Em qualquer situação, é sempre importante reavaliar os benefícios trabalhistas oferecidos pela empresa. Afinal, esse costuma ser o caminho para aprimorar a relação dela com as suas equipes. Os benefícios trabalhistas são quaisquer facilidades oferecidas pelas empresas para seus funcionários. O objetivo é sempre oferecer mais qualidade de vida a essas pessoas, para poderem fazer suas atividades plenamente. 

O tema de benefícios trabalhistas costuma ser delicado, porque atinge diretamente o cotidiano e as preferências dos seus profissionais. Para existir uma relação de valor em duas vias com seus trabalhadores, é fundamental que a sua empresa possa entender o que eles precisam. Além disso, esse é um assunto que requer constante atualização. Mudanças no comportamento das pessoas têm um impacto nos benefícios que são mais esperados, sem contar eventos externos capazes de afetar esse atributo.

Envie sua vaga

A pandemia de Covid-19 é um exemplo disso. Com a transformação radical na forma como tanta gente trabalha em todo o mundo, naturalmente surgiram novos benefícios, que se tornaram mais esperados pelos funcionários.

Qual é a importância dos benefícios trabalhistas para a empresa?

Pensar na importância de benefícios trabalhistas envolve considerar os impactos positivos que eles podem trazer para as suas equipes. A seguir, considere as principais vantagens de oferecer determinados benefícios trabalhistas às suas equipes.

Adequação à lei

O regime de trabalho no modelo CLT tem benefícios trabalhistas considerados obrigatórios por lei. Ou seja, é fundamental se familiarizar com eles, para que a atuação da sua empresa não esteja ilegal e possa sofrer com penalidades.

Maior satisfação

Equipes bem cuidadas costumam ser mais motivadas, o que gera entregas de maior qualidade como consequência. Afinal, sem motivação, fica muito mais difícil contar com seus funcionários para atingir seus objetivos.

Retenção de talentos

Se a sua empresa não oferece benefícios trabalhistas atrativos, a tendência é que ela tenha dificuldades para manter os seus talentos. Assim, a sua efetividade acaba por cair e a qualidade das suas entregas sofre com isso.

Quais são os benefícios trabalhistas mais oferecidos e esperados?

Sem qualquer surpresa, benefícios trabalhistas têm grande importância para os funcionários de qualquer área de atuação. Aliás, eles podem representar uma diferença considerável na sua capacidade de contratar e negociar salários. Segundo pesquisa feita pela Robert Half, 62% dos profissionais afirmam que, em um processo seletivo, preferem negociar um salário melhor se a empresa não oferece os benefícios que consideram importantes.

O levantamento também apontou quais são os 5 benefícios mais importantes para os trabalhadores:

  • assistência médica;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • previdência privada;
  • notebook.

Por fim, a pesquisa também mostrou quais são os 5 benefícios trabalhistas mais comuns oferecidos pelas empresas depois da pandemia

  • notebook;
  • assistência médica;
  • apoio psicológico
  • assistência odontológica;
  • vale-refeição.

 

BENEFÍCIOS PRÉ E PÓS COVID-19: O QUE MUDOU?

Baixe o estudo completo, gratuitamente, clicando na imagem

Como o contexto pós-pandemia mudou os benefícios trabalhistas?

A pandemia de Covid-19 causou impactos severos em diversas áreas da vida em todo o mundo. Uma das mais atingidas foi a do trabalho, que se viu forçado a mudar a forma de atuar diante do risco de contaminação a partir do contato entre as pessoas.

No entanto, isso não significou apenas um movimento a favor do trabalho remoto, que seria revertido com o pós-pandemia. Na verdade, as tendências apontam que esse impacto tende a se tornar definitivo, inclusive, afetando os benefícios trabalhistas mais esperados pelos trabalhadores.

A pesquisa da Robert Half também fez um levantamento sobre os novos benefícios trabalhistas que surgiram no contexto de pós-pandemia. Segundo os dados, 82% das empresas fizeram alguma mudança no pacote de benefícios por conta da pandemia. Ou seja, adicionaram novos, removeram alguns e melhoraram outros.

A seguir, conheça quais foram os principais novos benefícios trabalhistas popularizados no contexto pós-pandemia.

Trabalho remoto

A instituição do trabalho remoto se tornou praticamente obrigatória em diversas áreas, já que a recomendação de isolamento social era necessária para evitar o contágio na pandemia. No entanto, esse movimento acabou consolidando uma tendência mais antiga.

Em um contexto pós-pandemia, as empresas já estudam manter o trabalho remoto como uma modalidade possível. Afinal, os funcionários perceberam vários benefícios para isso, como a eliminação do tempo de transporte e a possibilidade de ficar mais perto da família. A modalidade, inclusive, para 76% dos profissionais entrevistados, deixa de ser um benefício para se tornar uma forma de trabalhar.

Horário flexível

Com o trabalho remoto, também veio a necessidade de flexibilizar os horários das equipes. Em muitos casos, não é necessário que todos trabalhem ao mesmo tempo, o que permite agregar mais qualidade de vida aos funcionários. Isso faz com que o modo de trabalho passe a ser condicionado às entregas propriamente ditas, em vez de simplesmente começar e terminar suas atividades em determinados horários.

Subsídios para montar o home office

Outra consequência do home office é oferecer subsídios para ele ser viável para os trabalhadores. Muitas empresas oferecem essa possibilidade como um dos novos benefícios trabalhistas. Por exemplo, é preciso ter recursos para montar um computador com as funcionalidades necessárias para as atividades do profissional. Talvez também seja necessário comprar móveis como mesa, cadeira, entre outros.

Subsídios para o trabalho remoto

Quando falamos de subsídios para o trabalho remoto, também podemos nos referir a um auxílio recorrente no pagamento de contas relacionadas a essa atividade. Por exemplo, com o trabalhador em casa, ele acaba usando a própria energia elétrica, telefone e Internet para trabalhar. A empresa pode oferecer ajuda nesse sentido, como um benefício trabalhista.

Apoio psicológico 24 horas

A pandemia de Covid-19 também causou danos psicológicos sérios nas pessoas. Nesse período traumático, um acompanhamento psicológico se tornou essencial, para que as equipes pudessem continuar o trabalho sob tais condições. Assim, a tendência é que o apoio psicológico continue como um dos benefícios trabalhistas oferecidos pelas empresas. Afinal, é um cuidado com a saúde mental de alta importância para as equipes.

Como você pôde ver, benefícios trabalhistas fazem parte da relação profissional entre empresas e suas equipes. No entanto, com o tempo e as transformações da sociedade, eles também acabam precisando se adaptar. Aproveite as informações do artigo para rever a forma como a sua organização lida com um tema tão importante quanto esse.

Continue aprendendo mais sobre como aprimorar a sua atuação no setor. Curta nossa página no Facebook, para ter contato com mais do nosso conteúdo.