As tecnologias que roubam a sua produtividade

Se você termina os seus dias com uma sensação de “tempo perdido” – aquele sentimento de frustração quando você vê que muitos itens da lista de pendências ainda não foram eliminados – talvez seja hora de culpar a tecnologia.

Tecnologia é uma fonte contínua de distração e muitas vezes cria uma falsa sensação de urgência: “Eu preciso responder a este email agora. Eu preciso enviar essa mensagem agora. Eu preciso atualizar meu status do Facebook agora. Eu preciso assistir a esse vídeo de gatinhos fofinhos AGORA!” É hora de parar para repensar. Provavelmente há muitas coisas que você precisa resolver durante o dia, ou escolhe perder algum tempo fazendo, que podem ser deixadas para depois (Facebook e gatinhos, por exemplo). Veja algumas das principais tecnologias que roubam o seu tempo, e dicas para controlá-las.

Internet e redes sociais
Você entra na internet para encontrar o endereço do escritório de um cliente e, quando percebe, passou mais de uma hora lendo notícias, lendo seus feed favoritos no Twitter e vendo as últimas notificações do LinkedIn. Uma abordagem melhor seria definir horários para ficar na internet ou acessar redes sociais de forma estruturada, e a tentação de ficar navegando será menor quando você precisa estar focado. Deixe uma janela de 10 minutos de tempo aberta a cada 2 ou 3 horas para dar uma olhada no que está acontecendo nos seus sites favoritos da internet – sempre de acordo com a política de uso da internet da empresa em que você trabalha. Isso te ajudará a se manter conectado e, ao mesmo tempo, produtivo.

Email
Algumas vezes você fica surpreso com a quantidade de emails que recebe todos os dias – não apenas de clientes e colegas de trabalho, mas também de amigos, famílias e de conteúdo para o qual você se inscreveu para receber. Não é à toa que há centenas de emails que não foram lidos em sua caixa de entrada. Processe imediatamente os emails que você recebe e decida por deletar, responder ou arquivar. Tente usar ferramentas de filtragem de emails; existem muitas opções de baixo custo disponíveis.

Mensagens instantâneas
É claro que as mensagens instantâneas são convenientes. Mas quando seus melhores amigos ou família as usam frequentemente durante o dia - pensando que assim atrapalham menos do que te ligar no trabalho – é fácil entrar em um círculo vicioso de conversas paralelas. A solução: se a sua empresa já não providencia uma, crie uma conta separada de mensagens instantâneas apenas para o trabalho e use mensagens de status que deixem bem claro qual a sua disponibilidade neste momento.

Smartphones
Aparelhos celulares, tablets e todos os aplicativos que eles carregam podem minar a sua produtividade. Pergunte a si mesmo: “Quanto tempo eu perco brigando com o autocorretor enquanto eu escrevo um email se eu poderia simplesmente fazer uma ligação?” Ou: “Com que frequência eu perco o que está sendo dito em reuniões porque estou checando emails ou brincando com amigos?”. Opte por uma abordagem mais disciplinada sobre quando e como usar celulares no trabalho e terá de volta o seu tempo perdido no seu dia de trabalho. Você também poderá melhorar a qualidade dos seus relacionamentos no trabalho: uma pesquisa da Robert Half sugere que os gadgets de tecnologia são os campeões das gafes de etiqueta no trabalho. Tecnologia é importante para o trabalho – mas certifique-se de que ela seja uma aliada, e não um obstáculo.  

Compartilhar essa página