Como se vestir no retorno ao trabalho presencial (ou híbrido)

Por Robert Half on 3 de agosto de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Como se vestir no retorno ao trabalho presencial? 

Nos dois últimos anos, o mundo passou por uma grande transformação que atingiu em cheio o mundo corporativo. As formas de trabalhar foram repensadas e, com isso, muitos profissionais acabaram ficando em casa por bastante tempo e se desacostumaram com o ritual de se vestir para irem ao trabalho.

Gradualmente, as empresas retornaram ao trabalho presencial ou criaram novos modelos híbridos de trabalho, com o colaborador se deslocando ao escritório um dia (ou mais) por semana. Mas como se vestir no retorno ao trabalho presencial (ou híbrido)?

Envie sua vaga

Mas o que mudou?

Anteriormente, muitos de nós usávamos roupas profissionais cinco dias por semana: calças, vestidos, e até mesmo ternos e gravatas. Quando nos mudamos para o trabalho remoto, muitos de nós trocamos nossos trajes profissionais por calças de ioga, camisetas e moletons.

O conforto tornou-se a prioridade máxima e a nova norma. Alguns se vestiram de maneira um pouco mais elaborada ao ligarem suas câmeras durante reuniões virtuais. Muitos não fizeram mudanças, nem mesmo com as câmeras ligadas.

Leia também: Roupa para entrevista de emprego - qual o traje ideal?

Um novo estilo de vida surgiu com o trabalho remoto

As roupas mais confortáveis também trouxeram um certo clima de camaradagem, tornando os seus colegas mais casuais e próximos de você, reduzindo o estresse do trabalho e da vida, principalmente no início do período pandêmico.

Com esse novo paradigma no mundo do trabalho, com alguns escritórios adotando modelos híbridos (com funcionários atuando remotamente em parte da semana), o que os colaboradores devem vestir no momento em que estão no escritório? Como conciliar o conforto com o profissionalismo?

Considere o estilo business casual como uma extensão do novo local de trabalho flexível

O aumento da flexibilidade é um dos pontos positivos do período difícil pelo qual passamos, especialmente quando se trata de opções remotas e horários definidos diariamente e semanalmente pelos funcionários. Com essa tendência é provável que o dress code se torne mais relaxado. 

Atualmente, no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, 77% dos entrevistados consideram o modelo hibrido como ideal e 17% dizem preferir o modelo remoto. 

Entre as empresas, a realidade atual é que 57% delas estão adotando o modelo híbrido, e 33% voltaram a ser totalmente presenciais. Os dois modelos necessitam que os colaboradores tenham em mente o dress code e o sigam de acordo.

A situação atual fez com que muitos profissionais qualificados pudessem escolher o local onde querem trabalhar, e também a forma preferida de trabalho. Portanto, é pouco provável que o estilo completamente formal volte a ser a norma para a maioria das empresas. 

Outro fator que incentivou as empresas a adotarem um dress code mais confortável é o fato de que muitas empresas agora olham para a Diversidade, Equidade e Inclusão, e o ambiente menos formal favorece esse novo olhar sobre o estilo no trabalho. 

Muitos funcionários querem trabalhar para empresas que promovem a diversidade e criam um sentimento de pertencimento. A escolha do que vestir pode ser apenas mais uma característica do desejo das pessoas em deixar suas marcas pessoas no trabalho. 

Mesmo antes da pandemia, as empresas financeiras e contábeis estavam adotando um código de vestuário mais casual. Enquanto alguns ainda exigem ternos, gravatas, calças e blusas, outros começaram a receber calças jeans e calças caqui, usadas com camisas com colarinho.

Você também pode gostar de: Tenho uma entrevista em uma startup, como devo me vestir?

Vista-se de acordo com a tarefa do dia

Tenha em mente a sua agenda. Você vai encontrar os colegas de escritório? Terá alguma reunião com a diretoria? Vai visitar algum cliente? Planeja o que você vestirá de acordo. 

Um novo conceito chamado "vestido para o seu dia" está em ascensão em algumas empresas financeiras e contábeis. A ideia básica é que sua programação diária dita o que você veste, e as expectativas dos clientes são de suma importância.

Se você estiver se encontrando com um cliente importante, usar um vestido, ou um terno e gravata, pode ser apropriado.

Por outro lado, se você não tiver reuniões externas agendadas e estiver trabalhando em sua mesa o dia todo, um traje casual pode ser apropriado.

Também pode ser uma boa ideia manter uma roupa formal em sua mesa ou em seu escritório, caso você precise dela em cima da hora.​

Modelo de currículo​ ​

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial.​ ​

Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

​ ​

Siga algumas diretrizes básicas

Grande parte de sua escolha em vestuário deve ser simplesmente baseada no senso comum: certifique-se de que suas roupas não sejam muito reveladoras e que elas se encaixem adequadamente - nada deve estar muito apertado ou muito solto.

Sua roupa, mesmo sendo casual, deve estar limpa e ser bem composta em termos de cores e padrões.

Vista-se mais formalmente para as entrevistas

Para entrevistas de trabalho presenciais e virtuais, o ideal é estar mais para bem-vestido do que mal-vestido. É melhor errar e ficar um pouco mais formal do que o contrário, por via das dúvidas.

Você pode optar por um terno ou um vestido, mas hoje em dia, um traje business casual é provavelmente uma forma de se comunicar feliz e apropriada para quase todos os ambientes.

Se você conseguir o emprego, você se ajustará às expectativas de vestuário à medida que se instala. Se você é novo em uma empresa e quer uma promoção antecipada, tome nota de como aqueles que ocupam cargos seniores se vestem e siga o exemplo deles (sem trocadilho).

Claramente, cada empresa terá sua própria abordagem única sobre quais são as vestimentas adequadas para os colaboradores na volta ao escritório.

No entanto, em geral, é provável que vejamos ambientes menos rígidos quando se trata de criatividade e conforto de vestuário do que na época pré-pandêmica. Cabe a cada funcionário saber o que é apropriado e o que vai longe demais.

Que roupa devo usar em uma entrevista em video?

Debora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

A entrevista em vídeo não veio para substituir a presencial. Ela é uma alternativa, mas deve ser tratada com a mesma seriedade da tradicional. Dessa maneira, aqui vão algumas dicas:

  • Teste os equipamentos com antecedência
  • Mantenha contato visual com o entrevistador — mesmo através da tela
  • Garanta um ambiente calmo e tranquilo
  • Mantenha uma postura profissional durante todo o vídeo

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

More From the Blog...