Tempo estimado de leitura: 5 minutos

A disputa para conseguir conquistar bons profissionais para compor a equipe dentro da empresa está cada vez mais acirrada. Diante de tanta concorrência entre as organizações, elas sentem, cada vez mais, a necessidade de melhorar as suas estratégias para reter e atrair talentos.

Além de conseguir contar com os melhores profissionais disponíveis, os gestores ainda precisam se preocupar e não perder aqueles talentos que já fazem parte da equipe. Apesar da necessidade, pesquisas apontam que encontrar trabalhadores qualificados e controlar o turnover pode ser desafiador em um cenário pós-pandemia.

Envie sua vaga

Para ajudar aqueles que estão à procura dos melhores profissionais, criamos este post especial sobre o assunto. A seguir, mostraremos 6 dicas para atrair os melhores talentos do mercado, sem perder os atuais. Acompanhe!

1. Ofereça remuneração atrativa

A nossa primeira dica para você conseguir atrair talentos é oferecer uma remuneração que chame a atenção dos profissionais. Apesar de o dinheiro não ser tudo, com certeza, esse é um fator que costuma pesar muito no momento da escolha entre uma empresa ou outra. Em pesquisa para saber os motivos que levam um trabalhador a trocar de empresa, 64% dizem que buscam um salário mais atrativo.

Por isso, é necessário oferecer uma remuneração competitiva, que chegue próximo ao que o mercado paga aos profissionais que desempenham a mesma função. Apesar de ser uma estratégia para se tornar competitivo, é sempre necessário verificar as possibilidades de pagamento da organização. Lembrando de que não adianta ter um bom time de profissionais se houver grandes problemas financeiros para isso.

Acesse o Guia Salarial Robert Half para tendências de salário e contratação.

2. Tenha um plano de cargos e salários

Além de ofertar uma boa remuneração, que seja justa para a capacidade do profissional a ser contratado, a empresa precisa ter um bom plano de cargos e salários. O talento, antes de aceitar a sua oferta de emprego, vai querer saber até onde ele poderá chegar dentro da empresa. A ausência de perspectiva de crescimento na organização é um dos motivos que fazem 36% dos entrevistados em uma pesquisa buscar outras oportunidades.

Um plano de cargos e salários atrativo, além de trazer bons profissionais, costuma deixá-los motivados para darem sempre o melhor de si e procurar crescer dentro da empresa. Isso faz com que os talentos que já fazem parte da equipe queiram continuar no time.

Essa estratégia é importante, uma vez que 49% dos empreendedores tem receio de perder seus melhores colaboradores para a concorrência. Um dos motivos desse medo é a abordagem constante de outras empresas nessa retomada pós-pandemia. Além desse assédio, gestores acreditam que a insatisfação com os salários também pode contribuir para a saída de bons profissionais, inclusive, 59% dos trabalhadores costuma buscar melhores oportunidades, mesmo que empregados.

3. Ofereça um bom pacote de benefícios

Como falamos na nossa primeira dica, a remuneração não é tudo. As melhores empresas costumam oferecer diversos outros benefícios para atrair talentos e manter os bons profissionais na equipe. 25% dos trabalhadores que trocam de empresa busca uma melhor cesta de benefícios.

A seguir, separamos alguns benefícios para que você os conheça. É importante ressaltar que o empreendedor deve escolhê-los conforme as características da empresa. Em um local onde a maioria dos colaboradores tem filhos pequenos, por exemplo, parece atrativo oferecer um vale-creche.

Confira algumas opções de benefícios que costumam fazer sucesso!

Você pode gostar de nosso estudo: Benefícios pré e pós Covid-19: o que mudou?

Plano de saúde

Poder contar com um plano de saúde é um dos desejos de grande parte dos brasileiros. As empresas costumam pagar valores menores ao contratar esses benefícios para os colaboradores, por isso, ofertá-lo é uma grande vantagem. Aquelas organizações que não podem arcar com os custos de forma integral podem propor uma divisão da mensalidade com o colaborador. Ainda assim, costuma ser muito vantajoso para os profissionais.

Bolsa de estudos

Incentivar a busca pelo conhecimento, além de atrair talentos, também é positivo para a empresa. Quanto mais qualificado forem os profissionais, maiores as chances de que a organização tenha bons resultados e se destaque em meio à concorrência.

Incentivo por metas batidas

Outro benefício que costuma fazer com que bons profissionais queiram fazer parte do time é o incentivo pelas metas batidas. Essa ação motiva os colaboradores e pode ser definida conforme os interesses do time e as possibilidades da empresa. Vale tudo: desde um jantar em um restaurante badalado da cidade até uma viagem nacional ou internacional.

4. Tenha uma cultura colaborativa

A cultura colaborativa, além de trazer profissionais de sucesso, ainda proporciona bons frutos a empresa. Para aqueles que não sabem, ela nada mais é que criar uma forma de fazer com que todas as pessoas que trabalham no local se identifiquem e "vistam a camisa". Para tanto, é necessário pensar em ações de integração e engajamento entre todos. Essa estratégia costuma deixar os colaboradores mais contentes e orgulhosos por fazer parte de um mesmo time.

5. Aposte em um bom ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um dos fatores que costumam pesar no momento que um profissional precisa optar por uma ou outra organização. Ele deve ser atrativo, tanto fisicamente quanto na relação entre os profissionais. Na parte física, é preciso cuidar para o local ser bem ventilado, estar sempre limpo, receber luz natural ou ser bem iluminado artificialmente, oferecer uma temperatura agradável para as pessoas trabalharem etc.

Além das características físicas, o ambiente de trabalho também deve ser agradável com relação à equipe. É necessário que o gestor promova ações para isso acontecer. Com o retorno aos escritórios, happy hour entre os colaboradores, cafés da manhã para a equipe, eventos esportivos e almoços de premiações são alguns exemplos que podem ser adotados para promover a amizade entre os colegas. Mas mesmo em épocas de trabalho remoto é possível incentivar um bom ambiente de trabalho, com atividades online, integrações virtuais etc.

6. Invista em tecnologia

A última dica para você atrair talentos para a sua empresa é investir em tecnologias. Elas são facilitadoras e, por isso, tendem a tornar o dia a dia da empresa menos burocrático. Além disso, elas também são atrativas. Se um bom profissional está em dúvida entre uma empresa ou outra, ele pode considerar os instrumentos de trabalho disponíveis para tomar a decisão. Bons computadores, processos internos online, um bom sistema e um site que funcione são alguns exemplos de tecnologias que podem fazer parte do dia a dia da organização.

Atrair talentos e não perder bons profissionais é fundamental para conseguir se manter competitivo em um mercado de trabalho tão acirrado. Para se destacar entre tantas outras boas empresas, os gestores precisam conhecer as diferentes ações possíveis e, principalmente, colocá-las em prática. Agora que você já aprendeu algumas delas, é só planejar e começar a atrair os melhores profissionais do mercado para a sua organização.

Então, gostou das nossas dicas para atrair talentos? Para ajudá-lo um pouco mais a encontrar os melhores profissionais, separamos outro post importante para você sobre os 10 segredos de um processo de recrutamento de sucesso. Confira!