Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Envie sua vaga

1. Conheça os valores da empresa

Ter um conhecimento profundo dos valores da empresa é o primeiro passo para identificar candidatos alinhados com eles. Isso envolve compreender os valores declarados publicamente e também os valores internos da empresa compartilhados pelos colaboradores no dia a dia.

Desta forma, é possível formular perguntas direcionadas e específicas durante as entrevistas. Por exemplo, se a colaboração for um valor-chave, pergunte ao candidato sobre experiências anteriores de trabalho em equipe e sobre sua contribuição para alcançar metas coletivas.

Leia também: Cultura corporativa

2. Identifique o nível de resiliência

A resiliência desempenha um importante papel no ajuste de um candidato aos valores da empresa. Para identificar candidatos resilientes, faça perguntas que explorem como eles reagem a desafios e adversidades. 

Peça exemplos de situações em que demonstraram resiliência e adaptabilidade. Isso pode revelar não apenas sua capacidade de lidar com obstáculos, mas também seu compromisso em manter os valores da empresa, mesmo em tempos difíceis.

Dicas para suas entrevistas de emprego

DOWNLOAD

3. Seja transparente

Durante o processo de recrutamento, é essencial que você seja transparente sobre os valores e a cultura da empresa. Isso não apenas ajuda os candidatos a tomar decisões informadas sobre a seleção, mas também atrai aqueles que genuinamente se identificam com sua cultura.

Então, ofereça informações claras sobre os valores, expectativas e o ambiente de trabalho da empresa. Além disso, dê aos candidatos a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer dúvidas.

Você pode gostar de: Vale a pena?

4. Observe a linguagem corporal

linguagem corporal é uma ferramenta valiosa para avaliar o alinhamento de um candidato com os valores da empresa. Durante a entrevista, observe gestos, expressões faciais, postura e tom de voz do candidato.

Preste atenção a indicadores como contato visual, sorrisos genuínos e gestos que sugerem abertura e receptividade. Esses sinais podem indicar que o candidato se sente à vontade e em sintonia com a cultura da empresa.

5. Faça simulações e atividades práticas

Para avaliar ainda mais o alinhamento dos candidatos com os valores da empresa, considere a utilização de simulações ou atividades práticas durante o processo de seleção.

Essas atividades podem incluir cenários de resolução de problemas em equipe, exercícios de tomada de decisão ou projetos simulados que testem a capacidade do candidato em aplicar os valores da empresa na prática.

As simulações proporcionam uma oportunidade valiosa para observar como os candidatos agem e tomam decisões em situações que refletem desafios reais do ambiente de trabalho. Dessa forma, será possível identificar aqueles que estão mais alinhados com a cultura da empresa.

Identificar candidatos alinhados com os valores das empresas é um processo essencial para um recrutamento bem-sucedido. Ao seguir essas dicas, você terá as ferramentas certas para avaliar não apenas as habilidades técnicas, mas também a adequação cultural dos seus candidatos. Por fim, lembre-se de que o alinhamento cultural é uma via de mão dupla: tanto a empresa quanto o candidato devem encontrar equilíbrio.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.