Na medida em que o mundo corporativo evolui, as empresas têm aderido cada vez mais às formas de trabalho flexíveis. Esta pode ser uma das leituras de uma pesquisa da Robert Half, que mapeou a opinião de 1128 CIOs de 12 países quanto à composição mais adequada do quadro de colaboradores.

No Brasil, 25% dos 115 CIOs entrevistados acreditam que, até 2023, a força de trabalho, em cargos que vão de analista a diretor, será integrada por 10% de profissionais temporários e 90% permanentes. Enquanto para 19% a proporção ideal é de 30% contratados por projetos e 70% integrando o quadro fixo. Apenas 10% dos entrevistados brasileiros demonstraram não ter intenção de mesclar a equipe e esta é a mesma porcentagem da média global.

A tendência indica que as empresas precisam se preparar para uma maior flexibilidade com relação à sua força de trabalho. Nos mercados americano e europeu esse entendimento já é uma realidade e no Brasil as companhias vêm amadurecendo muito nos últimos anos.

Benefícios da contratação temporária

A pesquisa da Robert Half identificou, ainda, dez benefícios que os CIOs brasileiros relataram ao optar pela inclusão de profissionais temporários especializados no quadro de colaboradores. Entre as razões de destaque está o suporte à equipe permanente durante a ausência emergencial ou programada de um profissional importante para o desenvolvimento do negócio, seguida pela oxigenação de ideias e iniciativas em prol da inovação.

Confira os 10 benefícios da contratação por projetos

  1. Suporte durante ausência emergencial ou programada de profissional-chave (opinião de 40% dos entrevistados)
  2. Acesso a novas ideias e iniciativas em prol da inovação (40%)
  3. Transferência de conhecimento para funcionários da equipe permanente (36%)
  4. Acessar qualificações técnicas específicas sem ter que recorrer a uma consultoria do projeto em questão (34%)
  5. Apoio ao crescimento organizacional (34%)
  6. Flexibilidade com relação aos custos de pessoal e de recursos (32%)
  7. Gerenciamento de picos de carga de trabalho (32%)
  8. Acesso a qualificações técnicas específicas (30%)
  9. Suporte para o departamento caso a contratação de um profissional permanente dê sinais de que vai demorar muito (30%)
  10. Mitigação de risco comercial (23%)

Gostou da ideia e quer contratar?

Clique no botão abaixo e envie sua vaga

E para os profissionais, quais as vantagens?

Para os profissionais, a aquisição de experiência, o aprimoramento da rede de contatos (networking), a flexibilidade e a troca de conteúdo com outros colaboradores estão entre as principais vantagens do trabalho por projetos. Não por acaso, 84% dos profissionais temporários afirmam que tiveram, sim, uma experiência de trabalho bastante positiva quando atuaram desta maneira.

QUER ENVIAR SEU CURRÍCULO?

Um profissional temporário tem chances de ser contratado como permanente?

Segundo a pesquisa, 44% dos profissionais que já atuaram como temporários foram efetivados. Isso acontece porque, durante o trabalho por projeto, a organização conhece as habilidades, o temperamento e a postura do profissional diante dos desafios e, assim, fica mais fácil acertar na hora da efetivação.

Thatyanne Carvalho, Consultora de Recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto: