronavírus, e ganhou ainda mais destaque no cotidiano dos mais diversos perfis de pessoas, principalmente para que elas pudessem adaptar-se a rotina de trabalho e estudos em casa.

Assim, empresas de seguros que desejam se manter competitivas no mercado devem aderir às novas tecnologias em todos os seus processos, sendo que o profissional de seguro precisa investir tempo e recursos para se atualizar frente ao mundo digital e altamente tecnológico.

De acordo com o Guia Salarial 2022 da Robert Half, os profissionais mais procurados no segmento de seguros serão:

  • Finanças (analistas e gerentes)
  • Atuarial (analistas e especialistas)
  • Comercial (gerentes)
  • Produtos (analistas e gerentes)

Portanto, vale lembrar que estar atualizado é fundamental para garantir o sucesso profissional no mercado de seguros e, para isso, é preciso estudar e estar atento às notícias constantemente.

2. Instabilidade continua a impulsionar mercado

Ainda segundo o estudo do Guia Salarial 2022, o setor de seguros cresce em períodos de incertezas, pois aumenta a conscientização quanto à importância do seguro para mitigar riscos e perdas.

Assim, o segmento de Vida e Previdência continua em alta, bem como a sinistralidade do ramo de pessoas. A arrecadação do segmento de Danos e Responsabilidades também deve continuar com bom desempenho, com destaque para o seguro rural.

Diante disso, o mercado de seguros demanda um profissional com perfil comercial resiliente, com conhecimento em multiprodutos, para entender as necessidades dos consumidores com os mais diversos perfis. Inglês fluente e visão estratégica também são essenciais, além de outras habilidades, como veremos a seguir.

A porcentagem de crescimento por segmento no período de janeiro a maio de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, foi evidenciada pela pesquisa. Acompanhe!

  • 24,6% - Vida e Previdência
  • 14,7% - Danos e Responsabilidades
  • 7,6% - Capitalização

 3. Empresas permanecem de olho na recuperação econômica

Visando um cenário de retomada da recuperação da economia prevista para 2022, está prevista uma elevação da demanda por seguros corporativos de grandes riscos, como riscos de engenharia e grandes obras.

Nesse cenário, e para atender às expectativas das empresas, habilidades como visão estratégica e comunicação, além de adaptabilidade e flexibilidade, serão cada vez mais desejadas e, certamente, farão muita diferença na hora da contratação de profissionais de seguros.

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

4. Transformação digital tem como foco a experiência do cliente

Como adiantamos, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, diminuindo distâncias e facilitando processos. Assim, a transformação digital se consolida como um meio para gerar mais inovação, transformando de uma vez por todas a maneira de oferecer produtos e serviços aos consumidores.

Neste sentido, as seguradoras seguem se reinventado em opções e canais de distribuição para oferecer a melhor experiência aos clientes.

Para isso, seguem desburocratizando os processos, democratizando os produtos, ao mesmo tempo, em que permitem que o consumidor escolha o que deseja e quando deseja adquirir o seu seguro.

Portanto, o conceito de experiência do cliente impactará diretamente no perfil das pessoas que atuam na área, e faz com que cresçam as oportunidades para profissionais com conhecimentos em inovação digital, customer e user experience.

5. Abertura de mercado open insurance

A adoção crescente da tecnologia permitiu também a instalação do open insurance, que nada mais é do que um conjunto de regras e procedimentos que permitem criar um mercado aberto de seguros.

O open insurance está sendo implementado no Brasil em etapas, e deve gerar uma maior competição entre as seguradoras, o que demandará determinados perfis de profissionais. Veja a seguir!

  • Comercial: para ampliar a carteira de clientes e garantir boa participação no mercado.
  • Produtos: para entender a necessidade dos consumidores e garantir o diferencial da empresa.
  • Finanças: medida deve estimular redução de preços

Fontes: CNSeg, Susep via Robert Half

Quais serão os segmentos que liderarão as contratações de seguros em 2022?

A pesquisa do Guia Salarial da Robert Half evidenciou que os segmentos abaixo vão liderar as contratações de seguros em 2022. Veja!

  • Operadoras de saúde
  • Seguradoras – grandes riscos
  • Corretoras
  • Insurtechs

Quais serão as habilidades mais demandadas pelos profissionais de seguros?

Além de dominar as ferramentas tecnológicas, que fazem parte da transformação digital, o profissional da área de seguros deve estar preparado com competências técnicas e comportamentais, de acordo com o Guia Salarial 2022 da Robert Half. Acompanhe!

Habilidades Técnicas

  • Perfil multiproduto
  • Perfil comercial resiliente
  • Inglês fluente

Habilidades comportamentais

Concluindo: para garantir uma vaga na área de seguros, é preciso não somente estar preparado como também bem alinhado com as novas tendências que o mercado vem apontando.

Tudo isto requer domínio da tecnologia, mas, também, estar atento quanto às demandas de habilidades comportamentais e técnicas, o que, no último caso inclui conhecer as tendências específicas do mercado de seguros, de modo a oferecer a melhor experiência para o cliente e garantir o seu sucesso profissional.

Se você gostou deste artigo sobre as 4 principais tendências Mercado de Seguros, siga-nos nas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como este!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.