Como as empresas podem fazer ações efetivas de impacto social?

Por Robert Half on 16 de junho de 2021

Você sabia que as empresas focadas em diversidade e cultura têm maior destaque no mercado de trabalho? Não somente na parte financeira, mas também em ter uma equipe engajada e determinada a contribuir com a empresa. Isso ajuda os grandes e os pequenos negócios a estar à frente da concorrência e a conquistar um futuro promissor com os profissionais certos.

É justamente por isso que muitos empreendedores estão determinados a investir em ações eficazes de impacto social. Eles já perceberam que há muitos benefícios, tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores. Há várias formas de implementar esses projetos na sua organização.

Envie sua vaga

Elaboramos este artigo para apresentar algumas medidas de sucesso envolvendo práticas sociais. Boa leitura!

Qual o conceito de responsabilidade e impacto social?

A responsabilidade envolve o caráter e a conscientização de cada indivíduo sobre suas próprias ações. Já o conceito de impacto social refere-se a todas as práticas feitas por pessoas ou grupos que influenciam a sociedade. Quando trazemos ambos os conceitos ao meio corporativo, percebemos a necessidade de ter valores interessados nessas medidas sociais.

Os jovens profissionais estão mais atentos às causas sociais, com posicionamentos e argumentos fortes sobre esses assuntos. Essa é uma característica das últimas gerações, que querem fazer a diferença no mundo onde vivem. No Brasil, há um histórico de movimentos sociais que mudaram o rumo da história do país em diversos segmentos.

Os empreendimentos dos brasileiros estão com novos princípios voltados para pautas relacionadas à comunidade e ao coletivo. É de grande importância que os empreendedores fiquem atentos a essa questão para criar sua própria marca e crescer significativamente. O público-alvo do seu negócio vai prestigiar as mudanças e perceber como as equipes estão bem informadas a cerca dos temas sociais.

Como as empresas podem fazer ações de impacto social?

Então, na prática, como essas ações de impacto social acontecem? Para responder, contamos com as palavras de Bruno Souza, headhunter e embaixador do comitê de Diversidade e inclusão da Robert Half. O gerente sênior da Robert Half contou que esse impacto é o resultado das atividades das empresas, por meio das ações de seus colaboradores e stakeholders que afetam a comunidade onde estão inseridos.

Souza cita a preocupação das empresas com as práticas ambientais, sociais e de governança, conhecidas pela sigla ESG. Um recente estudo da consultoria BCG mostrou que as empresas que adotam essas medidas têm maior lucratividade e valor no mercado ao decorrer dos anos. Essa abordagem, que combina o responsável e o sustentável, tem sido uma tendência no mundo empresarial.

Vamos descobrir como implementar esses processos? Confira nos tópicos abaixo!

Avalie o impacto da empresa na sociedade

Qual o impacto social da sua empresa? Em qual lugar ela está inserida e qual o público-alvo do seu negócio? São perguntas que devem ser respondidas para determinar o seu valor na comunidade. Segundo Souza, os investidores e as ações efetivas de impacto têm o poder de transformar a sociedade. Logo, é de suma importância que os empreendedores identifiquem e gerenciem o seu papel social.

Valorize a diversidade

Uma equipe diversificada tem muito a colaborar nas empresas de diferentes portes. Os profissionais compartilham seus conhecimentos e dialogam entre si para encontrar as melhores soluções para os contratempos do cotidiano. Por isso, foque em montar um time com pessoas talentosas que tenham experiências diferentes.

Implemente ações ambientais

A empresa que demonstra estar preocupada com o meio ambiente eleva a sua reputação e segue em ascensão. Experimente implementar medidas como redução de consumo de recursos naturais, reciclagem de equipamentos tecnológicos e coleta seletiva.

Valorize a economia local

Identifique os pequenos negócios localizados nas redondezas da empresa e ajude-os. Os moradores dessa região vão conhecer esses estabelecimentos e ajudar na circulação da economia na qual sua empresa faz parte. É uma ajuda que gera vantagens para todos.

Apoie causas sociais

O público-alvo sabe como suas empresas favoritas atuam na sociedade. Compreenda os valores do seu negócio e não deixe de encontrar uma causa para apoiar. Dê preferência aos movimentos que refletem os princípios da empresa e de toda a equipe.

Incentive e realize doações

Tarefas como doação de alimentos por meio do atingimento de metas e suporte a ONGs são algumas sugestões do Bruno Souza. O gerente também ressaltou a necessidade de apoiar instituições de caridade de diversas causas, doação de livros e doação de sangue.

Como conscientizar os colaboradores?

Uma forma de iniciar essas ações efetivas de impacto social é aproveitar o momento de inserção dos profissionais na empresa. Assim que forem contratados, eles devem receber informações acerca dos valores da empresa e seu funcionamento. O momento da contratação é crucial para que eles se adaptem e reconheçam a importância das ações sociais do seu negócio.

Bruno Souza, gerente sênior da Robert Half, compartilhou conosco sobre a relevância de contar com profissionais engajados e que compartilhem dos mesmos valores da empresa - e da importância de considerar esse "match" logo no processo de seleção.

Souza também contou sobre como as gerações mudam. “As gerações mais novas tendem a ter uma procura maior por valores e cultura”, disse o gerente sênior. Ao investir em causas sociais e nos aspectos ESG — ambientais, sociais e de governança corporativa — as empresas encontram pessoas determinadas a crescer junto com elas.

Afinal, esses valores chamam a atenção desses profissionais. Bruno ainda disse que esse grupo de profissionais, mais antenado e engajado, tem se tornado maioria no mercado de trabalho. Ressaltamos que a Robert Half reconhece esses pontos e está pronta para aprimorar as equipes no processo de procura de candidatos. com as melhores soluções de recrutamento personalizado.

Viu como essas ações de impacto social podem fazer a diferença na sua empresa? Não se esqueça de usar as informações do nosso entrevistado para adicionar valores à sua empresa. Você pode se surpreender com a quantidade de profissionais qualificados que vão aparecer interessados em contribuir com o seu negócio.

Esperamos que tenha gostado do texto. Se despertamos o seu interesse no conteúdo deste artigo, que tal conversar com a gente? Aproveite que terminou a leitura e entre em contato conosco.

Recrutamento especializado

More From the Blog...