Como gerenciar uma equipe híbrida

Por Robert Half on 28 de setembro de 2020

A jornada de trabalho híbrida pode ser definida como aquela em que o profissional desempenha suas atividades em casa e no escritório – ou em outro lugar onde se sinta mais produtivo.

Em nossas pesquisas sobre o trabalho híbrido, 221 de 300 entrevistados dizem apoiar uma equipe nesse modelo. 50% deles acreditam que as pessoas devem trabalhar no ambiente em que acreditam ser mais produtivas.

Como essa realidade se aplica ao mercado brasileiro? Você vai descobrir neste material. Confira as principais mudanças pós-COVID-19, as dicas práticas de gerenciamento de equipes híbridas e a importância da tecnologia nesse contexto. Boa leitura!

Como é a nova realidade de trabalho no Brasil?

Os primeiros registros da quarentena e do isolamento social no Brasil são de março de 2020. Um começo difícil para todos, afinal, incerteza era a palavra de ordem quando se tratava do futuro.

No mundo corporativo, empresas, profissionais, gestores e líderes tiveram que agir rápido. Afinal, a máquina não podia parar de girar.

Assim, o home-office foi o modelo oficial de trabalho adotado por boa parte das empresas – nas quais havia possibilidade -  e esse regime virou tendência e quebrou paradigmas, fazendo com que gestores passassem a pensar em estratégicas sobre o modelo híbrido de trabalho.

Apesar das preocupações anteriores com produtividade e segurança, muitos gestores agora percebem que o trabalho remoto pode ser bastante eficaz. Em alguns casos, os funcionários podem ser ainda mais produtivos trabalhando fora de um escritório central.

De acordo com nossa pesquisa, 62% dos executivos disseram que sua expectativa sobre o que seria possível para seus colaboradores ou equipe alcançarem trabalhando de casa mudou positivamente durante a pandemia.

Entre os principais motivos estão:

80% - A continuidade dos negócios foi garantida

79% - Produtividade e colaboração foram mantidas

78% - A substituição de reuniões presenciais por vídeo chamadas mostrou-se igualmente eficaz

69% - Manter as relações de trabalho não foi tão difícil como esperava

63% - Os níveis de atendimento aos clientes foram mantidos

53% - Implantar plataformas de tecnologia e colaboração provou não ser tão difícil/caro

Os funcionários também podem se beneficiar da mesma forma. Outra pesquisa recente da Robert Half mostra que o trabalho remoto está sendo bem recebido por muitos trabalhadores também: 86% disseram que gostariam de trabalhar em casa com mais frequência. Por quê?

81% Economizam tempo e dinheiro em viagens, comida e outros custos.

41% Se sentem mais produtivos e menos distraídos em casa.

22% Preferem os espaços de trabalho que possuem em casa.

Como gerenciar uma equipe híbrida de forma eficiente?

Para adequar a sua empresa a essa nova realidade, confira dicas práticas para manter uma equipe híbrida produtiva.

1 Ajude as equipes a se manterem atualizadas

Uma das principais preocupações dos gestores com relação a manter uma equipe híbrida é com a perda de informações importantes. Assim, uma dica seria manter uma única forma de comunicação, para evitar conversas paralelas. Ou seja, já que as vídeo chamadas se tornaram o principal meio de comunicação entre os times durante o distanciamento, que tal mantê-las para as reuniões de atualização do time? Dessa forma tanto a equipe remota quanto a presencial recebem as informações ao mesmo tempo. Fazer duas reuniões, uma virtual e outra presencial, além de tomar tempo, pode fazer com que certas informações se percam.

2 Observe o comportamento dos profissionais

A falta de contato físico pode fazer com que alguns colaboradores se sintam excluídos dos projetos e, com isso, acabem perdendo a produtividade.

Observe se estão cumprindo prazos, se comunicando adequadamente e demonstrando o mesmo interesse no trabalho que nos tempos antes da pandemia.

Qualquer sinal de comportamento fora do habitual merece uma conversa para descobrir o que está acontecendo e como é possível contribuir para melhorar o desempenho do profissional.

3 Procure saber mais sobre tecnologia

Ainda que você não trabalhe com tecnologia, é importante atualizar-se a respeito das ferramentas que facilitam o trabalho e a comunicação de equipes híbridas — inclusive no que diz respeito ao relacionamento com os clientes.

Também é relevante buscar informações sobre novas ferramentas e metodologias que podem ser aplicadas ao setor pelo qual você é responsável.

4 Comunique-se

Se a comunicação já é essencial quando todo o time está em um mesmo ambiente, quando existe uma divisão, ela se torna ainda mais importante para que a gestão das equipes seja um sucesso. Inclusive, pode ser necessário estreitar laços e manter contato com mais frequência do que o habitual.

Entretanto, é preciso estabelecer e respeitar os limites. Por exemplo, as videoconferências devem ter hora para começar a terminar. Esse horário deve ser seguido à risca. E quando for permitido e seguro, e se sua equipe remota estiver baseada numa mesma cidade ou região, retome o hábito de alguns encontros presenciais, mesmo que sejam informais, como almoços ou happy hours. Eles são saudáveis e ajudam na comunicação.

Conclusão

A pandemia causada pelo novo Coronavírus foi um marco no setor corporativo em todo o mundo. Com grande parte dos países afetados, o isolamento social tornou-se uma ordem. Empresas do mundo todo, em vários segmentos, foram obrigadas a reinventarem seus modelos de gestão de equipes.

De certa forma, a situação acelerou um modelo de trabalho que já estava nos planos de alguns gestores, mas que ainda não era tão disseminado no Brasil. Hoje, home office e trabalho remoto são expressões recorrentes nas empresas e nas entrevistas de emprego. O importante é estar preparado para encarar essa nova realidade e manter não só os resultados da empresa, mas a motivação e o engajamento do time.

Esperamos ter contribuído para que você continue construindo uma bela jornada frente à liderança de uma equipe. Foram tempos difíceis, mas todos poderão colher bons frutos. Até a próxima!

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Hide Breadcrumb
Off
Hide Title
Off

More From the Blog...